quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Juntas de Freguesia do Concelho de Silves pagam pela má gestão de quem manda na Câmara,e também por terem pecado aquando do infrutífero aumento do IMI

A confusão está instalada.
Consta para aí que alguns Presidentes da Junta da área do poder contactaram a timoneira desta fatídica desgraça e ameaçaram entregar as chaves dos seus burgos. Tudo em resposta á proposta de redução das verbas que a Presidente pretende mimá-los, lá por altura do Natal, com cortes superiores a cinquenta e cinco por cento.
Argumenta-se brilhantemente. Invoca-se o facto da Autarquia receber menos do governo, mas subtilmente omite-se, por mero lapso, descuido talvez, que tal corte governamental se fica por uns meros cinco por cento. Não será a mesma coisa, convínhamos.
Esbanjamento não é propriamente um privilégio das Juntas de Freguesia, que sempre souberam viver com poucas receitas e muitas competências.
Terão agora um grande desafio pela frente, continuar a honrar os compromissos que ao longo dos anos assumiram, em grande parte impostos pela Câmara.
E, já agora para que conste, as Juntas também têm os seus funcionários que merecem ser tratados da mesma forma como o são os funcionários camarários. O salário para quem trabalha é um Dever sagrado, inquestionável mesmo.
Permita-se-me um desabafe. Parece-me contraditório, admitir novos funcionários na Câmara, com concursos a decorrer e comprometer os que estão nas Freguesias, pois é disso que falamos, quando se avança com cortes tão brutais.
Se for esse o caso, que haja coragem para assumir as consequências do que ora se propõe…sem rodeios e silêncios.
No entanto, ainda estou esperançado que haverá bom senso para ser encontrada uma solução aceitável por todos os intervenientes.
Finalizo informando que a posição da Vereação Socialista, já é conhecida de quem manda na Câmara. Nunca votaremos favoravelmente um orçamento que prejudique as nossas Juntas porque seria prejudicar as populações. Aliás, sempre foi essa a nossa postura e se a memória não me atraiçoa, não há muito tempo atrás, até batalhamos e conseguimos o reforço das verbas para esse efeito( aumento de 10%), permitindo a passagem do orçamento camarário.
Se, no presente se pretende arrepiar caminho, sabem que, neste tocante, não podem contar connosco.

2 comentários:

  1. Dr., não se preocupe. A madrinha precisa das Juntas.
    E, com tanta polémica, alguma coisa, se há-de arranjar.

    ResponderEliminar
  2. O Srº Manuel , pergunta , então como estamos a respeito do Transito na nossa cidade ?
    será que tem alguma resposta boa para nos dar
    senhor Vereador Serpa !
    Ou a senhora Madrinha , que eu não sei quem se está referindo , está impedindo das pessoas em Silves poderem circular bem !

    ResponderEliminar