terça-feira, 23 de novembro de 2010

Armação de Pêra- Importa preservar a sua história.

Há alguns meses atrás, referi a importância de preservar o património humano de Armação de Pêra.
Saber honrar as nossas origens, além de nos dignificar, permite ter sempre bem presente o que nos diferencia e, nesse aspecto facilita o nosso crescimento em complementaridade com a restante comunidade.
A origem de Armação de Pêra, está no mar. Todos o reconhecem. Mas, incompreensivelmente, poucos têm saído em sua defesa.
Veja-se o que se passou no passado verão com o escândalo da Ribeira de Alcantarilha que, por lá continua á espera do mesmo.
Retenha-se na memória, o estado de abandono a que a zona nascente da praia de Armação de Pêra foi condenada por quem manda nalgum lugar…
Ou, já agora, pare-se um momento e, talvez se consiga perceber que, nas redondezas, existe uma comunidade piscatória que merece ser acarinhada e protegida.
No que me toca, assumindo as minhas responsabilidades de Vereador não permanente, por actos, tudo farei em sua defesa.
Nesse sentido, dei um pequeno passo, ao propor em nome da Vereação Socialista a realização de uma reunião extraordinária da Câmara Municipal que ora divulgo.
“ Nos termos do disposto no nº 1 do artigo 63º da Lei169/99 de 18 de Setembro, com a redacção introduzida pela Lei 5-A/2002 de 11 de Janeiro, solicitamos o agendamento de uma reunião extraordinária par a análise e discussão dos seguintes pontos:
1- Situação da lota de Armação de Pêra;
2- Análise do Protocolo celebrado entre a Autarquia e a Associação de Pescadores de Armação de Pêra;
3- Corredor de Pesca.
4- Situação dos Abrigos de Pesca na Praia e perspectivas futuras.

Solicita-se a marcação desta reunião, dentro do prazo legal, sempre de acordo com a agenda da Srª. Presidente da Câmara que deverá estar presente, bem como os Órgãos Sociais da Associação dos Pescadores”.

9 comentários:

  1. Os pescadores tem sido muito desprezados pela C.M.S.,será que algum dia vão tratar esta comunidade com o respeito que merecem?

    ResponderEliminar
  2. NÓS QUEREMOS JÁ É UM PORTO DE ABRIGO !
    QUANTO HÁ LOTA ( foi construida em cima de terrenos , dizem fazer parte do direito publico maritimo ) ENTÃO ASSIM FICAMOS NA MESMA !
    AGORA A CASA DOS PESCADORES ,(O Senhor lembra-se ? onde ficava ? ) era bom vir a existir uma nova casa para os Pescadores !
    Outra coisa ... e a sede para a Junta de Freguesia de Armação de Pera ?
    Quando começa as obras na antiga praça (mercado) de Armação de Pera ?
    Têm andado a fazer novas marcações junto do actual campo de Futebol , será que alguem adquiriu aquele terreno para construir lá um prédio ?
    o senhor vereador tem muito por onde começar a tratar , mas temos duvidas se chega a algum lado !

    ResponderEliminar
  3. Parabéns sr. vereador,pode ser que desta forma os pescadores consigam finalmente alguma atenção.
    Não deixem de ter em conta que a lota é património dos armacenenses,foi mandada construir no ano de 1975 por um presidente da junta desta terra.
    Segundo reza a história,o sr. Manuel Ribeiro,mandou construir a lota para proteger a comunidade de pesca local,construiu também os balneários para servir a população os utentes da praia e os pescadores como é natural.
    Durante anos estes balneários serviram os atletas do clube da terra e todos os que necessitaram destes preciosos serviços,não esquecer que A. de Pêra é a terra mais visitada do concelho.
    A lota é um assunto que interessa resolver, não só em beneficio dos pescadores,mas em beneficio de toda a vila.
    Que sentido faz estarem a ocupar a lota, a cruz vermelha,a Docapesca,que parece vai encerrar e um particular e a comunidade de pesca local estar sem apoio e sem usufruir deste espaço que é essencial para o cumprimento das obrigações que lhes exigem?
    Como vão estes homens cumprir tudo o que lhes é exigido se não forem criadas condições para que o possam fazer?
    Compete aos politicos locais representarem dignamente e defenderem toda esta comunidade.O edificio da lota deverá servir os propósitos para que foi construido,criar melhores condições de trabalho à comunidade de pesca local,é responsabilidade dos nossos representantes reunir com estes homens e procurar apoiar esta comunidade, que indiscutivelmente tem estado entregue à sua própria sorte, sem um apoio sério e responsável.
    Por tudo isto,parabéns pela sua iniciativa,está mais que na hora de Armação de Pêra ter um pouco de atenção, a forma mais digna de dar inicio a tudo é mesmo apoiando a comunidade de pesca local,identidade desta terra.

    ResponderEliminar
  4. Esta é uma discrição bem real, o problema está na falta de vontade e na indiferença que caracteriza os nossos representantes.
    É muito conhecida a indignação de todos os armacenenses em relação ao que se passa no edificio da lota,mas também é muito evidente que neste assunto quem está a ser protegido não são os pescadores,nunca foram!
    Ninguém quer saber dos problemas que estão a enfrentar,o que querem é o espaço que ocupam,vamos ver até onde chega a inconsciência dos nossos politicos.
    Vamos ver sr. vereador se recebem esta comunidade com o respeito que merecem,tenham presente que todos tem uma longa vida de trabalho duro,que são gente que sempre conseguiu sustentar as suas familias,mas que actualmente,estão practicamente condenados à mendicidade.
    Pela forma como a situação tem sido conduzida tudo indica que interessa a alguém que esta situação se agrave para daí tirarem beneficios pessoais.
    É grave?
    Talvez seja pior que grave,o que lhe parece?

    ResponderEliminar
  5. O trabalho dignifica o Homem , e assim, não pode haver impedimentos sustentados por vaidadezinhas ou caprichos. Para já não falar no interesse económico perseguido sempre por alguns em detrimento da comunidade.
    Para a Vereação Socialista, chegou a hora de dizer basta.

    ResponderEliminar
  6. Até que enfim ! já não era sem tempo , agora temos que arranjar as instalações para a Cãmara Municipal se instalar em Armação de Pera , assim o sonho passar a realidade !

    ResponderEliminar
  7. Começando pelas Instalações da Junta de Freguesia.
    Aliás, passados tantos anos, e respectivos mandatos em maioria, não sequer foram capazes de o fazer.
    Mas, souberam, e sabem deixar dívidas para os outros pagar.
    Brilhante...

    ResponderEliminar
  8. As Instalações da junta de Armação de Pera só não estão começadas por causa dos Vereadores Socialistas !

    ResponderEliminar
  9. Talvez fosse bom o último anónimo explicar a denúncia que está a fazer! Assim ficávamos todos esclarecidos! É muito bom usar o anonimato para levantar falsas questóes! Elucide-nos se faz favor! E já agora diga-me lá o que é que os vereadores do PSD fizeram pela nossa terra? O Presidente da Junta é PSD. Ñão deveria ele lutar por ter instalações dignas para o cargo que ocupa??

    ResponderEliminar