sábado, 20 de novembro de 2010

Aliccoop, Tudo voltou ao princípio. No que me toca, não compreendo, nem aceito.

Seguem duas notícias, saídas ontem e hoje no jornal"! Correio da Manhã".
Alicoop: Reunião decisiva adiada
O secretário de Estado do Comércio adiou de ontem para as 16h00 de amanhã uma reunião decisiva, em Lisboa, sobre a viabilização do grupo algarvio Alicoop, na qual serão debatidos os atrasos no financiamento prometido pelo IAPMEI. Se o problema não for desbloqueado nos próximos dias, a nova sociedade gestora pode dissolver-se.

Alicoop: Financiamento atrasado. O atraso na entrega do financiamento prometido pelo IAPMEI para recuperação do Alicoop pode provocar o fim do grupo, acusou ontem o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal. Ontem à noite ia realizar-se uma reunião para decidir o que fazer.
E outra do Diário de Notícias: Alicoop pede reunião urgente com o Governo
Até já...

23 comentários:

  1. Mas será, o governo que não quer apoiar, ou tratar-se-á de mais um acto de incumprimento dos compromissos por parte da nova/velha administração do grupo?

    ResponderEliminar
  2. Forma buscar o Tuta a Monchique, por ser do PS?
    E, assim, ser mais fácil falar com o governo.
    Aproveitem também para falar com O BPN.

    ResponderEliminar
  3. Porquê tanto barulho ! se não tivessem feito as conversas na praça publica , como até aqui, se calhar a resolução seria mais facil e funsional, mas todos querem tirar dividentes
    com a desgraça dos outros , é no que dá !

    ResponderEliminar
  4. Ainda estou para ver se a Aliccop está a cumprir o plano da deloitte.
    E, se já começou a pagar os empréstimos dos trabalhadores.

    ResponderEliminar
  5. Eu vejo esta situação com muita preocupação, pois são muitos os trabalhadores e as suas respectivas familias, bem como vários fornecedores que serão prejudicados, caso o IAPMEI volte atrás com o acordo, cenário que não quero acreditar. Julgo e quero crer que este atraso no financiamento proveniente do IAPMEI deverá se dever eventualmente a atrasos relacionados com procedimentos administrativos e de tesouraria, pois seria terrivel que um instituto público voltasse atrás com algo previa e devidamente acordado, pois isso significaria a falência e desacreditação naquilo que na entidade que será (ou deverá ser em ultima estância) o ultimo recurso da nossa sociedade.
    Depois da iminência de uma falência anunciada, a ideia e o projecto que surgiu para o resurgimento da empresa, se viesse a ruir, seria um rude golpe naqueles que mais precisam e menos merecem esta situação, que são os trabalhadores. Espero e acredito que se continue a fazer e exercer pressão politica para que se viabilize a empresa, pois não se trata de uma questão politica de “esquerda” e/ou de “direita”, trata-se sim de uma questão económica que interfere com muitas pessoas.

    ResponderEliminar
  6. O senhor Vereador acabará por compreender e aceitar o que os próprios empregados conhecem melhor que ninguém.
    Continuar com o doente ligado à máquina, quando ele está em coma profundo e sem sinais vitais, é pura demagogia e manobra para transformar os algozes em vítimas.
    Acabem de vez com o sofrimento das verdadeiras vítimas, os pobres trabalhadores.
    No actual contexto, só uma decisão política pode resolver o problema, tarefa que poucos ou nenhuns quererão assumir, embora prometam.
    Quando um gestor exímio deixa a situação chegar a este ponto, não é um truta qualquer que consegue o milagre da salvação.
    É um caso entre os muitos que existem neste pobre país.
    Compete-lhe a si, senhor vereador, pessoa simples, honesta e desinteressada, apelar junto dos seus amigos, como o eng. Miguel, no sentido de conseguirem a tal decisão para salvar os trabalhadores, porque a empresa, essa está morta.
    O mais grave é que não se vislumbra um raio de luz no horizonte de cada um de nós.

    ResponderEliminar
  7. Tudo o que vier será "como manteiga no focinho do cão" o buraco é tão grande e a estratégia tão cheia de insidia cujo o único objectivo é tentar entalar mais alguma instituição, aparecendo os verdadeiro/os culpado/os da golpada, como vitimas do processo, quando deveriam ser obrigados a justificar os milhões (muitos do erário público) desbaratados, ou acaçapados nalguma off-shore.

    ResponderEliminar
  8. As pessoas já não acreditam em ninguem !
    nem no Vereador Serpa que onda nisto há tantos Anos e continua a querer fazer as pessoas da Alicoop zero,zero + zero = ???

    ResponderEliminar
  9. Nesta altura o problema da ALICOOP só será resolvido pelo Vereador Quadro Superior Maximino do PS -Silves !
    Pois o senhor Vereador Serpa já não tem capacidade para ajudar a resolver este assunto !
    Queremos o Quadro Superior ! JÁ !

    ResponderEliminar
  10. Pingos Doces, Continentes, Modelos, Jumbos, Intermarchés, Ecomarchés, Grulas, etc. etc. etc. trabalharam sempre e viveram os mesmos períodos favoráveis e desfavoráveis que o Grupo Alicoop viveu.
    Evoluiram, estão activos, com estabelecimentos modernos e bem equipados,embora lutando com as dificuldades inerentes à época de crise que atravessamos.
    As suas lojas são modernas e atraentes.
    O que se passou com o Grupo Alicoop, para onde foram os resultados desses anos favoráveis se nem lojas adequadas possui? Só agora fala em modernizar e equipar seus estabelecimentos, ainda por cima espaços arrendados, na maioria dos casos?
    Que estratégias foram essas, onde foi gasto o dinheiro, já não diremos dos resultados de exploração, mas os dinheiros referentes ao buraco dos 80 milhões?
    Deve haver muita coisa por explicar.

    ResponderEliminar
  11. Felgueiras

    Câmara pagou 83 mil a advogado
    Despesas com advogado enquanto estava no Brasil levam Fátima Felgueiras a ser acusada de participação económica em negócio e abuso de poder.

    ResponderEliminar
  12. Independentemente de o Estado irá por dinheiro ou não para ser queimado na Alicoop, no final das contas com tanta gente metida ao barulho ninguém vai ser responsabilizado pelo final da Alicoop e pela má gerência, assim como pelas dividas que irão ser cobradas aos trabalhadores da Alicoop por se terem tornado sócios da mesma e com consequência final, serem expoliados dos seus pertences visto que a divida ascende a milhões de euros.

    ResponderEliminar
  13. Penso que só resta uma alternativa aos trabalhadores do grupo,que é fazer com que os vigaristas que colocaram o grupo nesta situação,antigos administradores e seus assesores,assim como o sindicato que anda a jantar ao domingo com a antiga administração e reune-se á segunda com os trabalhadores a dizer-lhe que se nao for estao perdidos-recado do amigo administrador que em assembleia de credores disse que tinha os meios financeiros para salvar o grupo,mas dias mais tarde pede aos trabalhadores que reduzam o salario se nao a emp.fecha,o azar deles é que pensam que pelo facto de terem passado o patrimonio para os filhos se vao safar,estao enganados e dentro de dias ou semanas terao a confirmação do que estou a dizer.Vão pagar o Emprestimo na CADEIA.

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde senhor vereador
    Então tanta arrogância por parte da familia sila,o zé e a amélia,tão profissionais que eram,mas só para receberem mais do que um ordenado ao fim do mês,pois a cagança era tanta que tudo foi por água abaixo.Fechem a casa de uma vez por todas assumam que foram e são burros,paguem o que devem e vão para a reforma,ou para onde quiserem,fechem a empresa,com muita pena de muitos trabalhadores que aí trabalharam,mas afinal foi só para or mordomos do primeiro andar.

    ResponderEliminar
  15. Ora até que houve alguem que falou e disse tudo ( a cagança ) mas continua (a cagança)
    o drºSerpa meteu-se com essas pessoas ,que se julgavam mais inteligentes que ninguem ! ai está o resultado !
    agora quem vai pagar na cadeia o emprestimo .
    vendem os imoveis e pagem as dividas inclusive aos trabalhadores !

    ResponderEliminar
  16. Tanto quanto sei e o senhor vereador pode dizernos se é mesmo asim ou não mas pela lei o patrimonio dos admistradores nao responde pelas dividas da sociedade, com excepcao das dividas fiscais. Nao ha fundamento legal para aquilo que por aqui se disse, ou seja para que os admiistradores paguem ou sejam obrigados a pagar dividas da sociedade ou dividas de trabalhadores. Parece haver quem queira exigir o impossível…para alem disse, tambem tanto quanto sei, quaisquer dividas, com excepcao das fiscais, nunca dao cadeia. O senhor vereador podera confirmar mas convinha conhecer-se a lei antes de dizer disparates… por esta ordem de ideias tinhamos nesta altura as prisões cheias de empresarios que faliram… alias já teriamos que ter construido 500 prisoes so para eles pois as falencias aumentam todos o dias

    ResponderEliminar
  17. Com tanto gestor de bancada que temos cá no burgo eu pergunto o seguinte... porque é que o Leclerc do Parchal fechou e mandou despediu 34 trabalhadores? era a antiga administração da alicoop que lá estava? porque é que o intermarche do bombarral fechou e despediu 22 trabalhadores? tambem era a antiga administração da alicoop que la estava? estes foram directamente para a rua sem qualquer hipótese nem esperança… a alicoop e a sua antiga administracao tentaram desde 2008 uma reestruturacao da divida mas a banca nao quis saber e deu no que deu..houve muita vontade, força e trabalho em não deixar cair a empresa mas quando está em causa uma cooperativa (cujos sócios eram dezenas e que não injectam capital quando é preciso como acontece nos continentes, modelos etc) tudo é mais complicado…tudo depende da banca…já agora, e aqueles meus colegas que roubavam produtos nas lojas e passavam o dia a fumar na rua em vez de cumprirem as suas funções…? contribuiram com alguma coisa boa? muitos ainda têm lata de dizer que a culpa é só de quem está em cima…

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde senhor vereador
    Agora foi publicado uma recomendação da A R,para considerar o museu da cortiça como património.Estou de acordo,mas atenção que o Museu está integrado na Fábrica,este local,está cheio de dividas,deveria ser reconvertido,alterado,modificado e fazer de todo o espaço um local público e acessível aos habitantes de Silves e suas visitas,não como foi de inicio,onde esteve o principio do fim, em que cada um pagava para ver nada.Penssem e ponham os neurónios a trabalhar,mas atenção que o CLÃ SILVA,zé antónio,amélia e isabel e seus pares podem estar atentos e tentar lavarem-se das asneiras que tem feito.JÁ ALGUÉM SE LEMBROU DE INVENTARIAR O PATRIMÓNIO DO CLÃ SILVA,APONTANDO AS DATAS DE POSSE DOS BENS ???Talvez fosse boa ideia.

    ResponderEliminar
  19. Como é possivel???? trabalhsdor que ficou com três lojas que eram Alisuper,andar num carro citroem c5,com tudo pago. 8QUANDO DIGO TUDO, é tambem combustivel.Drº Serpa isto e possivel?
    Por favor deixe passar isto no seu blog.
    Não seja igual ao estado novo.

    ResponderEliminar
  20. Quidado isto está perigoso, agora foi o sindicato que antes de qualquer reunião ia jantar com a admninistração,para receber instruções.A principal instrução foi quem mand no terreno é a primeira dama.Mas quem vai ficar na administração,é imposto pelo sindicato, veio da mesiricódia d lisboa.
    Veio juntar-se ao sr Campos Correia, 5000 e mês,+audi 800 e mês.Mas para os que trabalham
    menos,os da comissão de trabahadores,recebem 10% dos seus vencimentos. COMO é possivel?????
    !!!! Por amor de DEUS publique isto
    Só não me identifico porque sou um que recebe 10%, e só estou por causa do bpn, COM ESSE PAPEL que nos assinamos brincam conosco.
    Veja se a advogada drª sonia, foi para o desemprego? Veja se o audi do administrador,não esta na cave da empresa.
    Mas continuam a pagar aos outros os audi na renta car ao mês.

    ResponderEliminar
  21. O Drº Serpa meteu-se com essa gente , quis ajudar mas ainda arranjou maior confusão , só tem servido para os mesmos arrecadarem mais ainda !
    Eles ondam de Audi , Mercedes só bons carros e boas vivendas há conta dos pobres trabalhadores que têm que abdicar de 10 % e outros a pagarem emprestimos ao banco !
    ainda teem coragem de citar outras falencias como exemplo , tenham mais respeito pelas pessoas honestas !
    todas nós sabemos o essencial das leis para discordarmos de muitas delas ! é pena que só alguns venham parar às prisões com a mesma lei ! Se todos os que roubaram na Alicook como um anónimo citou , fossem responder por isso , qual seria o fim ...
    boa noite !

    ResponderEliminar
  22. É muito triste constatar que os empregados foram e continuam a ser anganados.
    Estão entalados com as resonsabilidades que assumiram para os outros, estão escravizados e dificilmente sairão dessa angustiosa situação.
    Refere um senhor anónimo que o Leclerc no Parchal fechou e parece ser verdade.
    É caso para perguntar quem pode acreditar num plano de viabilização para reabrir lojas, se outros estão a fechar e que se saiba não estão falidos. Deixem-se de tretas, encarem a realidade nua e crua que temos.
    Só é pena que os verdadeiros culpados fiquem impunes e, quiçá, com um futuro mais promissor do que as verdadeiras vítimas.
    A corda parte sempre no lado mais fraco.

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde senhor Vereador.Esta novela da Alicoop,até parece que é a sério.Uns vinham fumar para a rua em vez de trabalhar,outros andavam a fazer que faziam,a amélia chegava ao escritório pelo meio-dia,no primeiro andar todos andavam á conversa com todos,trabalhar era para os outros.Ao fim de alguns anos verificou-se que compraram empresas falidas,em Lisboa,Albufeira e Vilamoura,os negócios foram ruinosos,as vendas sustentavam as mordomias de tantos chefes,todos com mais do que um ordenado,um de cada empresa,todos com bons carros e almoços pagos,mas sempre a dizer yes ao zé e amélia,isso é que era importante.
    RESULTADO:mais de oitenta milhões de dividas.Agora deram sem explicação a ninguém, lojas a um dos funcionários,que continua com carro ( o tal C5) e despesas pagas,trabalha para ele e para a Alicoop.Os novos Administradores de supermercados,dizem,não percebem nada,mas ganham três e quatro mil €uros/mês,mais carro Audi alugado á rent-a-car.Diziam que abriam as lojas,mas ao que consta só abriram meia dúzia para enganar o povo.Afinal onde está a supervisão do CALVETE,o tal administrador de insolvência.Que grande palhaçada.O SINDICATO,só pode ter sido corrompido pelo zé & compª,almoça ao sábado,divuga ao domingo e baralha á segunda.RESULTADO,os trabalhadores foram mais uma vez enganados,os fornecedores igual,o que se devia fazer era aqueles que lá estão a trabalhar irem ao ACT,denunciar a situação e acabar com a palhaçada de uma vez por todas.
    Senhor Vereador,fale com quem lá trabalha e/ou trabalhou e vai chegar á conclusão que o problema chama-se Clã Silva,eles não são a solução,SÃO O PROBLEMA.Pingo Doce,Modelo e todos os outros trabalham,atravessaram tempos menos bons,mas vivem e progridem,o Zé António e seus criados,arranjaram oitenta milhões de dividas,em pouco tempo e ainda querem dinheiro da CGD,do IAPMEI,do Governo,mas dinheiro para quê,está á vista a gestão ruinosa que estão a fazer após a aberrante aprovação do plano de insolvência cozinhado.

    ResponderEliminar