sábado, 1 de janeiro de 2011

Recuperação do Teatro Gregório Mascarenhas. Mais uma ilusão vendida por quem manda na Câmara.





Recuperação do Teatro Gregório Mascarenhas em Silves. Mais uma ilusão vendida por quem manda na Câmara que teima em não se concretizar.
Ainda mais penosa, e árdua se poderá revelar, por o empreiteiro exigir, no presente, uma indemnização á Câmara de € 83 462, 28.

A Sociedade José Pimentel Nunes & Filhos Lda, actual empreiteiro da recuperação do Teatro Gregório Mascarenhas em Silves veio em 02 de Março de 2010 “reclamar o pagamento de indemnização no valor de € 83 462,28 por maior onerosidade na execução da referida empreitada com o agravamento dos encargos respectivos, em virtude da ocorrência de escavações arqueológicas na área adstrita á realização dos trabalhos da empreitada”.
Ora, neste insignificante (?) detalhe poderá estar a razão do Teatro ainda não se encontrar ao serviço dos Silvenses, pese embora já ter sido inaugurado há cerca de sete anos pela Drª. Isabel Soares numa faustosa festança em momento pré-eleitoral. Naturalmente que ainda se recordam do Maestro Vitorino de Almeida, dos Smokings, dos vestidos de gala…num autêntica feira de vaidades.
A memória é curta, mas momentos como este não se esquecem, nem nós, nem o erário público. Mas isso, são contas doutro rosário…
È certo que, até hoje, dia 05 de Janeiro do novo ano, a vistoria da Direcção Geral dos Espectáculos ainda não foi feita, mas mesmo que o fosse, duvido que tal permitisse a abertura do Teatro. Por uma razão muito simples. O empreiteiro poderá reter a entrega da obra enquanto não for pago. È uma possibilidade muito real que me assusta.
Daí não ter querido pronunciar-me sobre o parecer do meu Ilustre Colega que aponta para o não pagamento, mas solicitar a presença dos Gerentes da Sociedade "José Pimentel Nunes & Filhos Lda" numa próxima reunião camarária em que terão a oportunidade de expor as suas razões de viva voz e para toda a Vereação.
Nos entretantos, penso que já seria tempo para outra inauguraçãozita? Não acham!!!
Se pudesse utiizar a palavra vergonha, fá-lo-ía. Mas como não posso fico-me pela presente divulgação. Outros o farão por mim, ou estará a Sociedade Civil adormecida no Concelho?
De facto, “rien ne vas plus á Silves”, ou na versão dos de cá, “fugem moços que ainda são caçados”, no mínimo par ajudarem ao festejo.

13 comentários:

  1. Por ter republicado a notícia, não foi a mesma acompanhada dos comentários.
    Daí os ter recuperado da forma que segue:

    Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Recuperação do Teatro Gregório Mascarenhas-Mais um...":
    Onde morre a vergonha nascem os expedientes desonrosos, quem o disse foi Camilo Castelo Branco.
    A sociedade civil não está adormecida, está simplesmente desencantada e saturada das incongruências e atitudes irresponsáveis de quem deve olhar pelos destinos das populações.
    A falta de transparência e rigor, as trapalhadas e decisões injustas levam as pessoas ao desespero e a se mostrarem indiferentes e a desprezarem quem assim procede.
    Publicada por Anónimo em Vereador C.M.Silves a 29 de Dezembro de 2010 21:59


    Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Recuperação do Teatro Gregório Mascarenhas-Mais um...":
    Não é desculpa,é uma triste realidade.
    Esta situação arrasta-se há muitos anos,agora foram reunidas condições para começar a pôr um travão em toda esta verdadeira vergonha,Isabel Soares perdeu a maioria absoluta.
    Quando são eleitos,os nossos representantes não são promovidos a carrascos da população que representam,são funcionários da população,já é altura de alguém explicar esta simples verdade à nossa presidente e ao sr. Rogério Pinto.
    É complicado ter de lidar com pessoas que, em momento algum se lembram que, afinal de contas,são funcionários públicos.
    Envaidecidos com o titulo do cargo que ocupam esquecem-se que a única questão a dar importância é a de honrar as grandes responsabilidades que são públicamente assumidas,sem nunca deixar de ter em conta que são remunerados com o dinheiro dos contribuintes.
    Já basta mesmo, sr. vereador,já basta de conversa e de tanta preocupação com o que é politícamente correcto,esta gente há muito tempo que excedeu todos os limites do que é aceitável ou perdoável.
    Publicada por Anónimo em Vereador C.M.Silves a 29 de Dezembro de 2010 23:35

    ResponderEliminar
  2. Outros comentários recebidos:
    Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Recuperação do Teatro Gregório Mascarenhas-Mais um...":
    É engraçado verificar que em quase todas as obras que a Câmara se mete, é rara a excepção que não sobejam litígios.
    Já que o Sr. Vereador Fernando Serpa levanta esta lebre, poderia também informar a todos nós, quantas e quais obras se encontram inacabadas devido à situação de litígio, ou com problemas devido à mesma situação.
    Publicada por Anónimo em Vereador C.M.Silves a 1 de Janeiro de 2011 13:08

    Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Recuperação do Teatro Gregório Mascarenhas-Mais um...":

    Existe uma classe de pessoas que dá provas e atribui-se o mérito de ser ilustre e culta, mas afinal é ociosa e inútil.
    Esta situação do Teatro é um escândalo.
    Publicada por Anónimo em Vereador C.M.Silves a 1 de Janeiro de 2011 15:02

    ResponderEliminar
  3. Ainda outros:
    Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Recuperação do Teatro Gregório Mascarenhas-Mais um...":

    Sr. vereador;
    Se ler com atenção estes comentários e alguns outros que lhe vão deixando no seu blog, perceberá fácilmente que se está a iniciar um processo de mudança, no que respeita à gestão da coisa pública no concelho de Silves.
    Uma vez que se tem vindo a perfilar com a assumpção de diversas posições que consubstanciam denúncias e oposição política ao poder instituído, deverá manter-se coerente e congregar esforços no sentido de reunir o maior consenso possível à sua volta, nomeadamente, do partido em que se encontra filiado.
    Só assim, com a unidade do partido, a definição de objectivos, e a tomada de posições consensuais e consistentes, poderá de alguma forma alcançar a presidência da câmara.
    Se e quando isso vier a acontecer, não julgue que será pera doce! Pelo estado actual da edilidade e, pelos ónus e encargos que impendem sobre a mesma, não vai haver dinheiro para nada, nem muito menos para palhaços!
    Coma as passas, medite e formule desejos!
    Mas sobretudo, trabalhe!

    Publicada por Anónimo em Vereador C.M.Silves a 30 de Dezembro de 2010 11:58

    Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Recuperação do Teatro Gregório Mascarenhas-Mais um...":
    em silves, devia-se fazer uma sessão de teatro de rua, à porta do teatro, chamar as televisões para filmar e explicar-lhes que, faz-se o teatro na rua porque a mana do mano diz não quer abrir o teatro.
    Publicada por Anónimo em Vereador C.M.Silves a 30 de Dezembro de 2010 15:48
    Publicada por Anónimo em Vereador C.M.Silves a 30 de Dezembro de 2010 15:50

    Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Recuperação do Teatro Gregório Mascarenhas-Mais um...":
    Serpa amigo,o concelho de Silves,está contigo!
    Basta do p.s.d..Vamos á luta!

    Publicada por Anónimo em Vereador C.M.Silves a 30 de Dezembro de 2010 18:59

    ResponderEliminar
  4. Relendo os factos apontados e associando-os a tudo o que sabemos, não sei se é possível adjectivar, mas apetece dizer que quem assim procede só merece DESPREZO.
    Como dizia Camilo Castelo Branco "A perda da vergonha só gera actos deshonrosos"
    Para além da falta de vergonha existe uma grave falta de carácter e respeito por quem lhe deu o voto.

    ResponderEliminar
  5. "Existe uma classe de pessoas que dá provas e atribui-se o mérito de ser ilustre e culta, mas afinal é ociosa e inútil.
    Esta situação do Teatro é um escândalo"

    ESTA MERECIA UMA MOLDURA E PENDURADA NA PORTA DO TEATRO

    ResponderEliminar
  6. Cuidado, se Camilo Castelo Branco fosse vivo, ainda era convidado para a inauguração.
    Com pompa e circunstância...

    ResponderEliminar
  7. Quanto mais vocês dizem e escrevem em relação há nossa Presidente da Cãmara de Silves Drª Isabel Soares , pior ela faz e pior para a nossa cidade , pois a oposição só sabe é falar , e a Drª Isabel Soares tem consciência disso que o Drº Serpa fala , fala e não passa dai !

    ResponderEliminar
  8. Se isso for vingança,é bom que se saiba que quem se vinga, destrói a própria casa.

    ResponderEliminar
  9. Não fará pior do que semre fez.
    Por causa dessas atitudes egoistas e despóticas é que estamos nesta situação dramática.

    ResponderEliminar
  10. Mas não tenham duvida que a Drª Isabel Soares Presidente da Cãmara de Silves , está agindo tal e qual como foi dito , quanto mais o Drº Serpa e outros criticarem ,pior ela faz de propósito , podem querer nisto que é a verdade!
    até prova em contrário , é o que tem acontecido no Concelho de Silves !
    quanto mais mal melhor !
    Em Silves existe várias crises , económica, falta solidariedade , mas também falta saber fazer alguma coisa de bom para os Silvenses , o concelho mais atrazado do Algarve Barlavento !

    ResponderEliminar
  11. Teimosiaecasmurrice são a marca d'agua da nossa moeda

    ResponderEliminar
  12. COM TUDO ISTO O PIOR É QUE A OPOSIÇÃO NÃO TEM NINGUEM EM CONDIÇÕES DE GANHAR A CÃMARA E O VEREADOR ROGÉRIO QUE NEM SEQUER É DO CONCELHO CAIU AQUI COMO INSTRUTOR DE EDUCAÇÃO FISICA , ESTÁ ESPREITANDO O LUGAR , E OUTROS PELA CALADA TAMBÉM ESTÃO PENSANDO , MAS NADA DIZEM SOBRED QUALQUER TEMA , PARA ASSIM A DRª ISABEL SOARES QUE JÁ NÃO SE CANDIDATA SAI E FICA COM AS CULPAS TODAS , QUANDO TODOS OS QUE LÁ ESTÃO SÃO MAIS CULPADOS QUE ELA !
    ISTO É QUE É A REALIDADE !
    ELES NÃO TÊM CORAGEM NEM DÃO A CARA EM NADA , SÓ CULPAM A DRª ISABEL SOARES , !
    ELES QUE TENHAM A CORAGEM E DIGAM QUE NÃO ESTÃO DE ACORDO COM AS POSIÇÕES QUE A DRª TEM TOMADO ! AQUI E AGORA !

    ResponderEliminar
  13. Estamos completamente de acordo com o anónimo onterior , os Vereadores que fazem parte do Executivo da Cãmara com a Drª Isabel Soares , não valem nada , e estão criando as situações todos pela calada , não têm coragem de dar a cara e decordar daquilo que efectivamente descordam , lá mais para a frente , vão dizer que não tiveram culpa nenhuma a Drª Isabel é que era a Presidente ! ( Não valem nada )

    ResponderEliminar