segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

"São estas as razões que ainda não nos levaram a passar esse sistema de facturação para outra empresa", diz a Presidente da Câmara

Confirmam-se as minhas dúvida.
Pela sua importância merece destaque a discussão havida na reunião passada da Câmara Municipal de Silves sobre o sistema que enquadra a cobrança das águas.
Questionei o Executivo Permanece sobre este assunto,pois, se o sistema não é o mais adequado, importa substitui-lo, quanto antes.
Não posso, nem permito que se verifique frequentemente um sem número de anomalias e a responsabilidade da situação seja imputada aos trabalhadores que supostamente não sabem manusear o sistema.
Quero aqui, uma vez mais, assumir a minha responsabilidade de Vereador, dizendo bem alto que tal não é o caso. Aliás, são eles a nossa garantia.
Por isso, para que não haja mais dúvidas sobre o assunto, segue a transcrição da minha interpelação ao executivo permanente:
"Fernando Serpa: Quanto ao sistema de cobrança de água, fui alertado para a existência de inúmeras anomalias no dia 1/02/2010.
Pergunto assim, se existe algum projecto da vossa parte para que a leitura e as cobranças das águas sejam feitas por entidades externa à Câmara a partir de Maio/Junho deste ano.
Presidente: temos tido algumas reclamações sobre o problema da facturação da água, feita por uma empresa (ELAG) ao longo destes últimos anos.
Até já foi sugerida a passagem desta facturação para a AIRC. Aliada a esta questão há uma outra que se prende com o fornecimento de água em baixa pelo município ou por outra entidade ( Águas do Algarve). Como isso depende da tomada de posição por parte de todos os municípios, para a qual foram solicitados estudos, inclusive um à Univeridade do Algarve, o qual ainda não foi entregue aos municípios. E, como tal ainda não foi deliberado qualquer decisão para a constituição de uma empresa intermunicipal.
E é para isso que o Estado nos tem estado a empurrar.
São estas as razões que ainda não nos levaram a passar esse sistema de facturação para outra empresa.
Dr. Rogério Pinto: Acrescento que a empresa actual tem tido algumas resistências em fornecer a base de dados. A DAJ está a estudar uma forma de isso ser ultrapassado.
De qualquer forma, estas situações anómalas não são usuais, e muitas vezes, ultrapassam até a própria empresa.
Fernando Serpa:É ou não verdade que o sistema é formatado à sexta-feira e na segunda-feira aparecem as anomalias?
Logo o sistema é falível. Há que assumir".
Na mesma reunião, solicitei igualmente, "a listagem dos consumidores individuais e das Sociedades com grandes consumos em que foram detectadas anomalias nos últimos 4 meses pelos Serviços.
Dr. Rogério Pinto respondeu que: "Todas as situações de anomalia relativamente aos consumidores individuais e de sociedades com grandes consumos são tratados pelos serviços para que tecnicamente digam aquilo que é, e quando continua a subsistir dúvidas, os processos são encaminhados para a DAJ".
Logo, existem...

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