sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Em nome da solidariedade, ajudem os trabalhadores do Grupo Alisuper

Na qualidade de vereador, acabei de participar numa reunião de trabalhadores do Grupo Aliccop/Alisuper.
Estiveram presentes cerca de 500 Pessoas em desespero.
Pedia assim, que olhassem para este número, não do ponto de vista estatístico, mas bem real.
São 500 Famílias. Seguramente, têm Filhos da idade dos meus, ou dos seus que precisam do ordenado para sobreviverem. Já nem se fala do pesadelo que advem dos encargos bancários…Das várias intervenções, ficamos a saber que no passado dia 03-02-2010, esteva agendada uma reunião da Comissão de Credores do Grupo Aliccop, em que a GGD e o BPN não participaram.
Nessa reunião, visava-se discutir o estudo da viabilidade do Grupo Alicoop elaborado ao longo dos últimos meses pela Deloide, auditores internacionais.
Esclareço que tal estudo foi sugerido pela CGD e BCP, que se comprometeram a financiar a empresa se o estudo apontasse para a viabilização.
O que foi o caso.
Não apenas defende a viabilidade do projecto como sugere a necessidade de contratar mais 50 trabalhadores de imediato, e 200 sazonais.
Sinal mais do que evidente que a Alicoop tem futuro.
Só que incompreensivelmente, a CGD, dá o dito por não dito, e não pretende honrar o compromisso assumido.
Recusa financiar a Alicoop, em 1,200 000 euros, dos 5,5 milhões que são necessários. Ou seja, todos os outros bancos envolvidos aceitam apoiar a viabilização, menos a CGD.
O que a revelar-se irredutível, atira 500 pessoas para o emprego, mais os pequenos fornecedores que gravitam á volta da Alicoop.
È como se o estudo não tivesse sido feito. Gastaram-se 500 000 euros dos fundos da Alissuper que poderiam ter sido utilizados para o pagamento dos ordenados, para nada…
Não pode ser.
Respeitando a independência do Conselho da Administração, a CGD tem de arrepiar caminho. Tem de assumir o compromisso que tomou quando exigiu o estudo da Deloide.
Por isso, sugeri no Plenário de hoje que, cada um dos presentes, manifestasse junto da CGD o nosso descontentamento com a situação. Podemos fazê-lo por fax, e-mail…
È importante que todos aqueles que seguem o meu Blog o façam também. Tanto mais que está agendada nova reunião em Lisboa na próximo dia 09-02-2010 onde tudo se decidirá.
Pela experiência que tenho destas coisa, bem sei a importância da marca, dos milhões que os bancos gastam em publicidade. È por aí que temos de agir de imediato. A CGD, conforme disse á comunicação Social tem muito a perder se a sua imagem for beliscada. Acreditem, eles não estão interessados em publicidade negativa…Mas, há ainda outro aspecto a considerar, o actual Presidente chama-se Dr. Oliveira Faria que foi deputado eleito pelo Algarve, Ministro do Comércio e Turismo e grande Amigo de Silves… pelo que nesta hora não pode voltar-nos as costas.
Estou convencido que o não fará. Daí a importância de Lhe chamarmos a atenção até Terça Feira.
As pessoas que podem perder o emprego merecem este nosso esforço.
Vamos a isso.

Finalmente, ficou também decidido que se a situação não conhecer uma evolução positiva, os trabalhadores manifestar-se-ão na próxima Terça em frente á sede da CGD. Serão transportados por autocarros da Câmara Municipal de Silves e Junta de Freguesia.

4 comentários:

  1. Sou uma pessoa solidaria, mas nunca, jamais farei tal coisa, aliás digo aqui publicamente que estou do lado da C.G.D. NÃO SE DEVE DAR O PEIXE MAS SIM ENSINAR A PESCAR.

    ResponderEliminar
  2. Francamente dr. Serpça ,o sr. acredita que alguem da administração da Alicoop está preocupado com os trabalhadores,deixem-se de encenações!

    ResponderEliminar
  3. Está muito bem penso que já está na altura de passar das palavras para acção isto é fazer-se já a manisfestação frente á sede da CGD.Parabéns pelas propostas.

    ResponderEliminar
  4. A manifestação foi feita. Estou convicto de que o resultado será excelente...mas algo terá de mudar.

    ResponderEliminar