sexta-feira, 2 de julho de 2010

Via do Infante. Sejamos claros, o PSD pretende introduzir portagens.

Invoca o PSD nacional o princípio da universalidade para portarjar a nossa Via do Infante. Esquece porém que a aplicação de tal princípio constitucional, como tudo na vida, deve obedecer a um outro princípio civilizacional, ainda mais importante, o do Bom senso.
Aliás, como todos os estudantes de Direito aprendem durante um longo semestre, só se pode comparar o comparável. Ou seja, a universalidade não é cega, nem totalitária. Não versa situações diferentes na sua essência.
Querer comparar a Via do Infante, com outras, é um absurdo e só se entende como joguete político.
A nossa Auto-Estrada tem características que a dissociam das restantes. Sem pretender ser exaustivo, permita-se-me que chame a atenção para o seguinte:
Que se saiba, a dita foi construída muito antes do Conceito SCUT que agora se invoca para a introdução de portagens. Um dos seus troços é até anterior à EXPO 92 de Sevilha, na mesma altura em que a vizinha Espanha também construiu as suas Vias rápidas de ligação á fronteira.
As Auto-Estradas mais recentes, apelidadas de SCUT, foram construídas com recurso a financiamento privado que é a génese do seu planeamento, contrariamente à Via do Infante que, em praticamente toda a sua extensão, assentou em fundos europeus e nacionais.
Não existe alternativa à EN125, como é do conhecimento de todos nós, menos do candidato a Primeiro Ministro do PSD que devia ser convidado a visitar o Algarve em pleno Verão para se inteirar das nossas especificidades rodoviárias.
Se, no presente já é difícil aí circular, imagine-se o pandemónio que será no período da época alta turística, se for por adiante esta espalhafatosa proposta do PSD.
Um absurdo.
Ainda mais quando aqui ao lado, os nossos hermanos, concorrentes directos na oferta turística, nem disso querem ouvir falar. Lá têm as suas razões…e os seus empregos.
Finalmente, uma palavra sobre a postura ( ou ausência da dita) de quem manda na Câmara Municipal de Silves. Compreendo a gestão do silêncio. Desautorizar o chefão, não é fácil e pode trazer dissabores no futuro, logo...
Mas, não é para isso que fomos eleitos.
Daí que na próxima reunião camarária os Veredores do PS, apresentarão uma moção contra a introdução de Portagens na Via do Infante.

6 comentários:

  1. oh senhor doutor serpa, mas acha que somos portugueses de segunda?
    se o resto do pais paga nós também pagamos que não somos mais nem menos e tambem ajudamos a levar isto onde está alegremente com os meus melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. O srº Vereador Fernando Serpa , ultimamente só se tem preocupado com factos que não podemos ajudar em nada !
    Agora a tal comissão de Transito para Silves , ficou em aguas de Bacalhau ! se no fim do mes as pessoas que fazem parte dessa comissão não recebecem os seus vencimentos . enquanto não apresentassem uma solução isto andava muito melhor !
    assim como todos os outros assuntos já aqui falados e nada tem sido feito para resolver !
    ainda na quarta-feira na Assembleia Municipal realizada em S.Marcos da Serra , valeu para quê ?

    ResponderEliminar
  3. Uma coisa é certa ou pagam todos ou não pagam nenhuns. A 125 só está no estado em que se encontra devido á ganância das autarquias que licenciaram construção em tudo o que era sítio e então a 125, começou a ser uma rua e não EN. Deixe de demagogias

    ResponderEliminar
  4. Mas nao foi o Sr. Sócrates que inventou esta coisa de portagens nas SCUT!!!

    ResponderEliminar
  5. As Scuts bem como as auto-estradas já não fazem falta, porque o pais está parado, as empresas encerradas, as pessoas já não têm dinheiro para férias e as poucas que forem de férias façam-nas por estradas secundárias auferindo os benefícios do contacto com a natureza.
    Esqueçam, o país está parado.
    Que confusão, que palhaçada.
    Pobre país que tem estado entregue a gente incompetente durante tantas décadas.
    Daqui a pouco tempo deixaremos de pagar impostos porque não há dinheiro, pagaremos a feijões.
    Os turistas trazem beterrabas, bagos de milho, etc.

    ResponderEliminar
  6. Cinéfilo desalinhado2 de julho de 2010 às 19:25

    Parece que a maioria das pessoas que aqui comentam esta opinião do dr. ainda não sintonizaram a frequência certa. Será que ninguem já se recorda do cemitério que era a 125 aqui há anos atrás? Já pensaram para onde irá ser desviado a maioria do trânsito actual da via do infante? Agora irá ser muito pior, pois que há muito mais pessoas em movimento no nosso Algarve. Mais acidentes?, claro! Só se fôr pelo facto do trânsito passar a processar-se à velocidade de caracol que irá salvar a face dos responsáveis por esta deliciosa idéia provocadora de um número incalculável de vítimas nessa dita rua longitudinal algarvia. Bem, certo é que sendo o governo o responsável, é o PSD quem manda...

    ResponderEliminar