segunda-feira, 19 de julho de 2010

Alisuper. O que acontecerá agora aos trabalhadores que contraíram empréstimos, pergunto eu?

Não se pense contudo que os trabalhadores têm a sua situação resolvida com o BPN.
Relembro que na reunião que tivemos, em Lisboa, os Administradores do Banco foram muito claros ao defender que não renunciavam a nenhuma das garantias prestadas pelos trabalhadores quando contraíram, no seu conjunto 1,2 milhão de euros para financiar a Alisuper.
Ou seja, esta Entidade bancária considera ter havido 247 empréstimos individuais e assim os considera. São os trabalhadores, e só eles, os responsáveis pelo reembolso dos dinheiros que não beneficiaram mas receberam, pois tais quantias passaram pelas suas contas. Por breves fracções de segundos, é certo mas por lá passaram…
Cabe agora á nova Administração honrar o que se encontra contemplado no plano de recuperação, assegurando efectivamente o pagamento das responsabilidades bancárias dos trabalhadores, as futuras e todas aquelas que já foram pagas por alguns destes que não quiseram ver os seus nomes enxovalhados na lista dos caloteiros do Banco de Portugal.
Acredito que tal acontecerá e que os Administradores cessantes irão colaborar nesse sentido. Aliás, tudo têm feito nesse sentido, importa reconhecê-lo.
No que me toca, continuarei atento e disponível para tudo o que o futuro nos reservar.

11 comentários:

  1. Provávelmente vão ter de os pagar, mais tarde ou mais cedo, se a viabilização falhar.
    O atraso na reabertura de lojas, só o mês de Agosto pela frente, a aproximação do Inverno e a concorência desenfreada são aspectos muito sérios a levar em conta.
    Nas negociações a questão dos empréstimos devia ter ficado encerrada.
    É evidente que o BPN não abdicaria das garantias.
    Os trabalhadores estão prisioneiros do BPN.
    Continuam a ser o elo mais fraco e vítimas da sua boa fé.
    No tempo das vacas gordas trabalharam, trabalharam, trabalharam, enquanto alguns cometiam devaneios e erros estratégicos de toda a ordem, depois, foram amarrados às empresas com promesas de que ao fim de alguns anos seriam ricos e aí está o resultado.
    Agora, ficam dependentes da nova Administração e, ao que o senhor Vereador diz, ainda da colaboração da defunta administração.
    Quanto à nova as perspectivas são animadoras, quanto à colaboração da defunta, ????????? o que será de esperar?.
    Que tudo corra pelo melhor e o Senhor Vereador, como causídico, mais do que nunca, deve estar muito atento na defesa dos trabalhadores entalados.
    Alguns dirão que o Senhor, em vez de tratar dos assuntos da comunidade, anda a emiscuir-se no que não deve mas, não desanime por esse motivo.
    O que é preciso é ter consciência do dever cumprido.
    Não digo isto por estar à espera de algum tachinho, quando o Senhor Vereador for Prsidente.
    Só mais um detalhe, o BPN não devia ter concretizado aquele financiamento, por ser uma operação de financiamento encapotada. Esse pormenor deve ser importante para convencer o BPN a abdicar das garantias dos empregados.
    A nova e a defunta devem entender-se e ajudar a libertar os empregados.
    Boa sorte a todos.

    ResponderEliminar
  2. Já cheiga de conversa com a Alicoop , agora vamos começar na Fabrica do Inglés , pode ser ?
    Ora bolas e votamos nós no PS para isto !
    Então a Comissão de Transito não trata dos assuntos relacionados hà cidade porquê ?
    com tantos Drº(s) na Cãmara e não conseguem tratar dum assunto tão simples !
    logo , logo todos nós temos que andar com o canudo da licenciatura na algibeira para assim podermos mostrar logo que começarmos a falar com alguem ! porque ser drº hoje passou a ser uma banalidade ( sem emprego ) !
    pior é que alguns nem sabem escrever matemática !
    boa tarde , até quando a comissão de Transito resolver o problema da sinalética em Silves !

    ResponderEliminar
  3. sr. vereador, não o vou criticar por isso espero que não censure esta mensagem.
    Queria só pedir-lhe que faça qualquer coisa porque a água da torneira em Armação está castanha

    ResponderEliminar
  4. que eu saiba ninguém obrigou ninguem a fazer os emprestimos,se o fizeram "enganados" que vão contra quem os "enganou",por isso só teem a fazer o que todas as pessoasde bem tem de fazer pagar as suas obrigações e agir no sitio e lugar certo contra os enganadores

    ResponderEliminar
  5. Sr. Serpa, qual é a preocupação do empréstimo do BPN? Com a viabilização do grupo essa preocupação não se coloca, pois quem paga o empréstimo (como sempre o fez enquanto estava em actividade) será o grupo. Essa preocupação colocar-se-ia se o grupo não fosse viabilizado ou se não conseguir vingar. No plano está mais do que previsto (como sempre esteve) o pagamento desse empréstimo ao BPN. Não há nada a honrar, nem a cumprir, dado que essa questão está mais do que contemplada e assumida no plano. Parece-me que esta questão é querer fazer fumo sem fogo...

    ResponderEliminar
  6. Ora, aí está o cerne da questão...
    "Essa questão está mais do que contemplada e assumida no plano".
    De facto assim será, se os objectivos forem concretizados. E, se não forem... O que acontecerá aos trabalhadores que contrairam os empréstimos?
    Sou claro, há uma questão formal e outra prática e quem fica á frente do Grupo pode ter uma outra escala de prioridades, diferente de quem saí.
    De quem sai, não tenho nenhuma dúvida de que o que está no plano seria para cumprir. Para quem entra, veremos em que momento o fará...
    E, isto faz toda a diferença, para mim.

    ResponderEliminar
  7. De quem entra essa questão também está e será assumida, pois foi nesses moldes que o plano foi aprovado e será nesses moldes que o plano será posto em prática. Não faria o mínimo sentido se assim não fosse, pois trata-se de algo que foi aprovado em tribunal. Tal como a restante dívida não perdoada será para pagar. Quem entrou sabia quais as condições e tem plena consciência disso mesmo, à semelhança de quem saiu.

    ResponderEliminar
  8. A política dos nossos partidos chegou a um ponto que eu hoje só confio e voto nos Homens da Luta, nos Camaradas Neto e Falâncio, os únicos que falam com verdade e com coragem...

    ResponderEliminar
  9. Ao ler os comentários neste post,concluo que no final disto tudo, halguém vai preso se o que foi acordado em tribunal não for cumprido os trabalhadores(não os bandalhos feitos com a anterior administração) vão fazer uma queixa crime contra os senhores que, desde que a empresa foi declarada insolvente, têm andado a comer a conta do património da empresa,alguns os mesmos que querem continuar no poleiro,só vão a empresa para ganhar o almoço pago com o dinheiro recolhido e não depositado das lojas,delapidando todo o que restava do património do grupo,e pasme-se agora formaram uma empresa para gerir a empresa durante 2 meses para as 8 lojas(querem juntar ás outras do guido e do parreira),com os mesmos incompetentes j.antonio,e mulher,guido albino(com a sua empresa particular usa os meios da empresa)horácio,luis alves,antónio guerreiro e vitor quinta,estes senhores têm de ir todos responder em tribunal por enganarem os trabalhadores, tribunal e restantes credores.

    ResponderEliminar
  10. Exmo vereador

    com o que tenho visto e lido no seu blogue no apoio a vigaristas da admninistração da alicoop,posso garantir-lhe que o seu lugar de vereador no proximo mandato só pode acontecer nas listas do psd,porque o ps não vai acontecer de certeza(o ps não apoia administrações vigaristas)

    ResponderEliminar