domingo, 24 de outubro de 2010

Alicoop- Notícia preocupante.

Na primeira reunião camarária de Outubro, sugeri a realização de uma reunião da Autarquia com a nova Administração do Grupo Alicoop/ Alisuper.
No fundo, pretendo fazer o ponto da situação.
Não escondi, nem escondo a minha preocupação sobre as notícias que,por aí vou ouvindo.
Por isso, uma vez mais quero aqui reafirmar o meu total empenho na recuperação do grupo, única forma de salvar os trabalhadores que, grande parte dos quais, ainda se mantêm no desemprego.
E, sou claro, não esqueço os compromissos bancários que assumiram...daí também a minha urgência.
Tanto mais que sou confrontado com a notícia do Diário de Notícias. de hoje.:

11 comentários:

  1. “Notícias” que por aí vai ouvindo? Há que distinguir o trigo do joio. Não embarque nos inúmeros boatos que sempre correram e correm pelas bandas silvenses. Não entendo o que tem a ver a referida notícia com os compromissos bancários. Qual é a relação? Além disso, a questão dos compromissos bancários está no plano e não suscita quaisquer problemas.

    Quanto ao problema da eventual violação do código do trabalho. O plano foi aprovado pelo tribunal. Será que o juiz estaria a dormir??? Não brinquem com as pessoas! Além disso, o senhor como jurista poderá avaliar e confirmar a legalidade das medidas, as quais foram tomadas com a total concordância dos colaboradores, pois só assim o tribunal poderia, de facto, aceita-las.

    As manobras de bastidores para tentar destruir o grupo (leia-se apropriar-se a custo zero) ainda não terminaram… o tempo e as devidas entidades/instâncias encarregar-se-ão de demonstra-lo. Não julguem tratar-se de mera fantasia, é a simples realidade do nosso podre país, corrupto!

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que isto já chegou ao gabinete da Ministra do Trabalho e Solidariedade Social pode ser que assim recuem com a exigência de retirar os direitos aos trabalhadores pois se a empresa chegou a esta situação a culpa é de quem a geriu. Contudo este grupo leva o tempo todo a arranjar estratagemas para dificultar a vida aos trabalhadores já não bastou a questão do BPN que as pessoas estão a pagar um empréstimo que não usufruíram agora ainda querem mais. Os trabalhadores é que têm que dar tudo e a administração o que é que dá?
    Dá, dá sim....
    Faz chantagens emocionais com as pessoas para assinarem a tal declaração e quem não assinar não é chamado para trabalhar. Chama-se a isto pagar para trabalhar.

    ResponderEliminar
  3. Ao Anónimo de 25de Outubro:
    Corrupto! Afinal quem são os corruptos? não são aqueles que foram responsáveis pela delapidação do grupo? enganando trabalhadores!, Cooperantes e aderentes! fornecedores, a banca e o fisco!
    Já conseguiram passar para a posição de vítimas? pobre País que tens uma justiça tão lenta e tão permeável!
    É preciso ter lata!
    A memória das vítimas não é curta! e a justiça tarde ou cedo há-de se fazer!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo das 11:13, quem não aceita as condições para voltar, obviamente que o caminho é o desemprego. Ora, se uma empresa só tem possibilidade de dar X (que ainda assim é superior ao subsídio de desemprego) os empregados ou aceitam ou vão para o desemprego, obviamente. Não considera melhor para o trabalhador, para a empresa e para o país o empregado ganhar X (ainda assim superior ao subsídio de desemprego) do que estar em casa a ganhar o subsídio de desemprego sem fazer nada? Ora pois, se não concordar fica em casa, fica no desemprego mas a empresa não o obrigou a coisa alguma, ora essa! E não estamos a falar de tirar ao trabalhador! Uma parte vai para empréstimo à empresa e será futuramente devolvido e outra parte será para capital da empresa, ou seja, os próprios trabalhadores vão ser também donos da própria empresa. Acha mal os trabalhadores poderem ser donos da empresa para a qual trabalham???

    Nós não fomos forçados a nada, fizemos de perfeita consciencia.

    Quanto ao ter chegado ao Ministério, não se preocupe, é só fogo de vista e politiquices, pois não há matéria de facto para actuar, ou então digam vocês onde é que na lei se proíbe o trabalhador de emprestar dinheiro à empresa e de subscrever capital da mesma???

    Estratagemas para dificultar a vida ao trabalhador? Pode chamar “estratégia” para salvar a empresa, agora para dificultar a vida aos trabalhadores não acho! Mas se calhar você concorda que o melhor era esta e a outra administração terem deixado cair a empresa… os trabalhadores sem emprego, salário e sem perspectivas iam ter realmente a vida muito facilitada!!! Iam, não iam? Trabalhe primeiro, peça depois pah!

    Já agora, quem tem andado a arranjar estratagemas para dificultar a vida do grupo sabe-se bem quem é/são. Se você não sabe deve andar mesmo a dormir…mas eu dou-lhe uma ajuda… administrador de insolvência (Sr. Jorge Calvete) cujo passado, presente e fama hão-de acabar na barra dos tribunais!

    Deixem-nos trabalhar e abram os olhos para as forças escondidas que desde o início têm tentado deitar a empresa abaixo!

    É de louvar o esforço de todos os trabalhadores, incluindo antiga e actual administração!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo das 14:37,
    As milhares de empresas que têm falido em Portugal nos últimos anos é tudo devido à corrupção dos seus administradores? Na sua opinião então é! Corrupção nada tem a ver (na maioria das vezes) com uma empresa falir... já ouviu falar de economia de mercado? Se calhar a economia passa por ciclos e ajustamentos em que nem todas conseguem ultrapassar, pelo menos com facilidade. Ainda se admite que possa dizer que a gestão não foi a melhor mas daí a afirmar que trata-se de corrupção (sem provas) é no mínimo deplorável. Fosse você empresário neste momento e depois queria vê-lo falar.. Alguma vez você já pensou que numa empresa todos os custos são certos e fixos (empregados, fornecedores, etc) mas todas as receitas são incertas?! Experimente você governar-se pessoalmente sem ter um ordenado fixo. É precisamente a mesma coisa...se ficar sem dinheiro porque tem custos para pagar mas o ordenado não lhe chega vai achar que você proprio é corrupto?

    Já agora, qual delapidação? Dê-nos provas e já agora dê também ao tribunal.. o que espera você? Todos falam falam mas provar o que quer que seja tá quieto... tanta má língua por esta terra!

    ResponderEliminar
  6. Sr. Serpa, pode dar tanto destaque a esta notícia, como deu à sua precedente: http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=40033

    "O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) garantiu que a entrega de 10 por cento dos salários pelos trabalhadores do Grupo Alicoop para recuperar a empresa é legal e não há "ilícito contraordenacional grave"."

    ResponderEliminar
  7. Desconhecia a notícia do Sindicato e fez muito bem em chamar a atenção para a dita.

    ResponderEliminar
  8. Bom, esta empresa e a sua história vão fazer parte dos anais da história de Silves tal como a do tempo árabe ou da conquista e reconquista cristã. Lamento pelos trabalhadores honestos que se deixaram levar em " cantigas" mas resolvam os seus problemas sem tanto foguetório! Problemas como os vossos há inúmeros no país e não fazem correr tanta má lingua! Todos sabemos quem são os culpados! Porque é que não lhe chamam pelos nomes na praça pública? Aqui, é fácil!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Resposta ao anónimo de 26/10 às 14.37 Eu já houvi essa lenga lenga de os trabalhadores serem donos da empresa, foi por isso que eu e mais 200 e tal estamos entalados com o BPN.Mais uns tantos na Fábrica do Inglês,rigorosamente a mesma conversa da treta.Também não fomos forçados a fazer nada,como diz.Mas você sabe,que quem não assinasse o empréstimo do BPN, o presidente em reunião disse para todos.Um avião que começa a perder altura por excesso de peso tem que ser aliviado o peso, e o primeiro a ir pela borda fora,é aquele que nada fez para aliviar o avião.Porque não dizem a verdade e estão sempre a dizer o mesmo,que há alguém a querer que a empresa não vá adiante.MAS FUNCIONÁRIOS A FICAREM COM LOJAS, está correcto?Se for só funcionários.....!!!!Assim está bem.Já agora porque ainda não cumpriram com o plano,com o pagamento ao BPN,com a abertura das lojas previstas etc. Também é porque alguém não quer que a empresa vá para a frente?Será também porque o Jorge Calvete não quer? Deixem-se de se armarem em vitimas, porque isso vai ser vosso e cá estamos para ver,de quem são a sociedade que explorou as lojas.E quais vão ser os sócios da futura sociedade.

    ResponderEliminar
  10. Ao anónimo de vinte e seis de Outubro às 15.38....diz ...tanta má lingua por esta terra! Foi por isso que deixou de viver nesta terra? E foi viver para Portimão.Agora ficamos a saber porque se foi embora, foi pela má lingua desta terra.

    ResponderEliminar
  11. AINDA BEM QUE O SR SE IMPORTA COM AS NOTICIAS,PORQUE O QUE ACONTECEU E VERDADE.OS EMPREGOS FORAM PRECIONADOS A ASSINAR ,PORUQE SE NAO ASINASSEM O ASSUNTO DO EMPRESTIMO NAO FICAVA RESOLVIDO.CHANTAGEM ,CLARO QUE AGORA DESMENTEM.

    ResponderEliminar