quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Radiação de telemóveis devem ser medidas nas Escolas do Concelho





A saúde dos nossos Filhos é um bem inegociável.




No passado dia 24 de Novembro de 2009, li um artigo publicado no Diário de Noticias que me chamou a atenção. Referia-se a monitorização da radiação de telemóveis que ia ser medida em 14 escolas de Lisboa durante três meses, no âmbito de um protocolo que foi assinado naquele dia entre a autarquia de Lisboa e o Instituto de Telecomunicações.
Pensei imediatamente no Algoz.
Se existe um lugar que merece tal monitorização, pela proximidade da torre de comunicações ás escolas, pelo perigo que daí decorre para as crianças, é a Várzea do Algoz, onde se situam as escolas que acima identifico.
Sejamos sinceros. Os grandes fabricantes de telemóveis já não podem desprezar o facto de que na nossa sociedade existe uma grande preocupação sobre os efeitos nocivos para a saúde originada pela radiação electromagnética, emitida pelas antenas do sistema de comunicações móveis.
Quem tem filhos sabe do que falo. Será que algum Pai consegue convencer os seus descendentes a não utilizar os telemóveis? Nenhum seguramente.
Mas todos nós, ficamos preocupados quando os meninos passam horas a fios a comunicar entre si com esses instrumentos, e se queixam de uma dorzita de cabeça. Mesmo que não queiramos admitir, temos a sensação de que algo está errado…
Daí que esta Torre em particular e as escolas do Concelho em geral devem merecer a atenção dos responsáveis concelhios nos próximos tempos.
Tanto mais que, a Autarquia, com as suas novas competência em matéria de educação não se pode alhear do problema.
Toda a pressão e mais alguma tem de ser feita de forma a levar o Instituto de telecomunicações a intervir de imediato no nosso Concelho. A saúde das nossas crianças é um bem inegociável e deve estar sempre em primeiro lugar na hierarquia das nossas prioridades.
Pelo que,na última reunião camarária propus que o Instituto de Telecomunicações (IT) fosse contactado para que se proceda e imediato à monitorização da situação dos campos electromagnéticos gerados pelas antenas de telecomunicações de forma a verificar se os limites de exposição são respeitados nas escolas do Concelho, começando-se pelo Algoz, e que essa informação fosse do conhecimento de todos os munícipes.
A proposta foi aprovada por unanimidade, aguardemos a sua execução.

2 comentários:

  1. e não é só a radiação dos telemóveis, a radiação das redes wifi também tem de ser medida!

    ResponderEliminar
  2. E se o município de Silves aderisse?

    www.portaldocidadao.pt/portal/aminharua/situationreport.aspx

    ..permite a todos os cidadãos reportar as mais variadas situações relativas a espaços públicos..

    ResponderEliminar