quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Lamas em São Bartolomeu de Messines. Proposta aprovada por unamidade para o Processo voltar a ser analisado pela DRAPALG e pela AdA.

Na reunião camarária de ontem, aquando do período “antes da ordem do dia” voltei a falar do processo conhecido por Central de Lamas.
Lembrei ao executivo permanente PSD que a proponente Sociedade Biosolum-Gestão de Resíduos Lda tinha aceite as minhas sugestões aquando da última secção de esclarecimento realizada na Junta de Freguesia.
Pelo que, honrando o compromisso aí assumido, propus que fosse novamente solicitado parecer ás duas entidades (DRAPALG e da AdA) que manifestaram reservas, na acta de conferência de serviços (CS) de 06-05-2008, para se saber se o projecto em concreto, aquele que foi apresentado na Junta de Freguesia, já apresenta as soluções que permitem resolver esses reparos.Recordo que o parecer DRAPALG alertava para a necessidade de “ evitar a possibilidade de escorrência de lexiviados para a linha de água que delimita o prédio a Sul, evitando contaminação de outras linhas de água e solos a jusante”. E, entender esta Entidade que “ deveriam ser apresentadas outras alternativas de localização de empreendimentos de depuração de lamas mais distantes das habitações envolventes quer a norte ou a Sueste, as quais distam 1100m a 1200m”, bem como “ deverá também dar-se atenção especial á linha de água existente no limite Sul do prédio”.
Por sua vez, a AdA na mesma reunião de 06-05-2008 alertava ” ainda para o potencial foco de maus odores que uma instalação desta natureza poderá constituir, facto que assume relevância, dada a relativa pequena distância desta instalação á auto-estrada de acesso ao Algarve, em que os ventos de Leste são direccionados á mesma”.
Mas mais importante do que a Auto-Estrada, são as Pessoas que aí residem.
Proposta aprovada por unanimidade.
Ficou também assente que iria ser pedido um estudo de impacto ambiental, conforme proposto pela Presidente da Câmara..

Sem comentários:

Enviar um comentário