terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pêra - Rua Júlio Dinis - Importa que a Junta de Freguesia tome posição.

Nem sempre o tempo permite responder em devido tempo.
Por isso, penitenciando-me pelo atraso, aqui destaco a noticia e o comentário da Junta de freguesia de Pêra que merece ser destacado:
"Custa-nos a acreditar que o Sr. Vereador Fernando Serpa faça comentários sobre uma questão que aparentemente desconhece ou sobre a qual está erradamente informado. A saber: •Este executivo foi convidado em Outubro de 2011 a pronunciar-se sobre a legalização de uma alteração de uma moradia existente há vários anos no cruzamento do arruamento da Urbanização da Cerca com a Rua Júlio Dinis. Pela documentação recebida, não existe nenhuma alteração á implantação do edifício. •Face aos elementos recebidos e verificando que as alterações em nada modificam a implantação existente, entendeu este executivo não ter competências técnicas para analisar questões da responsabilidade dos serviços de Urbanismo, da Câmara Municipal de Silves, de que o Senhor Fernando Serpa é Vereador. •Delibera a C. M. Silves por “unanimidade” em Janeiro de 2012, questionar esta Junta sobre uma nova questão, que tem a ver com o estrangulamento da via da Urbanização da Cerca, provocada por este mesmo edifício, relembramos, existente há vários anos, sem alterações de implantação. Esta é uma nova questão que em nada tem a ver com o que nos foi solicitado anteriormente. •Qual a solução proposta para o estrangulamento da rua? Qual a solução proposta pelo Senhor Vereador Fernando Serpa? Demolir a Habitação? Assuma-o claramente. Face ao exposto, das duas uma, o Senhor Vereador Fernando Serpa desconhece o que claramente está em causa, no fundo uma alteração em altura e redimensionamento interior e ainda não teve tempo para analisar devidamente o processo ou o seu juízo sobre a matéria em causa está condicionado por razões puramente partidárias, o que vem sendo habitual e lamentamos. O Executivo da Junta de Freguesia de Pêra"

Apenas queria lembrar que a Junta, esta ou qualquer outra que, defendo e sempre defenderei o sue envolvimento em assuntos mais delicados que se prendem com a gestão do seu território.
É um Direito que lhes assiste, e para isso foram eleitos.
É certo que não têm técnicos, mas possuem o Bom senso para se pronunciarem sobre a circulação rodoviária.
E, era isto o que se pretendia.
Bastava que se tivessem pronunciado sobre este aspecto que me levou a sugerir o encolhimento da Junta.
Nada tem a ver com a implantação do edifício, pois quanto a este assunto, estou bem informado, até pela minha Colega Vereadora Prof. Lurdes que se trata de um prédio centenário, e sendo assim existe uma figura jurídica chamada de direitos adquiridos que respeito na sua plenitude.
Aspecto esse que consta do processo e foi na altura ponderado pela vereação.
No mesmo sentido, tenho vindo a intervir sobre o edifício retratado nas fotografias, que, estava esquecido e ninguém dele falava…
Já nem refiro a situação vergonhosa da passadeira de acesso á Praia Grande, ou o Plano de Pormenor desta em que em Pêra nunca houve a preocupação de haver uma reunião informativa que, eu saiba…





Por "unanimidade" o executivo da Junta, não emitiu o seu parecer sobre o estrangulamento da Rua, no local onde se situa o prédio com 2 pisos.
Chutou para canto, dir-se-ia em linguagem futebolística.
Mas não se conteve, este executivo. De dedo em risco,com a intensidade de um sopro, "lamentou-se que em assuntos de maior importância para a Freguesia não se verifica essa preocupação unânime em consultar esta Junta".
Por isso, e por mais ainda, é que defendi o regresso do processo a Pêra para que a Junta comunique a sua posição. Esclareça quais os processos em que não foi consultada, quando o deveria ter sido.
Estariam a pensar no Plano de Execução da Unidade Um da Praia Grande?
No processo, em que os proprietários de terrenos incluídos neste Plano de Pormenor, estão por sua conta e risco, sem o apoio da Junta que também os deveria defender?
Se for o caso, ainda estão a tempo de agendar uma reunião na sede da Junta com os Promotores.
Eu estarei presente. Como já estive em todas as reuniões realizadas no Salão Nobre com os proprietários.

E, já agora o que pensa a Junta desta situação que denunciei há cerca de 2 anos?

2 comentários:

  1. Ora então agora alguem se lembrou de vir falar destas ditas ruas que se encontram paradas há bastante tempo , sem se deslumbrar nenhuma solução ! e porquê ? Pois o Presidente da Junta não existe , não lei este blog do senhor vereador , (e se lei pouco se importa ) porque não tem resposta ! foi a vontade dos eleitores de Pera que assim o quiseram , portanto aqueles que votaram no PSD para a Junta de Pera , não se podem queixar desta falta de ordenamento , ruas com dois sentidos ,quando só deveria ter um unico sentido e proibido estacionar nessas ruas de sentido unico , DOIS ANOS PASSADOS E CONTINUA TUDO NA MESMA !

    ResponderEliminar
  2. DOIS ANOS JÁ PASSARAM E IRÃO PASSAR MUITOS MAIS , ENQUANTO O PRESIDENTE DA JUNTA FOR ESSE SENHOR QUE NÃO VALE NADA , HÁ-DE CONTINUAR TUDO NA MESMA , ( MAS O PIOR É QUE ELE PENSA E DIZ ," QUANTO MAIS SE QUEIXAM MAIS EU ME RI DE VOCÊS ) OS PSD SÃO MESMO ASSIM ! ... ...

    ResponderEliminar