quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A manhice de uma Presidente de Câmara

Conforme prometido, passo a exemplificar o grande desafio, gigantesco até que é não embarcar na manhice da Presidente da Câmara Municipal.
No ponto 6.37 da reunião camarária ordinária de 28-10-2009, a Presidente da Câmara, no seu ar charmoso, fazendo crer que nada tinha acontecido no dia 11 de Outubro, ou talvez pensando que os Vereadores não permanentes estavam desatentos ou pior ainda, nada percebiam, nem estavam ali para perceber do assunto, agendou a proposta de delegação de competências, como se de um assunto trivial se tratasse.
Enganou-se!!!!!
Consta da acta camarária, o teor da minha intervenção, como porta-voz da Vereação Socialista:
A Questão de fundo é a seguinte:
A Presidente tem que justificar, o que pretende e porquê é que o pretende. Trata--se de competências da câmara Municipal que este órgão pode delegar na Presidente. Em relação a este assunto, nós não iremos permitir à partida que seja desvirtuado o resultado eleitoral, ou seja, que através da delegação de competências se ultrapasse a vontade eleitoral.

Se a Presidente da Câmara pôr à votação, o PS vota contra.
Apelo, porém, a que haja o bom senso neste assunto e que a Presidente na próxima reunião justifique, alínea por alínea, competência a competência, porque é que pretende a nossa delegação de poderes e como tal, dará tempo para que todos tomem em consciência, a decisão politica que nos irá vincular nos próximos quatro anos, nas matérias constantes nessa delegação.

Vide: Decreto – Lei n.º169/99 de 18 Setembro, em Diário n.º219, Serie I-A de 1999-09-18
http://dre.pt/pdfgratis/1999/09/219A00.pdf




Do exposto decorre:
    • A estratégia da Sr.ª. Presidente da Câmara Municipal de Silves que pretendia inverter o resultado eleitoral, transformando a sua derrota, neste ponto, claro está, em maioria absoluta;
    • O trabalho de casa do Partido Socialista que inviabilizou a materialização de um grave atentado democrático.
    • O adiamento da votação da proposta, confrontados que fomos com o desconhecimento que a Vereadora da CDU manifestou quanto ao alcance e consequências desta impertinente astúcia da Srª Presidente.
    • A minha expectativa em ver qual será a postura da CDU na próxima reunião camarária?

Continuará a CDU a apadrinhar o PSD na partilha do poder concelhio? Aliás, á semelhança do que se passa em todo o Concelho, vide a pagã aliança PSD/CDU nas Juntas de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, Silves e Tunes, bem como na Assembleia Municipal, onde afastaram os eleitos Socialistas.
Ou assistiremos, a um pequeno amuo, tipo arrufo momentâneo de quem vive enamorado em que não querem comprometer a lua-de-mel que deliciosamente vivem.

Sem comentários:

Enviar um comentário