quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Não abdico de continuar a apoiar os trabalhadores da Alicoop.

Uma empresa não se viabiliza sem os trabalhadores.
Por isso, não compreendo nem posso aceitar que alguns ponham em causa a minha luta na defesa de quem trabalhou e não recebeu a devida compensação monetária.
Não receberam e ainda se defrontam com o pesadelo de terem contraído empréstimos em nome pessoal,cujo dinheiro aparentemente nem Lhes caiu na respectiva conta bancária, tendo a Alicoop como avalista. Não nos esqueçamos desse aspecto.
Sendo assim, como poderei parar de os apoiar?
Parece-me justo e um Dever fazê-lo, mesmo que seja o único, lá estarei.
Por isso, pergunto-me se essas Pessoas que têm nome caírem no desemprego, como irão sobreviver, se ainda por cima se defrontam com a amortização de um empréstimo?
È que o assunto só se resolve com dinheiro, ou não será assim?
Como vêem, aí está a razão do meu combate: os trabalhadores e as suas Famílias.
Claro está, tudo seria mais fácil e, talvez, politicamente correcto criticar a Administração do Grupo. Mil e uma razão poderiam ser encontradas. Mas, este não é o momento, nem o local para acerto de contas. Aliás,essa responsabilidade está a ser aferida pelos credores.
E, pelo que tenho vindo a ouvir alguém da CGD persiste em querer a saída do Dr. José António Silva,travando todo o processo, balizando a situação numa rivalidade entre duas Pessoas.
Quanto à viabilização do Grupo Alicoop, a resposta é positiva e dada pela Deloitte que aponta nesse sentido, com a admissão de mais 200 trabalhadores até ao Verão.
Mas a viabilização do Grupo também tem um forte impacto nos pequenos fornecedores da Região que não podem, nem devem ser esquecidos. Esses também contam e merecem a a minha atenção.
Termino este pequeno comentário,esperando que a situação se resolva rapidamente e que seja dado um grande incentivo aos trabalhadores do Grupo com o pagamento dos empréstimos por eles contraídos, através do dinheiro que aí vem.Tanto mais que, nem sequer chega a ser um pinga nos 5,5 milhões de euros.

4 comentários:

  1. Ninguem põe em questão o apoio aos trabalhadores da Alicoop,considerar a exigência da saida do sr.José Antonio Silva uma rivalidade entre duas pessoas,é na sua opinião,analisar com rigor e imparcialidade esta situação?

    Não estará o dr. Serpa a ser demasiado benevolente em relação à administração da Alicoop?

    Porque não apura as responsabilidades na forma como foram contraidos os empréstimos pelos trabalhadores?

    Dr. Serpa toda esta situação é demasiado suja para estar a ser tratada de forma tão benevolente,o sr. como politico eleito e defensor dos trabalhadores e suas familias,ao invés de estar a encobrir os responsáveis pela desgraça de centenas de familias,deveria apoiar o afastamento do sr. Silva,e defender os trabalhadores divulgando a forma como esses empréstimos foram contraidos.

    Para quando uma atitude imparcial,de tranparência e de resposta às questões que lhe colocamos?

    Não adianta afirmar que está do lado da população,quando na realidade a sua atitude demonstra o contrário,quem o dr. Serpa está aqui a proteger é a administração,os responsáveis pela desgraça de centenas de familias.
    Não insulte o povo Dr. Serpa!

    ResponderEliminar
  2. Em relação ao anónimo do dia 9, apenas lhe peço que perguntem aos trabalhadores da Alicoop o que pensam do meu trabalho. Não falo em apoio.
    Alías, ainda ontem, Sexta -Feira, na minha intervenção, como Vereador no plenário dos trabalhadores, chamei frontalmente o assunto á discussão, na presença de todos:
    da administração, sindicatos, tabalhadores e comunicação social.
    O anónimo teria tido essa coragem?
    Como vê, é por dentro com lealdade que se resolvem os problemas.
    E, até fui elogiado pela Administração e aplaudido pelos trabalhores...o único aliás.

    ResponderEliminar
  3. A Deloitte não é uma empresa qualquer e viabilizou o Grupo, certo?
    Enganaram-se? O tempo o dirá...
    Como me deve já conhecer, estaja onde estive, digo sempre o que me via na Alma, com lealdade e correcção. O último exemplo ocorreu no plenáro de ontem, quando na presença de todos levantei o assunto dos empréstimos contraidos pelos trabalahdores.
    Quer melhor exemplo de independência?
    O engraçado para si é que este assunto se vai resolver...

    ResponderEliminar
  4. Dr Fernando Serpa tem agora uma boa oportunidade para demonstrar que defende verdadeiramente os trabalhadores da Alicoop. É opor-se determinantemente contra a suspenção temporária dos contratos de trabalho dos cerca de 380 trabalhadores!!! isso não passa por uma habilidade do "habilidoso" gestor Sr José António Silva... É obrigá-los a consumarem os despedimentos e pagarem as respectivas indeminizações previstas na lei!!!! Suspeder os contractos de trabalho em Março é endoçar as responsabilidades à Segurança Social com o pagamento dos subsídios de desemprego e deixar o trabalhador sem que os seus direitos sejam cumpridos na integra, pois aqueles postos de trabalho nunca mais serão retomados.
    Não sei o que andam por ai a fazer os sindicatos e os arautos defensores dos trabalhadores!!! se calhar a fazer favores aos Sr Silva. Ou serão tão ingénuos que não percebem estas "habilidades" da família SiVa Soares?

    ResponderEliminar