terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Reabilitação Urbana da Frente Mar Poente de Armação de Pêra.











Nos princípios deste ano, questionei o executivo permanente sobre a situação das obras na Frente Mar.
Confesso que tinha ficado seriamente preocupado com algumas anomalias que se encontram bem visíveis nas fotografias que junto.
Na altura, estava convencido que a obra já tinha sido entregue á Câmara Municipal.
Propus assim, e foi aceite por quem manda na Câmara Municipal que a Comissão de Vistorias fizesse o levantamento das irregularidades para eventual desencadeamento das garantias prestadas pelo Empreiteiro.
Puro engana. A obra ainda não tinha sido entregue.
Não sabia. O que até é natural, mas que a Vereação não soubesse, não acredito…
Ou, talvez, tenha havido um mal entendido da minha parte.
Seguramente, é disso que se trata.
Refiro que ao solicitar a intervenção da Comissão de Vistorias, fi-lo no pressuposto que atrás enumerei. Nada mais pesou no meu pensamento.
Nunca, pretendi ultrapassar, ou desvalorizar, quem, na Autarquia tem acompanhado e fiscalizado a obra. Aliás, não é demais salientar e enaltecer o empenho e dedicação destes Funcionários públicos que sempre têm manifestado na estrita defesa do interesse público.
Estranho, porém, é o silêncio da Junta de Freguesia... como se nada se passasse.

Mas qual, não foi a minha surpresa, quando na última reunião camarária, fui confrontado, não com o levantamento do estado actual da obra, mas sim com um pedido de pagamento de trabalhos a mais que ora divulgo.
O que me mereceu a seguinte intervenção, registada em acta:
Demonstramos que existiam algumas anomalias na obra através da reportagem fotográfica. Tínhamos pedido há mais de um mês que os serviços fizessem um levantamento exaustivo. Tudo, para dizer que, pese embora a obra ainda não ter sido recebida, a Vereação pretende ter conhecimento do estado em que a mesma se encontra e de quem é a responsabilidade na sua reparação.
Naturalmente que os nossos Serviços de Fiscalização da obra que tão bem têm desempenhado essa função e com competência, poderão esclarecer o que ora pedimos.
Daí que, estranhamos que essa informação não tenha vindo à Câmara Municipal, e em seu lugar sejamos confrontados com o pagamento de trabalhos a mais no valor de € 219 299,19.
Logo, voltamos a insistir nesse pedido, ao abrigo da alínea s) do nº 1 do artigo 68 da Lei169799 de 18 de Setembro, na redacção dada pela Lei 5-A/2002 de 11 de Janeiro. O que deverá ser respondido antes da próxima reunião
”.
A haver trabalhos a mais, como a informação dos Serviços refere, têm de ser pagos. Sem dúvida.
Como Vereador, assiste-me porém, o Direito de conhecer o estado da obra, no presente.
Aguardo assim as informações solicitadas.

8 comentários:

  1. Sr. Vereador esta obra causou estragos nas habitações dos residentes que nunca foram reparados, ficaram todos os acabamentos junto ás habitações entregues aos proprietários, rejuntamentos e tubos de saida das águas das varandas abaixo do nivel do chão, quem teve dinheiro para pagar os arranjos assim fez, quem não pode ficou com os estragos.
    A C.M.S. funciona assim, este desrespeito pelos contribuintes do concelho não é novidade para ninguém.
    Os valores que são pagos são um verdadeiro luxo, já a obra em contraste é um verdadeiro lixo.

    ResponderEliminar
  2. PALHAÇADA. Demonstra a incompetência da oposição. Fala e escreve sem antes procurar ser esclarecida. Não tenho a melhor opinião dos funcionários públicos, mas os políticos conseguem surpreender-me pela incompetência e pela demagogia, apresentando argumentos farsolas e utilizando fotografias desactualizadas. Ser político deveria equivaler também a ser sério na intervenção pública, entre outros atributos esquecidos.

    ResponderEliminar
  3. Esta obra deixa muito a desejar, descaracterizou toda a zona nobre de Armação de Pêra, está tudo em péssimo estado,a pedra que colocaram no chão não tem qualidade, está cheia de nódoas, tudo em avançado estado de degradação, uma vergonha.
    Ainda falam em prémios!!!
    Sinceramente, isto só pode ser uma brincadeira de mau gosto,enquanto andarem a brincar com os dinheiros públicos desta forma não andamos para a frente.
    Quando é que os políticos começam a ser responsabilizados ?

    ResponderEliminar
  4. O sr que falou antes certamente que se enganou quando falou na destruição de um azona nobre de Armação de Pera... O que tinha de nobre e característico? seria o estacionamento selvagem? seria a falta de passeios onde circular enquanto se disfruta da paisagem? seria do Espelndoroso e "bonito" mini-golfe?
    pode não ser uma obra perfeita, pode não estar de acordo com os gostos pessoais de todos, e pode até estar a ser mal cuidada,mas temos de reconhecer que Armação de Pêra está muito, mas muito melhor depois destas obras! Arranje-se o que esta mal, rectifique-se o que esta menos bem!O pior destas obras e não terem sido feitas ha muito mais tempo! Os politicos devem ser responsabilizados sim senhor! mas nem tudo o que fazem esta mal feito

    ResponderEliminar
  5. Armação de Pêra ficou muito melhor???
    Em que aspecto???
    A obra foi mal planeada o problema de estacionamento é uma catástrofe que afecta os residentes e os comerciantes.
    A única coisa que ficou bem melhor foi o clube da terra, que é a grande máquina de propaganda PSD de armação de Pêra e que viu garantida uma fonte de rendimento, ilegal, pois cobravam selváticamente estacionamento a todos os que não tinham alternativas.
    Isto não foi mau, foi péssimo, que futuro tem uma terra turistica sem solução para o estacionamento?
    Estamos entregues a incompetentes, essa é a realidade, o que interessa se a vila ficou mais bonita, na sua opinião, se em termos de funcionalidade as coisas pioraram bastante?
    Quais deveriam ter sido as prioridades dos responsáveis pelas profundas alterações que esta obra impôs aos residentes?
    A zona nobre da vila, onde estão as ruas mais caracteristicas, como a rua dos Araços, a Rua do mar, etc,sabe onde ficam?
    Pois é, foi retirada a calçada Portuguesa e colocada no seu lugar laje de baixa qualidade, gostou???
    Eu não, acho criminoso o que foi feito, considero que descaracterizou e consequentemente empobreceu toda a zona.
    Armação de Pêra ficou para trás, graças à incompetência de quem geriu a requalificação da frente mar, que deveria ter tido o seu inicio, com a construção dos parques de estacionamento que estão previstos de acordo com o POOC.
    Agora acabou, o espaço dos estacionamentos já não existe, mas isso pouco importa...
    Ficou bonito, o resto são pormenores, é isso????

    ResponderEliminar
  6. Não há palhaçada alguma mas sim rigor na informação.
    Aliás, irei voltar ao assunto em post separado.
    Muito seriamente, digo que não irei deixar passar a situação em branco.
    As fotografias estão actualizadas e o relatório da fiscalização fala por si.
    Remeto portanto, para que o futuro post.
    A partir daqui que , cada um assuma as suas responsabilidades e que o faça da peito aberto e cara descoberta.

    ResponderEliminar
  7. Aliás, estamos todos convidados a visitar a Vila de Armação de Pêra para se ver, no local, o estado da obra.

    ResponderEliminar
  8. O que interessa são os estacionamentos... que interessa é que os turistas levem o carro para dentro dos restaurantes, talvez até para a praia... A funcionalidade que apregoa é a funcionalidade do comodismo, daqueles que querem tudo sem dar nada em troca,... O estacionamento de Armação de Pêra é mais facil que em Albufeira, que na Praia da Rocha e (digo-o com cohecimento de causa ). e não consta que o turismo se ressinta dessa falta... Quem.visita uma localidade turistica como Armação de Pera quer disfrutar da zona junto ao mar, sozinho ou em familia, descansado e sem medo de atropelos... infelizmente, hoje,o mais caracteristico de Armação é apenas a sua praia e frente de mar, tudo o resto foi descaracterizado irremediavelmente, Armação de Pêra renasceu com esta obra,e só não o vê quem não quer.,Quanto ao material utilizado,eu tb preferia mármore....
    Quanto as ruas caracteristicas, elas não são apenas calçadas portuguesas nomes tipicos e estacionamentos à porta, elas são quem nelas habita, e são esses que as caracterizam ou descaracterizam.
    Ficou melhor, o resto é politica! e como não sou politico...

    ResponderEliminar