domingo, 9 de janeiro de 2011

Obras da frente-mar em Armação de Pêra.












Em primeiro lugar, pretendo manifestar publicamente, o meu agradecimento pelo excelente serviço público que o BLOG da Cidadania está a prestar ao nosso Concelho.
A notícia que se segue, bem como os documentos foram daí retirados.
Reza a história que "há tão poucos meses executadas, as obras da frente-mar, evidenciam já os efeitos de uma execução negligente. Não é a primeira vez que nos referimos aos defeitos da obra.Recordamos que, durante a execução das infraestruturas, depois de detectarmos práticas incorrectas e não aconselháveis, chegámos a receber de cidadãos que recolhiam imagens, denuncias acerca de tentativas de impedimento de fotografar, por parte de responsáveis intermédios da obra.Hoje, pelo que está à vista, comprova-se, em parte, aquilo que se adivinhava com tal atitude de "censura" às imagens.São os abatimentos da calçada, em resultado de deficiente compactação do solo, são as poças de àgua, consequência de falta de drenagem adequada, etc... E isto é o que está à vista.
A fiscalização da obra, para cuja minúcia várias vezes reclamámos, foi, no mínimo tímida, para os mais moderados. Para os mais inflamados, revelou, no mínimo, temor reverencial, pela sociedade empreiteira.
Seja o que fôr que tenha sido, uma coisa parece ser evidente, caso tivesse sido rigorosa e firme a fiscalização, não se verificavam à vista desarmada os defeitos que se constatam.
...
Salvo se se reclamar e com veemência as garantias a que a empreiteira está obrigada. Mas será que, apesar de, patentemente, se justificar o accionamento das garantias, a C.M. de Silves (Dona da Obra) já o fez? Ou será que o irá fazer?"

Pois bem, pela gravidade da situação, visível nas fotografias, propus e foi aceite por quem manda na Câmara Municipal que a Comissão de Vistorias fizesse o levantamento das irregularidades para eventual desencadeamento das garantias prestadas pelo Empreiteiro.
Pretendo que seja a Comissão de Vistorias por serem profissionais competentes e com os necessários conhecimentos técnicos.
Naturalmente, a seu tempo, o documento será tornado público.
Estranho é o silêncio da Junta de Freguesia... como se nada se passasse.

22 comentários:

  1. Meu caro,
    parece-me exagerado pretender crucificar uma camara inteira, por uns abatimentos numa obra daquela envergadura. Só que nunca fez nada pode criticar estes incidentes, mas enfim, tudo vale para vexar e mal-dizer, tudo vale....

    ResponderEliminar
  2. Não se trata de "crucificar" mas apenas exigir responsabilidades ao empreiteiro, se for o caso. Ou será que as garantias pela boa execução da obra, estão lá para constar?
    Será também que não posso exercer o meu Dever de fiscalização na Câmara, e olhe que não é de hoje...pode levar tempo, mas os resultados aparecem.

    ResponderEliminar
  3. Caro Dr. Serpa,

    Para mim é mais do mesmo, se passar por outros locais do concelho onde foram executadas obras, veja o jardim "João de Deus" em Messines, encontrará o mesmo. Refiro isto com mágoa e pesar, e lamento que apareçam ainda anónimos a querer tapar o sol com a peneira. Lembro que a câmara de Silves possui uma secção de obras que deveriam fiscalizar estes trabalhos e verificar se tudo está de acordo com o projectado...

    ResponderEliminar
  4. Não são apenas "uns abatimentos numa obra daquela envergadura"...

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Será que o Vereador Rogério lei este blog.?
    deveria ler ver as fotos , (ele que gosta tanto de tirar fotos e mandar tirar ) depois fazia uma comparação com as dele ! tenham verganha e façam alguma coisa por esta Freguesia que bem mereçe ! Esse senhor Vereador Rogério chegou aqui sem saber ler nem escrever para instrutor de ginastica , ao menos poderia se interessar mais pela freguesia que o acolheu !
    TENDO A CÃMARA UMA SECÇÃO DE OBRAS , O SENHOR VEREADOR DEVERIA AO CHEGAR A SILVES ,CHAMAR À ATENÇÃO , MANDANDO VERIFICAR LOGO (URGENCIA) VERIFICAR O QUE SE ESTÁ PASSANDO !

    ResponderEliminar
  7. Os fiscais da Cãmara, regra geral, só se preocupam em fiscalizar obras das quais advenham lucros ilícitos!!!! Toda a gente sabe disso!!!!

    ResponderEliminar
  8. No tocante aos fiscais, deixem-nos em paz pois, mesmo que contrarie algumas almas mais sensíveis, tenho por eles a melhor das opiniões.
    Publiquei o comentário sobre o Vereador Rogério para que não continuem a dizer que estou sempre a protegê-lo.
    Mas como tenho por ele Amizade, está tudo dito.

    ResponderEliminar
  9. Sendo o Drº Serpa amigo do Vereador Rogério podia dizer-lhe para ele olhar melhor pela freguesia que lhe deu a mão !
    depois há um ditado que diz "dis-me com quem ondas e dirte-ei quem és !"

    ResponderEliminar
  10. Parece que existe algum déficit de informação.

    ResponderEliminar
  11. O sr. vereador tem respeito pelos fiscais???
    Quais fiscais???
    O PESSANHA???
    Não perca tempo a fazer este tipo de afirmações,até lhe fica mal.
    Concerteza não sabe o que se passa, já que tem tanto respeito pelos fiscais diga a esse sr. para ter um pouco de educação e para tratar os municipes deste concelho com respeito,somos nós que lhe pagamos o ordenado!
    Sinceramente sr. vereador, defender uma pessoa com a conduta deste sr. Pessanha fica-lhe muito mal, esse homem devia ir para o "olho da rua"!

    ResponderEliminar
  12. Quais são os fiscais da Cãmara que o srº Vereador Serpa , em Armação de Pera conhece ? refere-se ao srº Pessanha ? Bem tanto o srº Pessanha + o Vereador Rogério , Armação de Pera tem estado bem servido ! Basta ir lá para os lados aonde estão fazendo (como quem diz) o campo de futebol e o resultado está bem visivel , olhe srº Vereador traga a Armação de Pera também a Vereador de S.B.Messines para (pelouro do desporto ) todos juntos em Armação de Pera a coisa assim vai-se resolver logo !

    ResponderEliminar
  13. Consta que poderá ir fiscalizar obras em Marrocos.
    Será?

    ResponderEliminar
  14. SE exite algo a apontara algum funcionário, seja ele fiscal ou não, agradecia que se assumissem e avançassem com factos concretos, assumindo a Autoria.
    Se o não fizerem, isso apenas revela intenção difamatória, que não posso aceitar.

    ResponderEliminar
  15. De que adianta avançar com factos concretos?
    Eles tem a "faca e o queijo na mão",os municipes estão à mercê deste tipo de gente.
    Não me diga sr. vereador que nas sessões de camara nunca assistiu a queixas de municipes em relação à conduta imprópria dos fiscais!
    Sabe o que acontece depois???
    Chega de hipócrisia,protejam os municipes.

    Depois vem com conversas intimidatórias a a argumentar intenção difamatória para calarem o povo,descaramento vergonhoso.

    ResponderEliminar
  16. Não há dúvida que estamos no lamaçal.
    O FMI pode injectar fundos, mas não nos tira da miséria moral em que caímos nos últimos anos.
    Vamos ter fé de que as coisas irão mudar para melhor a bem dos nossos filhos.

    ResponderEliminar
  17. Em Armação de Pera o Drº Serpa não venha com essas conversas de assumirem (quando o srº é que tem de assumir e dizer quem são os fiscais bons e os menos bons ) o Drº tem por obrigação de saber melhor que nós ! ou então levanos a perguntar o que vão fazer nas reuniões de Cãmara ? Não veêm porque não querem ! isso é grave !

    ResponderEliminar
  18. A sorte dos fiscais é " a intenção difamatória" que nos impede de os denunciar... porque aqueles que os subornam também precisam e deixam-se levar e, assim sendo, adeus testemunhas! Mas não seja tão ingénuo... Só lhe fica mal!

    ResponderEliminar
  19. Se não vêem, é grave.
    Se vêem e depois nada é feito, pior ainda...
    E, de momento, mais nada digo...

    ResponderEliminar
  20. Olhe, que de ingénuo tenho pouco...
    Chegará o momento de revelar outros aspectos.

    ResponderEliminar
  21. Quem é o melhor funcionário autartiquo do Algarve?O mais eficiente,o mais zeloso, o mais sério,o mais funcional, o melhor dos melhores.

    ResponderEliminar
  22. Nós em Armação de Pera ficamos satisfeitos saber que o senhor não tem nada de ingénuo , mas às vezes parece !
    Quando vem defendendo pessoas que o senhor Vereador tem por obrigação conhecer melhor que todos , revolta as pessoas da terra !
    Acha correto essa senhora de S.B.de Messines que diz ser de Marketing, responsavel pela area do desporto , levou meses sem ir á Cãmara recebendo o vencimento e deixou Armação de Pera nesta miséria , o senhor Rogério que vive cá , nunca chegou a reclamar a situação hà senhora do Marketing !

    ResponderEliminar