sábado, 8 de janeiro de 2011

Associação de Pescadores de Armação de Pêra. Todos estamos irmanados na defesa da comunidade piscatória.









Merecem o nosso apoio, no mar e em terra.
No passado dia 5 de Janeiro a Associação de pescadores de A. de Pêra reuniu pela, segunda vez, com a direcção da Docapesca para negociar o protocolo que vai ser assinado por ambas as partes, que tem como objectivo manter a nossa Lota a funcionar como posto de recepção e transporte do pescado.
No seguimento de proposta que fizera na última reunião camarária de 2011, a Autarquia fez-se representar pelo Dr: Rogério Pinto e por mim próprio. Infelizmente a Drª. Rosa Palma não pôde estar presente por motivos de doença. Caso contrário lá estaria, sem margem para dúvidas.
O Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Fernando Santiago, também honrou a sessão de trabalho com a sua presença, a convite da Associação de Pescadores.
Tudo como vêem num espírito apartidário, todos irmanados na defesa da comunidade piscatória.
Recebidos pela directora da delegação sul da Docapesca, Engª Helena Cardoso, saímos da reunião animados com a certeza de que os pescadores irão ter melhores condições de trabalho. Para tanto, a Srª. Directora da Docapesca deixou bem claro que é imprescindível que a Associação adquira uma carrinha para o transporte do pescado, tendo a Câmara Municipal já apresentado a devida candidatura.
Com a celebração do protocolo, a comunidade de pescadores da vila de Armação de Pêra poderá ver garantida uma nova caminhada sem as privações que há muito condicionam a sua diminuta qualidade de vida.
Daí também ser fundamental ficar resolvido o acesso ao gelo, sem condicionamento de horários, bem como a existência de uma sede com condições de trabalho que permita reunir e receber dignamente os seus associados.
Ficou claro para a Docapesca, Câmara Municipal e Junta de Freguesia a importância de apoiar os pescadores da Vila de Armação de Pêra, ainda mais nos difíceis tempos que vivemos e nos que se avizinham…
Saiba assim, a Associação estar á altura dos desafios.
Estou plenamente convencido que tal acontecerá.

6 comentários:

  1. O importante é a C.M.S. e a junta de freguesia estarem interessados em amparar esta comunidade,até agora não fizeram nada.
    A lota e os pescadores são encarados como um obstáculo a derrubar e não a ajudar.
    Atenção,esta é a verdade.

    ResponderEliminar
  2. A Comunidade Piscatória de qualquer localidade merece o apoio e o respeito de todos.
    É constituída por pessoas que arriscam, diáriamente, suas vidas para, com o fruto do seu esforço, contribuirem para o bem estar de todos nós.
    É preciso criar condições dignas para essa gente.
    Nada de enganos e de malabarismos, porque os enganados seremos todos nós.
    A Autarquia deve pensar na criação de condições de segurança sanitária para os produtos da pesca, ao mesmo tempo deve proporcionar programas de formação para essas pessoas que no dia a dia de arriscam suas vidas.
    A Câmara deve contribuir para a divulgação do Programa de Financiamento Promar (http://www.drapalg.min-agricultura.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=96&Itemid=2<<<) ,
    que se destina a apoiar projectos das comunidades piscatórias.
    A Câmara deve pedir a intervenção do Governo para a criação dum molhe de protecção e de um cais acostável para as embarcações, que garanta um mínimo de condições de segurança.
    Tem que existir uma política de proximidade para com a Comunidade Piscatória.

    A bem da Comunidade.

    ResponderEliminar
  3. PARA O PEDRO DO BAR A LOTA SAIULHE O EUROMILHÕES,VIVENDAS COM PISCINAS,CARROS,JIPES FÉRIAS NO ESTRANGEIRO E OS PESCADORES DE TANGA EM ARMAÇÃO DE PERA.

    ResponderEliminar
  4. Sr. vereador a C.M.S. não quer ajudar os pescadores,em Armação dePêra todos sabem disto.
    Fizeram as barracas porque a isso foram obrigados,toda a zona está ao abandono,as barracas foram um golpe que deram a esta comunidade.
    São os pescadores que sustentam tudo aquilo,sózinhos,sem apoios nem da C.M.S. nem da junta.
    O sr. vereador sabe que através do Promar,estes homens poderiam ter acesso a todas as condoções para trabalhar condignamente?
    Há em todas as situações que envolvem as necessidades desta comunidade uma gestão muito maldosa por parte de quem nos representa.Não é dificil,nem caro, para a C.M.S. fazer mais e melhor, se ainda não fizeram é porque, pura e simplesmente,não querem.
    Não lhe parece negligente e irresponsável que esta comunidade ainda não tenha acesso ao gelo?
    Venha ver de perto a realidade desta comunidade, totalmente sózinhos.
    Acredita que consegue alterar a vontade de quem nos representa?

    ResponderEliminar
  5. A C.M.S. tem andado a tratar da limpeza das palmeiras,a zona da praia dos pescadores está mais limpa e mais bonita.
    Sinais de alguma preocupação, foi o sr. vereador que lhes deu um "empurrão" ou finalmente essa gente está a tomar consciência das obrigações que tem de cumprir?

    ResponderEliminar
  6. É bem verdade que a Lota é mais para o Pedro que para os pescadores e para a população da vila.O homem até resolveu fechar o acesso aos duches da lota e fazer da área a sua despensa.
    É uma pena que A. de Pêra tenha à frente da junta de freguesia pessoas que permitem este tipo de abusos,o que se passa na Lota é uma vergonha!
    Os pescadores do concelho de Silves não tem direitos!
    Esse Pedro, vai de férias para o estrangeiro?
    Imaginem as figuras,deve ser neste tipo de individuos que se inspiram as piadas a gozar com os portugueses.
    Uma vergonha!

    ResponderEliminar