sexta-feira, 13 de maio de 2011

Alicoop/ Alisuper-Proposta aprovada por unanimidade.

Pelos considerandos que falam por si, a Vereação Socialista apresentou ontem na reunião camarária, a seguinte proposta que foi aprovada por unanimidade.
Sugeri que as Pessoas que em Maio do ano passado estiveram em Lisboa, aí se deslocassem novamente.
O tempo está a acabar e importa assim esclarecer situações, em local próprio e por quem de direito.

PROPOSTA
Pedido de agendamento de Reunião com a Administração do BPN em Lisboa
Considerando as recentes noticias sobre a venda do Banco BPN que deverá ocorrer até ao próximo mês de Julho;

Considerando que, em recente reunião realizada no Salão Nobre desta Câmara, os Administradores do Grupo Alicoop/ Alisuper, informaram a Vereação de que estavam em divida 4 prestações dos empréstimos contraídos pelos trabalhadores para financiarem a Entidade Patronal;

Considerando que alguns trabalhadores informaram os ora subscritores que a sua situação junto do referido Banco se mantinha inalterada;

Considerando que se avizinha o fim do subsidio de desemprego para a maioria dos ex-trabalhadores e quando tal acontecer torna ainda mais difícil a sua situação, para não dizer insustentável.

Impõe-se a realização de uma reunião com a Administração do Banco BPN para ser feito o ponto de situação dos empréstimos, nomeadamente :
- se estão a ser liquidados e por quem.
- se o BPN, nos termos do plano de recuperação reviu a sua posição de forma a considerar tais empréstimos como sendo do Grupo Alicoop/Alisuper e não empréstimos particulares subscritos pelos trabalhadores, como já o Tribunal já se pronunciou.

52 comentários:

  1. Mais uma vez tenho que agradecer o seu empenho por esta causa, e á restante vereacção.O prazo para admitir a totalidade dos trabalhadores está aterminar,e nada.Isto para não falar que era preciso mais 50 trabalhadores, para abrir as lojas todas.E o ministério publico não pede responsabilidade a esta gente? Será que ter advogados com nome na praça, se consegue tudo?Ai os trabalhadores com os empréstimos do bpn,cmo irão sobreviver sem trabalho, sem indmenizações e co a divida por pagar.Só neste país isto é possível.

    ResponderEliminar
  2. O que posso acrecentar, reside no facto que toda a Vereação, incluindo a Srª. Presidente, está empenhada em resolver o assunto do BPN.
    Neste assunto, estamos todos juntos. Ainda mais se não se conseguir nada desta vez, duvido que lá se chegue.
    Tanto mais que o inglés fugiu ao casamento.
    Aguardo assim, que a amrcação da reunião se faça o mais depressa possível.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Sr. Vereador
    Entendo e desculpe a franqueza chegou a altura de deixar de criar falsas expectativas aos trabalhadores. Todos as promessas e cenários que lhes foram prometendo estão todas por cumprir! E basta ir ver o estado das poucas lojas que estão abertas e a «miséria» das lojas ainda encerradas, para ver que é impossível retomar funcionamento.
    Só se aparecesse alguém que entrasse no mínimo com 10 milhões de euros!
    Afinal o inglês fugiu! Só quem não conhecesse o dossier e não visse o estado das lojas e armazéns é que embarcaria no processo.
    Infelizmente e como disse o anónimo de 11 Maio às 2252 só quem tem advogados com nome da praça é que vai «aguentando» esta farsa! Mas sabem quanto já receberam esses advogados? Tentam saber este valor e o da Deloitte! A PLMJ que até esta na berra por causa dum outro processo em julgamento.
    E quem vai pagar à PLMJ? Será com o património das empresas quando forem liquidadas, ou seja retirando verbas do que haveria para compensar determinadas entidades incluindo os trabalhadores; ou seja assim sem pagar do seu bolso o patrão contrata bons advogados para o salvarem da cadeia!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia a todos, especialmente aos trabalhadores.
    Vamos tentar de uma vez por todas, fazer ponto situação Alicoop:
    • Não há Inglês
    • Não há bancos
    • Não há IAPMEI
    • Não há outros investidores
    • Em resumo não há dinheiro para cumprir o Plano de Viabilização de 30 Junho de 2010 que supunha um perdão de dívida de 50% e um pagamento dos restantes 50% em 13/14 anos.
    • Para além da dívida antiga antes insolvência, há agora a dívida pós insolvência e que em meados de 2010 já era de cerca de 6 milhões de euros, isto sem estarem fechadas as contas do grupo de 2009; actualmente e porque após 30 Junho praticamente nada foi pago, a dívida pós insolvência deve ser agora de talvez 8 ou mais milhões de euros.
    • Para além disso a tal empresa criada pelos amigos do patrão – Terra Exclusiva, já tem também grandes dificuldades de tesouraria e já tem problemas pelo menos com senhorios, fornecedores e talvez trabalhadores e já tem também ameaças de insolvência!
    • Os 330 mil euros do IAPMEI foram para ajudar a pagar rendas e a fornecedores, como C. Tuta disse publicamente. Ou seja já acabaram
    • O número de trabalhadores das lojas foi diminuído e alguns tiveram que voltar ao F. Desemprego; há lojas com 2 ou 3 pessoas apenas.
    • Os poucos trabalhadores que estão ao serviço estão a receber os pequenos salários com atraso de 15 ou mais dias.
    • Mas os antigos directores e associados do patrão continuam a ir a almoçaradas, usar telemóvel, usar carro e combustível, tudo pago pela empresa. Ou seja os trabalhadores que esperem e aguentem; aos senhores nada pode faltar.
    • E há alguns a receberem salário por inteiro, como já aqui foi dito.
    • Isto para não falar do antigo patrão e da mulher (a tal que segundo comentário anterior, chega atrasada e muda de vestido todos os dias!)
    • Pelos vistos e ao contrário do que disseram ao Vereador não pagaram nada ao BPN e estão pelo menos 4 prestações em atraso.
    • As lojas que disseram que iam abrir, nada concretizaram; segundo o plano de viabilização nesta altura já deviam estar abertas cerca de 45 a 50 lojas ou mesmo mais até às 65 no total. Estão abertas 15? Em Setembro de 2010 estavam abertas 11 lojas; daí até hoje abriram apenas mais 4!!!!
    • As lojas estão com imensas faltas de mercadoria, sem falar no nível de preços. Há prateleiras e prateleiras vazias; a fruta e legumes estão murchos e podres; a carne está negra. A imagem, limpeza e apresentação das lojas é sofrível ou mesmo má. Há algumas com faltas de equipamentos para atender aos pedidos dos clientes.
    • As lojas ainda fechadas têm fachadas degradadas, com ferrugem, vidros partidos, reclamos estragados, falta de pintura, etc, etc. Ou seja o custo para eventual reabertura será elevadíssimo; os equipamentos estão em falta ou avariados e degradados; para os substituir é necessário um grande reinvestimento. A tal nova imagem para as lojas não existe.
    • Os armazéns estão cheios de sucata; as viaturas idem; o armazém de Messines até mete dó; um investimento criminoso do patrão e do comercial.
    • São por isso necessários muitos milhões.

    ResponderEliminar
  5. (Continuação do anterior)

    • Exemplo disto tudo é a loja de V. de Lobo – existe na porta ao lado e a funcionar uma loja do Jaffer’s; o senhorio desta e da Alisuper é o BPI. Estava previsto que o Jaffer’s fechava quando o Alisuper reabrisse; já lá vão 9 meses e não fechou! Porquê? Porque o BPI é um dos bancos credores (faz parte da Comissão de Credores) e não acredita na viabilização da Alicoop e por isso mantém o outro aberto, para não correr o risco de não ter nenhum.
    • Agora disseram que apresentaram um novo plano de viabilização à Comissão de Credores! E os trabalhadores não são credores? Já lho mostraram? Ou é apenas conversa e não apresentaram nada ou «levaram com os pés» dos credores? Contem a verdade aos trabalhadores.
    • Conclusão deste articulado: ESQUEÇAM ALICOOP!
    • Mas eles, os tais amigos e associados do patrão, já se precaveram com as oranginas e outras alternativas!
    • E conforme alguém já disse estão a delapidar património de tal modo que brevemente nada haverá para indemnizar os credores incluindo indemnizar os trabalhadores; a Macral, a Alisuper e a Geneco não tem qualquer património - ou seja os credores desta levam zero.
    • Só a Alicoop tinha algum património em Junho de 2009, que tem sido delapidado, mas é nesta empresa que estão os amigos do patrão, ou seja para estes haverá algum património para os indemnizar. Mas como a dívida pós insolvência aumentou, NESTE MOMENTO NÃO DEVE HAVER NADA PARA DISTRIBUIR SEJA A QUEM FOR.
    Por hoje é tudo; brevemente escreverei sobre a Fábrica do Inglês / Alicoop e sobre o último ano cá dentro da Alicoop; pois acreditem que ainda existem verdadeiros profissionais atentos, para pelo menos «controlarem» esses senhores e avisarem todos os trabalhadores.
    Temos dados e sabemos o que se passa.

    ResponderEliminar
  6. Em relação ao comentário do dia 13 as 23.02
    Comparo este blog ao programa da SIC de desporto "DIA SEGUINTE" em que o responsável do programa não consegue intervir aos estúpidos comentários feitos pelos seus comentadores.
    Querem la ver que a mulher do antigo/atual patrão concorreu para o programa da TVI "PERDIDOS NAS TRIBOS" que não pode mudar de roupa quando quer! Já agora proíbam a senhora de tomar banho também.
    DR PAGUE O EMPRÉSTIMO DOS FUNCIONÁRIOS E DEIXE-OS FALAR.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde
    Parece que ninguém acrescentou nada ou contestou os nossos comentários de dia13 Maio.
    Como prometemos estamos de regresso com o tema Fábrica do Inglês / Alicoop / Dr. J. António.
    Recentemente neste blog houve pelo menos uma pessoa a defender acérrimamente o Dr. J. António e as acções de «beneficência» e outras do mesmo género que dizem ele fez para engrandecer Silves.
    Outros há que em ar de gozo defendem uma estátua para ele junto a D. Sancho. Vamos ao que interessa - factos.
    O Dr. J. antónio não meteu a título pessoal qualquer verba na F. Inglês; quem o fez foi a Alicoop; DIZEM (mas não devem andar longe da verdade)que esta tem cerca de 2 milhões de euros no capital da F. Inglês e depois meteu mais dinheiro/prestações suplementares de mais 5 milhões; ou seja um total de 7 milhões.
    Mas como todos sabemos a Alicoop já tem dificuldades financeiras pelo menos desde 2007 e mesmo antes fou sobrevivendo à custa de empréstimos bancários e de dívidas aos fornecedores.
    Queremos com isto dizer que o dinheiro da Alicoop na F. Inglês não era da Alicoop nem muito menos do Dr. J. António. Se quiserem comparar é semelhante à situação actual de Portugal; o Governo pedia dinheiro aos bancos e depois gastava-o sem preocupações, seja em obras, projectos, despesas de toda a ordem, etc. Quando os bancos pararam de emprestar, entramos em crise e agora quem vai pagar são todos os portugueses.
    Com a Alicoop na F. inglês e noutras associações do mesmo tipo, foi igual; o Dr. J. Ant. começou a meter dinheiro em diversoas entidades/negócios que não era dele, mas sim dos bancos e dos fornecedores. Quando estes pararam de emprestar porque a dívida já ia em mais de 80 milhões, acabou-se o dinheiro e os PROJECTOS.
    Isto de fazer flores com o dinheiro dos outros qualquer um faz, o problema é quando aparece a conta e alguém tem que pagar! Na Alicoop vão pagar os bancos (mas estes hão de recuperar junto dos depositantes, empresas, etc.) os fornecedores (os grandes também o hão de recuperar - o problema são os pequenos fornecedores regionais que já fecharam ou vão fechar) e os trabalhadores - estes nunca vão recuperar nada!
    Bendito Dr. J. António pelas flores que fez! Os trabalhadores bem lhe podem agradecer.
    E para cúmulo de tudo isto, ainda conseguiu (com ou sem chantagem) pedir emprestado dinheiro aos trabalhadores - 1,7 milhões - para tapar buracos por ele criados.
    Beneficiência e outras acções deste tipo feita à custa do dinheiro de outros, é muito fácil! Qualquer Dr. J. António o faria! Mas pessoas conscientes, correctas e bons profissionais e gestores nunca o fariam deste modo!
    Pensamos ter contribuído para a estátua junto a D. Sancho!

    ResponderEliminar
  8. Boa e oportuna análise sobre a "notável" obra deixada a Silves pelo José António, perdoar-me-ás o esquecimento do dr.Aqui fica o DR.
    Merece a estátua, sim senhor. Tem é que ser maior que a do D. Sancho, porque o Dr. José António obrou mais e melhor.

    ResponderEliminar
  9. Ao anónimo de treze de Maio, parabéns pela forma como descreveu alguma história que é verdadeira.Quanto á F do Inglês você so mencionou o dinheiro aplicado pela Alicoop,mas também houve empregados da Alicoop a quem o Drº falou maravilhas do projeto. E conseguio convencer alguns a aplicar as suas poupanças na Fábrica.E como não ficou satisfeito também ( forçou em reunião com os trabalhadores) a assinarem os papeis do BPN.Não sei se são muitos ou poucos mas sei que são alguns que estão nessa situação.Ele no entanto passou a casa para o nome dos filhos e foi para Portimão. PORQUE SERá???

    ResponderEliminar
  10. Existe muito boa gente entalada por esse cavalheiro.
    Pessoas ingénuas que, de boa fé, foram na canção!

    ResponderEliminar
  11. Boa noite a todos especialmente aos Trabalhadores da Alicop, Alisuper, Geneco e Macral.
    Apesar de todos ou quase todos estarem contra o Dr. J. António e a sua claque, de reconhecerem que foram enganados e aldrabados por esse senhor, diríamos mesmo que moralmente e deontologicamente, o que ele fez aos trabalhadores com o empréstimo ao BPN e parece na Fab. Inglês é INACEITÁVEL e só merece um fim: CADEIA!!!!!
    Também o ele ter, segundo comentário anterior, transferido todo o património e não apenas a casa, para nome dos filhos ou da sogra e de ter fugido para Portimão, diz bem do calibre de tal senhor.
    Por isso não entendemos do que os trabalhadores estão à espera para o acusarem na justiça de todas as manipulações e aldrabices que fez.
    Não esperem mais, pois a Alicoop como já falamos NÃO TEM QUALQUER HIPÓTESE DE SOBREVIVÊNCIA.
    E quanto ao comentário sobre a esposa do patrão, não pretendíamos fazer qualquer referência a título pessoal, antes reafirmar que se fosse uma grande profissional e gestora, tendo sido na Alicoop entre outras funções, directora geral, directora administrativa e financeira e de rec. humanos, não teria permitido que a empresa chegasse ao que chegou e que o marido fizesse as asneiras que fez; ou seja é aliada e conivente com ele!
    Temos que correr com eles e levá-los à JUSTIÇA!

    ResponderEliminar
  12. Há pelos vistos quem pense estar bem informado mas continua a rebater sempre as mesmas frases feitas e a basear-se em dados falsos e/ou a deturpar a realidade.

    Como é que pode dizer que a dívida gerada pós insolvência é de 6 ou 8 milhões? Explique, é que não dá mesmo para entender pois a banca não meteu nem mais um cêntimo e as dívidas a fornecedores pos-insolvência são por de mais reduzidas. Foi você que emprestou?

    “Terra Exclusiva, já tem também grandes dificuldades de tesouraria e já tem problemas pelo menos com senhorios, fornecedores e talvez trabalhadores e já tem também ameaças de insolvência!”. Sabe, a Terra exclusiva tem vivido desde há um ano com um capital de apenas 500 mil euros. Ora, com 500 mil euros e tendo arrancado apenas quase no final do verão do ano passado, tendo-se perdido a maioria da receita do verão, já muito se tem feito e esmifrado com apenas 500 mil euros. Qual é a surpresa? Se o dinheiro não abunda as dificuldades existem sempre. Você tem alguma máquina do BCE para imprimir notas? Tem alguma solução mágica? É que falar é sempre fácil, o difícil é resolver!!!

    “há lojas com 2 ou 3 pessoas apenas.” Há lojas que trabalham perfeitamente com 2 ou 3 pessoas no Inverno. Onde quer chegar? Arranjam as coisas mais normais e banais para lançar questões inexistentes! Enfim, é a falta de verdadeiras questões para pegar.

    Chegar ao ponto de dizer que há alguém que muda de roupa todos os dias, como se não fosse algo de normal ou como se a pessoa não tivesse direito a ter roupas, é absurdo e inqualificável!

    Só é possível abrir mais lojas com mais capital homem, enxergue isso e deixe de atirar areia para os olhos das pessoas tentando enganá-las e dando ideia de que tudo tá errado.

    Pode afirmar que tem dados e que sabe do que se passa mas a verdade é que se soubesse mesmo não dizia os disparates que diz, ou se o diz mesmo sabendo, é pessoa de má fé, como já nos vem habituando.

    “O Dr. J. antónio não meteu a título pessoal qualquer verba na F. Inglês; quem o fez foi a Alicoop; DIZEM (mas não devem andar longe da verdade)que esta tem cerca de 2 milhões de euros no capital da F. Inglês e depois meteu mais dinheiro/prestações suplementares de mais 5 milhões; ou seja um total de 7 milhões.”

    Lá está você, de novo e para mal dos seus pecados, a guiar-se pelo que “DIZEM”. Pois fique sabendo que o Dr. J. António investiu a título pessoal na Fábrica do Inglês, tal como outros 200 e tal accionistas na altura. Que a Alicoop é um accionista de relevo da Fábrica também nunca foi segredo, onde está, uma vez mais, o elemento surpreendentemente ou incriminatório?

    Dizer que a Alicoop só sobreviveu de financiamentos é completamente descabido, pois a Alicoop sempre teve a capacidade de os pagar e honrar. Gerava receita suficiente para tal, até ao momento em que os bancos exigiram amortizações de dívidas à cabeça que eram insuportáveis. A Alicoop ainda em 2008 amortizou 15 milhões a bancos.

    “Isto de fazer flores com o dinheiro dos outros qualquer um faz, o problema é quando aparece a conta e alguém tem que pagar! Na Alicoop vão pagar os bancos (mas estes hão de recuperar junto dos depositantes, empresas, etc.)”

    Olhe que bonito, a sua casa também deve ter sido construída com financiamento e o senhor provavelmente também a comprou com financiamento. E sabe que mais, o dinheiro que o banco lhe emprestou também não era do banco, ou também não sabe? Eram dos depositantes do banco e dos credores do banco, sejam outros bancos ou o BCE! Isso tirou-lhe a legitimidade de ter a casa? Hoje em dia apenas 8% do dinheiro que os bancos emprestam é que é mesmo deles, o resto nada é deles, é lhes emprestado! O sistema bancário é o maior sistema de pirâmide alguma vez construído, com a diferença de que está legalizado e funciona com recurso a regras e muitas vezes com o contribuinte a arcar com as perdas!

    Falar sem ter responsabilidades e sem ter decisões nas mãos sempre foi muito fácil…

    ResponderEliminar
  13. SÓCRATES, (o outro, o filósofo) dizia:
    "É pior cometer uma injustiça do que sofrê-la, porque quem a comete transforma-se num injusto e quem a sofre não."
    A justiça é lenta, atrasa-se mas não falta.
    Pode falhar.
    Nada de precipitações e condenação na praça pública.

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde
    Queremos agradecer ao Dr. J. António as explicações que deu ontem às 2235!!! Tem direito à defesa como qualquer cidadão ou a um bom advogado.
    Essa explicação de que os bancos é que foram uns bandidos e que lhe impediram de continuar a verdadeira saga de enganar tudo e todos é mesmo explicação de um verdadeiro artista!
    Mas nada nos diz sobre o modo como enganou os trabalhadores com o empréstimo do BPN! O QUE TEM A DIZER SOBRE ISTO?
    E essa de dizer que pessoalmente meteu dinheiro na F. inglês, não diz quanto? 1 euro? 100 euros? mil euros?
    E mesmo que fossem 10.000 não era difícil retirá-los da Alicoop e metê-los na F. inglês!

    ResponderEliminar
  15. Bom dia
    Bonito comentário o do anónimo de 18 de maio de 2011, pelas 18 horas e vinte minutos.todos gostaram de ler, daí que sugiro apresente provas no tribunal e vá fazer queixa.

    ResponderEliminar
  16. boa tarde caros colegas estou dando resposta ao comentario do dia 18-5-2011 22:35. o anonimo escreve bem e mija direito deves ir a csa dele calçar os chinelos para ele não se esforçar até me vieram as lagrimas ao olhos tem pena dos colegas de trabalho que foram enganados a torto e a direito,só teem 4 prestaçoes em atraso étudo MENTIRA nunca pensei que houveso colegas com latas de POMADA PARA SER UM LEMBO-BOTAS. tambem é mentira que todos eles PR. e dirs. se divorciaram na altura da inssolv~encia por hoje é tudo mas há MAIS.

    ResponderEliminar
  17. Em resposta a este pseudo anónimo das 22h35 de 18 Maio, sugiro-lhe que leia a pág 98 do Plano de Insolvência da soc. de adv. PMLJ e nos diga qual o valor da dívida pós insolvência - uma coisa era a dívida quando foi requerida por um fornecedor a insolvência e que era de mais de 80 milhões de euros.
    Essa dívida pós insolvência e sem estarem fechadas as contas das empresas de 2009, era à data de Maio de 2010 «««««estimada»»»»»» pelos serviços admnistrativos da alicoop (a mulher do patrão)em 4 milhões e 340 mil euros. Daí para cá com o fecho de contas e com o aumento da dívida do Fundo de Garantia salarial, não deve ficar muito abaixo dos tais 8 milhões que já referimos (não esqueçam que estamos a falar de 2 anos depois da data em que foram estimados).
    Portanto e se for necessário enviamos a quem o desejar cópias do plano de insolvência e do plano de viabilização, onde a soc. de advogados PMLJ e a consultora Deloite, demonstram preto no branco o caos da gestão do patrão e seus muchachos ao longo dos anos e as razões porque a Alicoop chegou ao ponto a que chegou!
    E chega de atirarem as culpas para cima dos outros, ou que se inventam inverdades, que não se conhece a realidade, etc. etc.
    Expliquem-nos esses documentos, ou estes também são inverdades?????

    ResponderEliminar
  18. Então defensores do antigo patrão, calaram-se?
    Ou precisam de estudar bem os documentos?
    O que vão dizer aos trabalhadores no dia 26?
    ERA UM ÓPTIMO dia para lhes apresentarem as passagens e mapas mais interessantes dos referidos documentos!!!!!!

    ResponderEliminar
  19. Quando o senhor Passos Coelho ganhar as Eleições em Silves , todos os trabalhadores da Alicook e campª estão safos , tudo se resolve ,começa haver dinheiro há farta , até o Drº Serpa vai ganhar algum !

    ResponderEliminar
  20. Só queria fazer uma pequena observação ao anónimo do dia 18 de maio ás 22:29, "os grandes culpados são os bancos".
    .Os investimentos em trás os montes
    .Os investimentos em Santarém
    .Contratação de pseudo-gestores
    .Investimentos em jornais regionais,empresas de informática
    .Exportações de mercadoria para Moçambique
    .Etc.....Etc.....Etc....
    .A culpa é dos bancos
    Como dizia o outro,a culpa é sempre dos outros.

    ResponderEliminar
  21. A CULPA FOI E É DOS INCOMPETENTES QUE GERIRAM TODO O GRUPO DURANTE ANOS , COM LAVAGEM DE DINHEIRO POSSIVELMENTE HÁ MISTURA ! O DRº JOSÉ ANTÓNIO DE CERTEZA NÃO VAI PEDIR A NINGUÉM PARA FAZER A MESMA VIDA QUE FAZIA !

    ResponderEliminar
  22. Então o patrão e os seus acólitos calaram-se?
    Não contestam relatórios da PLMJ ou da Deloitte? Perderam o pio?
    Quando se confrontam com elementos concretos e independentes e que constam do processo no tribunal de Silves, nada tem a opor? Ou não querem correr o risco de alguém os por a circular?
    Vá preparem-se para o countdow final na reunião de dia 26! Ou desta vez vão dizer que há 1 chinês para investir? Ou o Khadafi? Parem de mentir e de criar falsas ilusões aos trabalhadores, BASTA OS ENGANOS A QUE OS LEVARAM.

    ResponderEliminar
  23. Para complemento do que atras foi dito,direi que quando se contrata para pagar favores,normalmente aontece isto,em 2002 entraram em geito de uma excursão,30 vendedores,em enginheiro que passava o tempo a ler o record online,mais não sei quantos chefes,mais 20 viaturas,gastou-se dinheiro numa camara frigorifica no armazém de silves depois desmontou-se tudo outra vez,quem será que ganhou com isto???dos tipos que entraram nesta fornada de amigos do patrão,nenhum era competente,só veio aumentar o nºde clientes da fabrica,pois só desta maneira conseguiam ter clientes,as viagens ao brasil com os amigos,as viagens a espanha,etc...porque será que a partir destas nomeações a empresa começou a deixar de pagar aos fornecedores??quem souber que diga...

    ResponderEliminar
  24. Boa Tarde
    O nosso colega é que tem razao. Vamos fazer uma empresa e comprar a alicoop. Vamos tornar-nos empresarios. Assim ensinamos o patrão e a mulher do patrão a gerir o negócio. Pode ser que tenhamos sorte e arranjamos credito nos bancos, para não acontecer ao que aconteceu à Unicofa ( serão também maus gestores?), o que aconteceu ao Supermercados AC Santos ( outros maus gestores) aos supermercados da Cooplisboa ( Mais maus gestores), à papelaria Fernandes( Mais outros para se juntarem ao rol) Nós é que vamos conseguir combater as grandes superficies, vamos saber fazer negócios e certinhos. Até vamos comprar O Continente....e a seguir o Pingo Doce. Bora lá....E se fomos enganados pelo patrão é porque não soubemos dizer não. Essa de que quem não assinasse o BPN era despedido, não cola. Se eramos todos tão bons não tinhamos medo de nada. Somos é uma cambada de burros. Não percebemos nada de negócios. Só somos treinadores de bancada. Difamar e humilhar os outros é que é bom. Por isso é que o nosso gevernante José sócrates é o maior......

    ResponderEliminar
  25. “Portanto e se for necessário enviamos a quem o desejar cópias do plano de insolvência e do plano de viabilização, onde a soc. de advogados PMLJ e a consultora Deloite, demonstram preto no branco o caos da gestão do patrão e seus muchachos ao longo dos anos e as razões porque a Alicoop chegou ao ponto a que chegou!”

    Oh amigo sabe porque é que já nem lhe respondem? É que o que você diz que está nos relatórios não corresponde ao que lá está mesmo. A malta perdeu de certeza a paciência de responder a abutres. Nenhum dos relatórios refere que a gestão foi danosa ou mal conduzida.

    E também lhe pergunto tal como o anterior comentário, o ACSantos está em insolvência, a Cooplisboa, Pluricoop etc estão em insolvência, a Unicofa está em insolvência, há outro grupo em grande dificuldades. Será tudo gente mafiosa como vocês tanto querem fazer querer em relação à Alicoop? Vocês não nos enganam... aliás, vocês para estarem supostamente tão bem (leia-se mal) informados, é porque então participaram também na gestão e agora que correram convosco estão a criticar do lado contrário, não é?! Xico espertos estes

    Além disso continuando vocês a falar e a inventar "as viagens ao brasil com os amigos,as viagens a espanha,etc" só mostram o ridiculo a que chegam. É o vale tudo para difamar, incluindo mentiras..

    ResponderEliminar
  26. Frescas: Alicoop vai ser transferida para Marte onde não existe corrupção entre amigos ou inimigos, os marcianos são verdes ou dizem mas uma coisa é certa eles na comem.
    Jsilveira

    ResponderEliminar
  27. Bom dia colegas,
    Pelo menos, ficamos a saber que afinal o dinheiro, entrou na empresa, ao contrario do que o colega paulo ferro andou a dizer.
    Se desta fro de vez, pelo menos vamos dormir mais desconsados sem o BPN.

    ResponderEliminar
  28. Essa de que o dinheiro não tinha entrado na empresa (e ficou provado que entrou, como não seria de esperar outra coisa!) foi apenas 1 dos 1000 exemplos de como muito se tem mentido e insultado certas pessoas.

    A verdade vem sempre ao de cima e esta é uma lição para aqueles que estão sempre a falar mal de tudo e todos e a acusar sem provas e sem razão, apenas com base na má língua.

    Há quem muito tenha avisado por aqui das mentiras que se têm dito e esta é a prova. Mas infelizmente sempre houve, há e haverá gente interessada em disseminar a mentira e difamar os outros.

    Felizmente, a verdade é só uma e mais tarde ou mais cedo ela aparece.

    ResponderEliminar
  29. BOA TARDE CAROS COLEGAS VENHO POR ESTE MEIO PEDIR QUE ME DIGAM O QUE É QUE SE PASSOU NA RUNIÃO DE ONTEM PORQUE SOU DO SOTAVENTO E NÓS ESTAMOS ABANDONADOS PELA COMIÇÃO DE TRABALHADORES HÁ NOVIDADES OU NÃO. OBRIGADA

    ResponderEliminar
  30. Agradeço ao colega, que deu a cara e provou que o dinheiro entrou na empresa, mas o presidente ou a direcção é que o devia fazer e nao o fez.
    O colega paulo ferro devia de ter vergonha, andou a enganarnos,pois, já era mau ficarmos com o esprestimo, seria ainda pior se o dinheiro ter sdo desviado para outras contas, como ele nos andou a dizer e que até tinha provas, se fosse a ele nunca mais aparecia numa reunião, ele até já não é funcionário.
    Os colegas, aqui do sotavento, não foram, mas numa próxima queremos estar presentes.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  31. Desculpem lá voltar a intervir.
    Então o relatório da PMLJ e da Deloitte não prova e não diz que houve gestão danosa? Quem afirma o negativo é que nunca os leu! Ou que o plano de viabilização feito pelo antigo patrão éra uma treta para enganar os credores e o juiz e que a Deloitte preparou os dados que o referido patrão lhes indicou e a Deloitte assinou! E sabem onde trabalham 2 filhos do antigo patrão? Na Deloitte!
    Ou querem que o Administrador de Insolvência diga o que em diversas reuniões disse acerca do antigo patrão?
    As viagens ao brasil, os passeios, os vendedores, etc, etc, isso não interessa para nada. todos sabemos que o antigo patyrão rera mau gestor, incompetente, que andava na lua, etc.
    O que interessa é a situação actual e futura, se é possível fazer algo, como resolver o problema BPN, como não aldrabar os trabalhadores relativamente aos direitos que tem sobre a massa falida, etc.
    O resto é treta! e é falando sobre treta que o apatrão e os amigos querem que os trabalhadores percam tempo, enquanto eles se tentam safar, fazer negociatas e ainda tentar sacar mais algum!!!

    ResponderEliminar
  32. Resumo da reunião do dia 26-5-2011 isto para aqueles que não foram.Alicoop tem um comprador que dizem ser do norte é um Sr com várias empresas enchidos presuntos Fiambres frutas etc.algumas pessoas que foram á reunião dizem que este empresário fica com alguns funcionários da alicoop, paga 20 por cento ou 20 dias por cada Ano não compreendi muito bem da indemnização( quem ficar será paga a prestações).Quem pagou ao BPN terá que pedir o reembolso.E terá que começar do zero,A filha do empresário é que vai tomar conta da parte financeira.
    Dizem que o Guido vai fazer parte!

    A outra versão é que não á indemnizações para ninguêm dito pelo sindicato, e que o empresário não quer nenhum funcionário e só paga 15 por cento da divida BPN.
    Isto é o que circula neste momento.

    Mas o tribunal tambêm manda,Espero que os senhores do sindicato estejam muito atentos porque o subsídio de desemprego esta acabar para muitos e esses muitos já tem uma idade que não é fácil entrar no mercado do trabalho defendam os direitos a uma eventual indemnização justa.
    por hoje é tudo JSilveira

    ResponderEliminar
  33. Afinal em que ficamos: segundo o vereador transmitiu o possível comprador - Nogueira e Barroco (Frutas) de T. os Montes e que também tem empresa de enchidos - Fumados do Douro,não ia assumir a responsabilidade de tudo e pagar ao BPN e devolver os que estes já tinham pago e ainda pagar-lhes os créditos que os trabalhadores tinham de salários em atraso?
    Vou transcrever o que o vereador escreveu neste blog - ««««« Diz quem esteve presente que, o ponto alto da noite se verificou durante a intervenção do presidente da comissão de viabilização Dr. João Saúde, quando referiu, que a Comissão se encontrava a negociar com um potencial comprador das sociedades insolventes que assumiu à partida o pagamento integral dos créditos contraídos pelos funcionários junto do BPN.
    No caso de empregados que por motivos pessoais tenham anteriormente pago algumas das prestações, serão também os mesmos ressarcidos desses montantes.
    Mais disse que o BPN emitirá na altura própria uma declaração que ilibará o funcionário de qualquer responsabilidade actual ou futura sobre os créditos.
    Foi ainda referida a possibilidade de vir a ser efectuado um pagamento a título indemnizatório a cada um dos funcionários, deduzido do montante correspondente ao que for o perdão total da divida aprovado pelos credores em reunião a ser marcada.
    Retenha-se ainda o compromisso da Comissão de Viabilização em agendar nova reunião logo que tenha conhecimento da data da reunião de credores para aprovação deste novo plano de negócio.
    Excelentes notícias para todos»»»».Fim citação.
    E não era só a Nogueira e Barroco, pois estes dizem que são uns espanhóis!!!!!!
    Agora já existem diversas versões; não devia a pseudo actual administração e os tais compradores reunirem com os trabalhadores / comissão de credores / tribunal e dizerem preto no branco o que vão fazer?????
    Ou seja um dia é uma coisa, no dia seguinte outra, etc. Onde é que estão os MILHÕES para avançar com isto? Porque são mesmo muitos milhões - 40 milhões da dívida anterior, 8 milhões da dívida pós insolvência e talvez 7 ou 8 milhões para recuperar lojas, equipamentos, sistemas, e mercadoria? Sabem quanto tem que assumir responsabilidades quem «comprar»? cerca de 55 milhões!!!!!!
    E se isso for verdade o que não acreditamos, essa do Guido - EL CORTADOR - ficar não é só ele! Também o patrão a mulher e os amigos! Os trabalhadores esses que se amanhem!
    E sabem que este Nogueira e Barroco já o ano passado quis comprar o grupo por muito menos - cerca de 5 milhões e só as melhores lojas e sem assumir as dívidas antigas e na altura o J. Saúde e o patrão não quiseram!
    Tanta TRETA para nada!

    ResponderEliminar
  34. Uma outra informação importante: a Terra Exclusiva já tem inúmeros atrasos de pagamentos a trabalhadores, fornecedores e rendas a senhorios! Bonita gestão!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  35. Para o comentário de 31 de Maio. A forma constantemente caluniosa, rancorosa e vingativa, sempre contra mesma pessoa, diz muito sobre a sua parcialidade neste caso.

    Espelho disso mesmo são as acusações infundadas e sem provas, sempre contra as mesmas pessoas. Ainda gostava que nos esclarecesse onde é que os relatórios dizem que houve gestão danosa. Se você consegue ler isso, então deverá voltar à primária, pois não aprendeu a ler português. Aliás, sabe o que significa gestão danosa? E sabe as consequências disso? Não deve mesmo saber, pelos vistos. Não é algo para se dizer de ânimo leve, pois na sua óptica qualquer gestor de uma empresa falida é culpado de gestão danosa.

    Você está a fazer outra acusação muito grave contra uma entidade bastante credível, uma vez mais sem fundamento ou prova. E lá pelo que referiu, nada tem uma coisa a ver com outra, pois a Deloitte é uma empresa com mais de 20 anos em Portugal e que emprega para cima de 1400 pessoas em Portugal.

    Aliás, constata-se desde já uma grande incoerência no que você diz.

    Primeiro diz que a Deloitte nos relatórios disse que houve gestão danosa do antigo patrão, depois já diz que o plano da Deloitte foi feito pelo antigo e ainda insinua que os filhos trabalham na deloitte como se isso tivesse alguma influência. Então em que ficamos?

    Para umas coisas o relatório da deloitte serve para acusar de gestão danosa, para outras coisas já diz que foi feito pelo patrão?

    Muito se contradiz você! Aqui se nota toda a sua vontade de dizer mal, independentemente da verdade.

    Viagens ao Brasil? Pagas por quem? Se alguém foi ao Brasil ou à china não foi pago pela empresa com toda a certeza e cada um é livre de fazer o que quiser com a sua vida pessoal. Tanta invenção e deturpação com o único objectivo de difamar e enganar as pessoas. Se calhar você foi o único a lá ir e ninguém sabe de nada…

    Mas o que é que interessa o que o Administrador de Insolvência diz sobre alguém que apenas conheceu a partir do processo de insolvência? O que interessa o que diz esse senhor quando ele andou em negociatas pela porta do cavalo a tentar levar a empresa para a liquidação e não a apoiar a recuperação? O que interessa o que diz um senhor que colocou mil e um entraves do arco da velha ao processo de recuperação em vez de ajudar e agilizar tudo? E você quer saber o que muitas pessoas, inclusive de outras empresas, dizem acerca do Sr. Administrador de Insolvência Jorge Calvete? Olhe, tenha cuidado com o que diz ou não vá o tiro sair-lhe precisamente pela culatra… é que esse senhor…a justiça o dirá..

    Olhe, sabe o que é que é treta? É a sua conversa. sabe que o ministério público arquivou todas as acusações contra o antigo patrão que alguns funcionários tinham feito por considerarem que tinham sido “enganados”? Essa conversa já não cola amigo. Ninguém foi enganado e desta vez é a justiça que o disse!

    Retrate-se

    ResponderEliminar
  36. Em relação á Terra Exclusiva, o meu ordenado de Maio, já esta na conta, e não me devem nada, aqui nas lojas, todos tem os ordenados em dia. Em relação ao fornecededores, o que está a faltar, parace que é dinheiro para poder comprar mais.
    Em relação ao Drº Saude e ao Sr Tuta, não tem feito nada, tambem de politicos não se pode esperar nada, o melhor seria passarem a pasta a outros ..............
    a gente so precida de produtos para vender.

    ResponderEliminar
  37. Parem de lavar roupa suja e contribuam para recuperar a empresa!

    ResponderEliminar
  38. Sabe que a justiça neste país não leva os criminosos para a choldra, por vezes têm que ser feita justiça pelas próprias mãos.
    Aliás não é por acaso que muitos desses criminosos são acompanhados por seguranças, por sabem bem o que fizeram.
    Mas deixe que os trabalhadores passem mesmo dificuldades, quando acabar o subsidio de desemprego e não houver dinheiro para indemnizações, que quero ver onde vai parar essa cagança toda...

    ResponderEliminar
  39. Talvez tenha sido esse administrador de insolvência um dos poucos a fazer frente ao José António e a contribuir para que o reguebofe abrandasse.
    Muito se fala dele, o que é certo no fim de contas é que se a empresa tivesse sido liquidada naquela altura já se tinham poupado 6, 7 ou 8 milhões de Euros, que pelos comentários anteriores, são as actuais dividas da massa.
    A afirmação das negociatas por fora é muito engraçada para quem não percebe que as vendas em processos de insolvência têm que revestir e revestem a máxima transparência, não devendo ser por acaso que esse Sr. gere muitos dos mais importantes processos do país e ainda agora ficou com a gestão do processo da Cooperativa Habitacional Silvense.
    Não se esqueçam que quando ele chegou as empresas estavam insolventes com, penso, cerca de 80 milhoes de dividas.
    Não nos atirem areia para os olhos.
    Existem colegas com a vida desgraçada sem saber o que lhes vai acontecer.
    Assumam as responsabilidades e assima de tudo resolvam o problema recuperando a empresa... não vá o tal Administrador de Insolvência acabar por ficar cheio de razão e quem o critica ter que sair pela porta pequena.

    ResponderEliminar
  40. Olá a todos os intervenientes qualquer que seja a facção ou posição que defendem.
    Gostei muito do comentário anterior sobre o Administrador de Insolvência - um dos poucos ou o único que desde o início fez frente ao antigo patrão! E que o tentou por na ordem! Depois com a entrada do J. saúde e dos políticos, tudo se tornou mais difícil para ele e por tabela para que se encontrasse uma solução que ajudasse os trabalhadores e penalizasse os responsáveis anteriores.
    Seria ótimo que esse Administrador de Insolvência nos esclarecesse sobre a tal questão da «IRREPREENSÍVEL GESTÃO» do anterior patrão - ou seja os outros todos que não ele é que são culpados e também do actual ponto de situação do processo o que está a preocupar muito os trabalhadores.
    Além do tal negócio - com várias versões - do Nogueira e Barroco e dos espanhõis, é verdade que vão propor um perdão da dívida, agora não de 50%, mas sim de 75%!!! Ou seja todos os credores incluindo trabalhadores perdem 75% dos seus créditos!
    Sr. administrador esclareça-nos p.f. de todas as tramóias e artimanhas que andam a tramar e de qual a sua estimativa/visão do que vai acontecer com a Alicoop; pois dia a dia a dívida vai aumentando!

    ResponderEliminar
  41. O El CORTADOR grande gestor, sócio da orangina não diz nada! Ou anda aos caídos para apenas sacar mais algum com a ajuda do J. Saúde, C. Tuta e J. António?
    Esperamos que o Administrador de Insolvência nos explique como o J. António comprou a Macral e quanto pagou e passou a pagar em rendas; o mesmo para a Geneco.
    Ou seja a mania das grandezas fê-lo comprar empresas por preços elevadíssimos e sem hipóteses de rentabilizar essas compras com as vendas e margens qaue faza! Idem para as rendas que aceitou pagar aos senhorios; ou será que nestes esquemas de compras e de rendas, houve fugas de dinheiro? Se isto nãoé gestão danosa, que outro nome lhe devemos dar?
    E o investimento no armazém de frutas de Messines? obras e equipamentos que nunca foram utilizados e ainda por acabar! Quem foi o responsável por isso? J. António e o El Cortador? Não foi gestão danosa para a empresa? Para eles acreditamos que não deve ter sido!
    Aguardamos que administrador de Insolvência nos explique tudo de uma vez por todas.
    E quanto ao J. Ant, J. saúde, C. tuta, El Cortador e outros apaniguados não vale a pena perder mais tempo com eles! Os factos falam por si: dívidas de 80 milhões, mais 8 milhões de dívidas pós insolvência, dívidas da Terra Exclusiva, empréstimo ao BPN, estado actual das lojas, etc. etc.
    O que querem inventar mais em sua defesa? QUE SÃO OS MAIUORES DO MUNDO?

    ResponderEliminar
  42. Resposta: ao anonimo 2-06-2011 ás 01:02
    E sabem que este Nogueira e Barroco já o ano passado quis comprar o grupo por muito menos - cerca de 5 milhões e só as melhores lojas e sem assumir as dívidas antigas e na altura o J. Saúde e o patrão não quiseram!
    Tanta TRETA para nada!
    isto é verdade,acham que alguem vai dar agora uma fortuna por um monte de sucata e indemnizar alguem?quanto ao colega que já recebeu o salário de Maio está com muita sorte porque muitos ainda na le viram a cor.
    Jsilveira

    ResponderEliminar
  43. amigo, se não recebeu, é porque não esta a trabalhar, nos ultimos meses, sempre recebemos nos primeiros dias de cada mês.

    ResponderEliminar
  44. Se calhar tás feito com o tal administrador. Também recebete comissões?...Tanta inteligência. porque não se candidataram a ajudar o J.Antonio?
    Será que foi sempre tão burro? E quando recebiam acima da tabela e mais um salario por ano? A memoria é curta..... enfim país de m... O sócrates é que era bom. calem-se e tenham tento na lingua...

    ResponderEliminar
  45. ´BOA TARDE, por onde anda o tal investidor que tudo continua igual?Não se vê nada de novo as lojas continuam fechadas se alguém souber alguma coisa,agradecia uma imformação pois os senhorios continuam a seco esperando uma palavra do tal investidor que não existe para pagar as rendas que estão por pagar há anos,alguém anda a brincar... quem será? obrigado desde já.

    ResponderEliminar
  46. Há muita boa gente que gostava de saber,eu acho que eles agora só estão á espera de uma coisa já que querem o perdão de tudo e de todos ,eles agora esperam uma Amnistia,assim começam do Zero com os bolsos cheios e o pequeninho que se arranhe.Meu rico Salazar para muitos ele deveria voltar,se eu só tenho dinheiro para mini não comprar um Audi.

    Jsilveira

    ResponderEliminar
  47. Em resposta a alguns senhorios digo uma parte dessas lojas não vão abrir nunca eles estão só a brincar com os senhorios para que não cedam as lojas a outros e percam território,isto faz parte do jogo.

    Jsilveira

    ResponderEliminar
  48. Verão que as lojas abrirão no Verão de um dos próximos anos.
    Esperem o próximo Verão e verão a nova insígnia.

    ResponderEliminar
  49. Hoje deu na televisão que alicoop quer abrir mais 10 lojas até ao 24 de este mês o comprador é o tal empresário do norte, eles dizem bem queremos!!!.....mas será ou é mais uma manobra para ganhar tempo.porque as que estam abertas coitadinhas alêm de não terem produto quem paga aos fornecedores.
    não vão dizer que são assim tão rápidos depois de tanto tempo parados.Eu acho que esta noticia saíu porque alguêm copiou todos estes comentários desta página sobre alicoop e enviou para vários jornais do Algarve e partidos.Todos estes comentários podem conter alguma mentira mas teem muita verdade.

    Jsilveira

    ResponderEliminar
  50. Recebi hoje este comentário,de que retirei a parte final, por poder ser entendido como difamatório:

    Muito boa tarde a todos, esta será talvez a minha penúltima divulgação.
    Depois de ter conversado com o cesp sempre é verdade que Alicoop vai abrir 10 lojas, mas é só até Setembro para aproveitar o Verão fazer algum dinheiro para tapar um pouco a divida, Não Há COMPRADOR.
    Há sim um contracto de três meses para quem vai trabalhar para essas lojas em nome da Terra Exclusiva 500 euros salário base e 2,5euros de subsídio de alimentação digam lá que maravilha. Todos aqueles que estão a receber subsídio de desemprego são obrigados aceitar desde que os seus salários base que recebiam noutra empresa sejam igual ou inferior ao oferecido pela (Terra Exclusiva). Quem tem um salário base superior não é obrigado aceitar.
    Isto é válido para todos os funcionários da Alicoop e não só por isso eu digo que quando acabar o tempo do subsídio de desemprego?
    Deixo-vos aqui uma dica tentem arranjar nas épocas de muito trabalho um contracto de três meses suspendam o desemprego e voltem ao fim do contracto, prolongando assim o subsídio por mais tempo, não dando oportunidade a esses Senhores de gozar com os pobres.
    Outra dica: grupo sonae 520 euros base+ 5 euros alimentação dia
    Pingo doce: 510 euros base +8 euros alimentação dia
    Recheio: 525 euros base + 8 euros alimentação
    Os Senhores da Terra Exclusiva não dão mais mas podem ter 2 e 3 tachos que eu sei comem e andam á custa da empresa

    ResponderEliminar
  51. Boa tarde,desde já agradeço a vossa resposta à minha pergunta se souberem claro.Por onde anda o tal investidor da alicoope? Por acaso não creiem que, as lojas que iam reabrir em Setembro foi mais uma manobra para nos ir entretendo, prolongando assim as dividas aos senhorios que esperam e desesperam pelas rendas e que têm as contribuições para pagar. Pois se tiverem alguma novidade sobre isto agradecia a resposta.Obrigada

    ResponderEliminar
  52. esta proposta que esta prestes a ser aprovada e uma vergonha para quem tanto trabalhou nesta empresa ja agora gostava de saber se os trabalhadores com contrato suspenço vao ser chamados para trabalhar foi para isso que forao assinados os papeis dando os subecidios fer-e nat-e 20% do hordenado aguardo a resposta hobrigado boa noite comprimentos

    ResponderEliminar