domingo, 26 de setembro de 2010

Recuperar a lota e transformá-la num cartão de visita de Armação de Pêra. A memória de um Povo não se vende. As suas origens muito menos.


Na passada reunião camarária, interpelei o executivo permanente sobre a situação da lota. Pretendo conhecer a situação jurídica actual e assegurar que tão emblemático edifício seja recuperado e efectivamente devolvido á população.
Bem sei que existem, por aí, alguns negócios expectantes, que o local é apetecível que,grandes interesses se movimentam…perante o silêncio e passividade da Junta…
Para mim, honrando um compromisso de campanha do meu Amigo Luís Ricardo, subscrevo as suas ideias, reafirmando que a Lota será dos Armacenenses. Sem excepções, tentações ou pressões, venham elas de onde vierem.
“Após o encerramento do serviço de vendagem de pescado, as instalações
e equipamentos deverão ser utilizados pela comunidade piscatória local. Aí, será instalada a Comissão de Pescadores e seus serviços de apoio. Pôr a funcionar a câmara frigorífica para conservar o pescado, até ser enviado para a lota mais próxima.
A máquina de fabrico de gelo deverá funcionar gratuitamente para a comunidade piscatória e ser também aproveitada pela restauração local. Ao abrigo de programas comunitários, concorrer a fundos para adquirir um veículo equipado com frio, para fazer transportar o peixe, nas devidas condições sanitárias, ao local de venda mais próximo. Manter as balanças, fazendo a pesagem e acondicionamento em câmara frigorífica do pescado ai depositado pelos pescadores… Consolidar, desenvolver e apoiar, a comunidade piscatória em termos associativos e na defesa dos seus interesses.
Em termos práticos: O espaço Lota, servirá para a defesa e organização da comunidade piscatória, tal como acontece em Alvor, bem como na preservação da qualidade sanitária do pescado aqui capturado. O que permitirá a rentabilização máxima na venda
”.
Importa assim, estarmos todos atentos ao que se irá passar nos próximos tempos pois, interesses poderosos já, há muito estão posicionados, no terreno.
Se o fizermos, estou convencido que alcançaremos o nosso objectivo.

4 comentários:

  1. Mas afinal , que memória tem a lota de Armação de Pera ? um edificio novo , feito nos nossos dias , num terreno que pertence ao direito publico maritimo, não vejo agora memória , se estivesse falando o anterior , o que foi demolido , esse tem memória , tal como a casa dos pescadores , que também foi demolida e construiram um prédio , frente ha fortaleza o senhor lembra-se ? aonde está a memória da casa dos Pescadores srº Vereador
    Fernando Serpa !

    ResponderEliminar
  2. A memória está onde houver um pescador.
    Quer queiram, quer não, é no mar que reside a grandeza dos Armacenenses.
    Silves, deve-lhes muito, e talvez mais do que possa imaginar.
    Por isso, aquele espaço é sagrado para mim.
    E, digo com todas as letras: pertence aos Homens do mar.

    ResponderEliminar
  3. A lota de A. de Pêra foi construida por um armacenense,foi a determinação do Sr. Manuel Ribeiro,que,após o 25 de Abril,ainda estava a junta entregue a uma comissão administrativa que presidia,construiu o edificio.
    O objectivo deste homem era muito simples,melhorar as condições de trabalho dos pescadores e criar um espaço que enriquecesse a vila onde nasceu.Construiu a lota para os pescadores,os balneários para os pescadores e restante população e utentes da praia.
    Tudo feito de forma desinteressada,pago do seu próprio dinheiro,que reaveu, mas não na totalidade, essa garantia não a tinha quando iniciou a obra.
    Destes autarcas são feitas as histórias que vale a pena recordar e reconhecer.
    Todos em A. de Pêra reconhecem o empenho e a capacidade de iniciativa deste homem,enquanto esteve na junta de freguesia de A. de Pêra,agiu sempre em beneficio da população,gastou muito do seu próprio dinheiro para conseguir criar melhores condições aos armacenenses.

    É com desgosto que me confidencia que se soubesse o rumo da história,se soubesse que tinha trabalhado para beneficiar particulares,nada tinha feito.


    O edificio da lota tem história, tem toda uma comunidade a quem pertence e tem muito valor para os armacenenses.

    A actual situação do edificio,que serve todos os propósitos,excepto os para que foi criado,tem um culpado,Fernando Santiago.

    Fernando Santiago é um homem que deixa uma marca de grande prejuizo para a vila de A. de Pêra.

    ResponderEliminar
  4. A Câmara de Silves também quer a lota??? Bom , não me admira nada porque , se pudessem, também nos levavam a praia. Disso não tenham dúvidas!

    ResponderEliminar