sábado, 4 de setembro de 2010

Armação de Pêra- Os responsáveis têm que ser conhecidos.




Queiram clicar nas fotografias.Fiquem transtornados com as ditas
Escândalo.
Desaconselhada a prática balneária, diz a ARH.

Eis, um pequeno exemplo do que (não) tem sido feito em Armação de Pêra.
Afixa-se o cartaz na esperança de passar despercebido e espera-se que tal não aconteça no próximo ano turístico. Desvia-se o olhar. Evita-se por lá passar…Não se comenta a poluição das zonas envolventes… A mortandade dos peixes já passou. Não interessa se isso põe em causa a sustentabilidade de uma comunidade piscatória …
Responsáveis pela situação, nem vê-los…
Assim, não se melindra ninguém, faz-se de conta que tudo se passa em casa alheia… e já está.
Não aceito…e contrariamente a quem manda nalgum lugar, vou agir… para que os responsáveis tenham nome.
Já agora, a primeira sinalização foi colocada a 28 de Agosto de 2010,nunca antes o rio tinha sido sinalizado como zona desaconselhada para banhos!
A imagem das crianças a brincar na margem do rio, em contacto com a água, é do dia 26 do Mês passado.
Mais do que mil palavras, as fotografias falam por si.
Aliás, numa delas, uma criança, até tenta ler e compreender o significado do cartaz...

14 comentários:

  1. Não é demais repetir que estamos perante um muito, muito grave crime ambiental e que quem de direito deve assumir as suas responsabilidades pela negligência posta na defesa do Ambiente e da saúde pública.
    É altura de acabar com os subterfúgios e desculpas de ruim pagador.

    ResponderEliminar
  2. http://www.estig.ipbeja.pt/~ac_direito/crimesambientais.pdf

    ResponderEliminar
  3. ... e do outro lado, onde havia um mini-golfe, apareceu este ano uma bandeira azul.
    A pergunta é: Quem pagou e quem recebeu o suborno

    ResponderEliminar
  4. Eu diria que os responsáveis têm que ser responsabilizados, porque conhecidos já são, face as funções que têm.
    Só falta apurar o grau de responsabilidade de cada um.
    A responsável número um do Concelho terá alguma intervenção no assunto? e o Dr. Pinto?
    Vamos aguardar (assentados) o desenrolar dos próximos capítulos, desta triste novela (novelo).

    ResponderEliminar
  5. Nunca é demais divulgar, para que se tome consciência da gravidade dos crimes causados, por ignorância, negligência ou irresponsabilidade de quem tem os nossos destinos nas mãos e anda a assobiar para o lado.



    "Sabemos que o maior responsável pela poluição dos rios é o próprio homem, quem mora na cidade sabe, e conhece os rios que mais parecem esgotos, com um grande mau cheiro, de uma cor escura que parece mais que lodo, e nem um sinal de um ser vivo no seu leito ou nas suas margens. São rios mortos e muito perigosos para a saúde humana. E nem se fala as praias poluídas, onde os banhos são impossíveis de existir, com os poluentes e substância tóxicas que prejudica os peixes, bichos, plantas e o próprio serem humano. Sabemos que tudo isso é fruto da ação irresponsável e criminal do homem.

    Saiba quando um rio é considerado poluído, e os principais tipos de poluição e suas causas. Sabemos que a poluição das águas são ciclos materiais e energéticos que são interligados em cadeias interagentes que torna todos os seres viventes dependentes uns dos outros. E por essa ótica é que devemos analisar a água, todas as alterações das condições do meio natural são constantes, sejam elas causadas pelo homem, ou por outros seres viventes ou através das dinâmicas naturais em diferentes escalas. O desequilíbrio ecológico tem sido constantemente provocado pelo homem. Dessa forma hoje chamamos de poluição o desequilíbrio ecológico, causado pela sujeira de elementos que tornaram um ambiente impróprio. A poluição nem sempre é contaminação, a poluição da água é um dos principais estudos da poluição ambiental, é por ser a água fundamental para a vida humana.

    O esgoto domestico sem o devido tratamento pode não ser considerado poluente, mas grande parte da poluição da água tem ligação a vida dos rios, lagos e oceanos. Já a matéria orgânica é um desses elementos que serve de alimento para os peixes, fungos e bactérias, que se multiplica muito mais. A decomposição é causada por toda a população, mas seu excesso na água é consumo unicamente pelas bactérias, que se multiplicam mais do que os seres vivos. E esses microorganismos consumirão mais quantidade de oxigênio, conseqüentemente a quantidade de oxigênio que é fundamental para a vida diminui bruscamente, ocasionando a morte de peixes e outros seres que dependem de oxigênio mais elevado na água. A matéria orgânica pode ocorrer por meio do esgoto doméstico, a quantidade de esgoto é inversamente proporcional a de oxigênio na água, além de provocar o excesso de consumo do oxigênio, o esgoto também torna a água mais turva e escura o que impede a passagem de luz, levando a inibição da fotossíntese das algas e outros organismos, acentuando ainda mais a desoxidação da água. A oxigenação das águas e dos oceanos retirado das algas e microorganismo fotossintetizante é vital para o planeta. E com isso verificamos que a terra é coberta em 2/3 por superfície da água.
    Autor: Waldiney Melo - Tema: Energias" Renováveis

    ResponderEliminar
  6. A Oposição, embora co-responsável em muito do que tem acontecido no nosso Concelho umas vezes por omissão outras por cumplicidade, devia levar a cabo uma séria campanha de sensibilização das populações, no sentido de as alertar para a necessidade de reverem o seu sentido de voto, de forma a que se acabe de vez com o martírio de aturar a Drª Isabel Soares ou o seu herdeiro dinástico.
    Os Blogues não chegam a toda a gente, razão porque há que avançar com outras formas de comunicação.
    A Oposição tem sido muito deficiente.

    ResponderEliminar
  7. Quanto á divulgação, eu assumo minha parte.
    Espero que os restantes vereadores façam. pelo menos o mesmo...

    ResponderEliminar
  8. Desconheço completamente quem recebeu e quem pagou...
    Aliás, nem acredito nisso.
    Se tiverem conhecimento de factos, queiram ter a gentileza de avançar...

    ResponderEliminar
  9. Concordo com a dificuldade da divulgação da informação.
    Mas estou de consciência tranquila, a notícia chegou aos jornais de dimensão nacional, o que nos leva para outra dimensão.
    O problema não poderá mais ser escondido.
    Por isso, aqui fica o meu pequeno contributo.
    Ficou mas ainda está para chegar o maior impacto que, espero contribuir para a resolução do problema.

    ResponderEliminar
  10. Dr. Serpa este problema tem de ser resolvido,já passou tempo demais.
    A riqueza que a nossa costa constituia está irremediávelmente comprometida.
    Falem com os pescadores de A. de Pêra ,tenham o conhecimento das consequências reais deste desastre ambiental.
    Aproximem-se das populações,procurem o diálogo e a colaboração de quem está a assistir diáriamente à destruição lenta e irreversivel da vida do rio da vila.

    Tudo o que é necessário fazer para recuperar das cinzas a vila de A. de Pêra , está por fazer.
    Organizem -se, ajudem os armacenenses a recuperar a terra que Isabel Soares e seus comparsas , ocuparam e usaram , de forma inadmissivel durante todos estes anos.

    Armação de Pêra atingiu todos os limites do absurdo , as situações que aqui se vivem são absolutamente inaceitáveis , muitas ilegais ,muitas criminosas, muitas imorais.

    Os responsáveis não podem continuar a sair impunes , a vila está transformada numa verdadeira anarquia,onde , a quem pertence ao sistema tudo é permitido,os outros ou estão calados ou sofrem as consequências.

    É urgente e necessário que seja reposta a ordem que se perdeu ao longo destes 12 anos.

    ResponderEliminar
  11. In Coreio a Manhã:


    Paulo Marcelino

    "A Lagoa dos Salgados é uma zona sensível, em termos ambientais




    Homem, de 76 anos, estava a montar armadilhas para coelhos e lebres junto à Lagoa dos Salgados, concelho de Silves

    GNR deteve caçador ilegal
    O Núcleo de Protecção Ambiental da GNR de Silves deteve um homem, de 76 anos, por caça ilegal na Lagoa dos Salgados, que está classificada como zona sensível, em termos ambientais.


    O detido, de nacionalidade portuguesa e residente na zona, foi surpreendido pelos militares no sábado, quando procedia à instalação de seis armadilhas para lebres e coelhos. Foi presente ao Tribunal de Turno de Portimão, tendo saído em liberdade. O processo vai entrar agora em fase de inquérito.

    A detenção resultou do facto de a GNR estar a exercer uma atenta vigilância naquela zona natural, onde já tinham sido descobertas armadilhas de caça."


    Ora, aí está a solução. Porque não prendem também os responsáveis pela morte dos peixes da Ribeira de Alcantarilha e da lagoa?

    ResponderEliminar
  12. Do comentário recebido foi tirado uma palavra, por ser ofensiva. O restante segue:
    haha, a Isabel soares era .... com esperteza para dizer que foi o homem das ratoeiras que matou os peixes

    ResponderEliminar
  13. ATENÇÃO SRº VEREADOR SERPA, OS BLOGUES NÃO RESOLVEM NADA, HOJE SÃO APENAS PARA AS PESSOAS SE DIVERTIREM, BASTA ! JÁ ERA TEMPO DO SRº VEREADOR DA OPOSIÇÃO AVANÇAR COM OUTRA FORMA DE COMUNICAR COM TODAS AS PESSOAS DO CONCELHO DE SILVES TEREM ACESSO A TODA A INFORMAÇÃO QUE O SRº VEREADOR SERPA VEM DIVULGANDO AO LONGO DO ANO (NEM O SRº JÁ SE LEMBRA DE TUDO ) E NADA TEM ACONTECIDO, PARA MELHORAR A SITUAÇÃO !
    O SRºVEREADOR DRº FERNANDO SERPA , PODE DIZER QUE ASSUMO A SUA PARTE, QUE ESTÁ DE CONSCIENCIA TRANQUILA ( MAS ISSO É POUCO E NADA REPRESENTA ) . TODOS DIZEM O MESMO, NÓS SILVENSES E NÃO SÓ , QUEREMOS ACTOS CONCRETOS, RESOLUÇÕES ! NÃO LHE PARECE ?
    ALGUMAS PALAVRAS SÃO OFENSIVAS PORQUÊ ?
    DEPENDE DA MANEIRA DE QUEM AS LEI !
    NÃO SE ESQUEÇA QUE AS PESSOAS DEFINEM-SE PELOS ACTOS QUE PRATICAM E NÃO PELO QUE DIZEM !

    BOA TARDE E CUMPRIMENTOS

    ResponderEliminar