domingo, 26 de setembro de 2010

Corredor de pesca em Armação de Pêra- Apresentada proposta de ordenamento e arranjo paisagístico.






“No corredor de pesca da vila de A. de Pêra tudo está por fazer.
Incrível esta situação, incompreensível mesmo.
É no corredor de pesca da vila que estão concentrados os serviços de passeios marítimo -turísticos (visitas às grutas), mergulho , visitas arqueológicas subaquáticas, pesca turística, observação de cetáceos e outros animais marinhos, aluguer de embarcações, e já agora também a fauna diária da comunidade piscatória, que constitui, por si só, importante património social.
Actividades de evidente importância, que diversificam a oferta a quem visita a vila e promovem o turismo local, constituindo o corredor de pesca, onde se inserem, um forte elemento distintivo da Vila de A. de Pêra.
A Câmara Municipal, tem insistido em bloquear completamente a entrada poente do corredor de pesca com instalações de campos para a prática desportiva. O que tem causado transtorno às embarcações que se encontram naquela zona de praia já de si tão condicionada por esplanadas.
Tudo isto em prejuízo da promoção da Vila que, tem no mar e na praia, os principais motivos de interesse para quem a visitar.
O corredor de pesca, com toda a vida e dinâmica que caracteriza a lida diária da comunidade de pesca local, é sem dúvida um dos fortes atractivos turísticos de Armação de Pêra que importa preservar”.
Palavras sentidas de Amacenenses puros que ouvi, num convívio recente em Armação de Pêra e que me levaram a apresentar na Câmara uma proposta de ordenamento e arranjo paisagístico para toda esta zona.
Pelas suas características, tem de ser transformada num pólo de desenvolvimento que permita um regresso ás origens, uma musealização ao vivo da Alma Armacenense que tem no mar a sua razão de ser.
Apostando na nossa diferenciação, recuperando a nossa identidade, estaremos a potencializar a nossa oferta turística, e não apenas na época alta.
Mas sejamos claros, a originalidade não se compra no shoping, ou na mercearia da esquina. Para ser genuína, ela tem de ser representada pelos próprios intervenientes.
Por isso, quem sabe, tem de ser envolvido neste desafio.

A proposta foi aceite e será aberto um concurso de ideias para o local.

1 comentário:

  1. Essa esplanada mais parece uma tenda de ciganos,tal é a confusão de sombreiros que para ai vai.
    Com tanta fiscalização,ninguém põe ordem niisso.É vergonhoso que deixem perpétuar este tipo de situações,as casas de banho são uma vergonha,com tanto turismo que A. de Pêra recebe,os responsáveis não acham que os residentes e turistas merecem um pouco mais de respeito?
    Não há desculpa para este tipo de situações.Afinal quem é esse individuo que ocupa anárquicamente este espaço,prejudicando tanto a imagem da vila de A. de Pêra?

    ResponderEliminar