quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Reunião Ordinária da CMS de 23-12-2009

Com algum atraso, pelo qual me penitencio e esperando sinceramente que não tenham perdido mais um Natal na caminhada da vida, irei de imediato relatar os assuntos que abordei na última reunião camarária.
Desde logo, o estranho furto de material ocorrido nos Armazéns Municipais.
De facto, tudo se estranha nesta ocorrência. Quem lá foi, sabia ao que ia e escolheu o “bom momento” no silêncio da noite e sem testemunhas por perto.
Como bem sabeis, o prejuízo para a Autarquia ronda uns significativos € 100 000.
Por ser justo e merecido, quero aqui relembrar o trabalho que o ex-vereador do pelouro Sr. José Manuel Alves desempenhou no mandato anterior. A segurança foi uma das suas principais prioridades. Incansável mesmo, sempre providenciou para que os armazéns ou depósitos de material nunca ficassem privados da necessária segurança.
No caso em apreço, lá vivia um funcionário de nome Jorge Santos que, durante anos, com a sua presença, deve ter impedido algumas tentações penalmente puníveis. Estejam certos disso.
Na maioria dos casos,basta o conhecimento dessa presença para desencorajar as tentações.
Acontece que, por coincidência, este Funcionário tinha sido enviado de férias e não foi providenciado a sua substituição naquela função.
Ou seja, os armazéns municipais dos Medeiros estavam apetecíveis, sem nenhuma segurança.
Soube desta notícia através do José Manuel Alves que estava visivelmente transtornado. Compreendo. Interrogava-se ele " como era possível que não tivessem tomado medidas para que há noite houvesse segurança," acrescentado que não me quiseram, mas agora já sentem que faço falta ".Tem toda a razão.
Questionado o executivo permanente sobre essa decisão, responderam-me que se lá estivesse alguém, teria sido pior…
Não concordo. Tem de haver uma preocupação permanente pela segurança das pessoas e dos bens. Aliás, tem que haver um esforço de antecipação mesmo que depois se sinta o fel da frustração por não se ter conseguido alcançar o resultado pretendido.
Na maioria dos caso, daqueles que ninguém fala, as medidas adoptadas atrapalharam, dificultaram e evitou-se que o criminoso atingisse os seus fins.
Houve aqui uma falta grave de gestão. Alguém com poder, esqueceu-se de assegurar a continuidade do bom trabalho do antigo vereador caído em desgraça pela sua eficiência. Sejamos claros, os políticos têm que ser julgado pelo que fazem mas também pelas suas omissões.
Bem haja ao José Manuel Alves que soube tirar uma grande lição do assalto ao armazém da CP de Tunes em que curiosamente, ou nem tanto assim, o material furtado é identico ao do dos armazéns camarários.
Este ex-Autarca soube tirar daí um grande lição, preveniu-se e agiu em consonância.

O assunto do Bairro do Enxerim foi novamente chamado á reunião, ficando uma vez mais sem resposta.
Voltei a insistir nos assuntos que até ao presente ainda não mereceram resposta ou foram contemplados com informações ambíguas que nada valem.
Finalmente, depois de se ter analisado o Mercado Municipal de Silves,solicitei que a Srª Presidente escolhesse o dia da visita da Vereação ao Mercado de São Bartolomeu de Messines a efectuar durante o próximo mês de Janeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário