domingo, 13 de dezembro de 2009

A Indignação do PSD pela divulgação da informação junto da população.

Não sabem, não criticam.Pensa o PSD.
Finalmente, ao fim de três tentativas, lá se conseguiu analisar a proposta de protocolo apresentada pela Fábrica do Inglês á Câmara Municipal.
E, garanto-vos que foi uma autêntica maratona.
A reunião recomeçou ás 15h. para só terminar perto das 20h.. O que torna deveras impossível transcrever, na íntegra, as declarações aí tomadas.
Mas, como é meu dever, irei resumir cronologicamente o que por lá se passou.
No inicio, O Vereador Rogério Pinto mostrou a sua indignação por o assunto ter passado para a comunicação social, criticando-me por o ter feito.
O tom da reunião estava dado; a resposta foi imediata:
Estou completamente pasmado pela indignação da bancada do PSD quanto á divulgação da acta. Queria em nome do PS dizer que o fizemos e voltaremos a fazê-lo sempre, reunião a reunião para que a população esteja informada. Nada, mas mesmo nada, será feito no segredo destas 4 paredes…”
Retenha-se que os sucessivos executivos do PSD “… Omitem a divulgação das actas há mais de dois anos, tornando assim impossível, porque o querem, o acesso por parte dos munícipes á informação do que se passa na Câmara Municipal
As actas das reuniões não são publicadas há cerca de 2 anos, numa clara estratégia do silenciamento da actividade política. Seguramente norteados pela máxima de não sabem, não criticam.A resposta obtida fala por si. O Dr. Rogério Pinto, em sua defesa e da do PSD, invocou que “ devido ás questões logísticas e nomeadamente de pessoal, não tem sido possível resolver este problema mas que nós temos indicações dadas ao DAG para que de uma forma célebre consiga dar resposta a esta necessidade.”Interpelado se a não publicação das actas era por dificuldade de pessoal, respondeu afirmativamente, com um também.
Mas como a Drª. Lisete Romão bem referiu, se a Autarquia envia a acta on-line para os Vereadores, qual a dificuldade de simultaneamente as ditas serem publicadas no site da Câmara Municipal?
Porém, o PSD não se ficou por aqui. Deveria ter reconhecido a sua responsabilidade mas o não fez “ ao solicitará DAG que fosse clarificado pelo Departamento o porquê de a Câmara Municipal ainda não ter conseguido colocar on-line as actas das reuniões.”Sinceramente.
Estes senhores estão na Câmara há dias ou meses?
Como deixei registado em acta, “ é da competência exclusiva da Presidente e do Vice Presidente a gestão do pessoal, pelo que não posso permitir que seja empurrada para este Departamento, para os funcionários que aí trabalham a responsabilidade pela não divulgação das actas. Essa não publicação é uma decisão política na medida em que não facultam os meios humanos necessários a este Departamento”.
Para quem não sabe, apenas duas pessoas prestam provisoriamente assistência á Drª. Dina Boiona. Pois, sempre que se destaquem, pela sua competência e profissionalismo, são imediatamente desviadas para outro serviço…perdendo-se a experiência acumulada, em prejuízo de todos nós.
Logo, é de louvar o trabalho destas Pessoas. Quero assim realçar o esforço titânico que desde as eleições tem sido feito para a preparação e divulgação da Ordem de trabalhos e da acta.”
Para que o assunto, não caísse no esquecimento, solicitei que “ na próxima reunião, o executivo permanente nos trouxesse uma proposta de reforço humano e material deste Departamento”.
A divulgação da informação é um Dever do órgão político. Os Munícipes têm o Direito de estarem atempadamente informados das decisões que interferem na vida comunitária. Só assim, poderão participar.
Doa a quem doer, com ou sem indignação, continuarei…Seguir-se-á a discussão política do protocolo com a Fábrica que já está pronta a ser publicada.

4 comentários:

  1. BOA , GOSTEI ... O FERNANDO SERPA VAI POR O
    EXECUTIVO DA CAMARA EM ORDEM , CHEGOU TARDE MAS
    NÃO FALTA .

    ResponderEliminar
  2. Porque são especialistas em técnicas de caça e pesca, estão a utilizar o Museu como "isco" para pescarem os Euros da Autarquia, aliás, os Euros dos contribuintes.
    Profecia:
    Se a Autarquia morder o "isco" não ficará presa, ficará embuchada.

    ResponderEliminar
  3. Doutor Serpa, em terra de cegos quem tem um olho é rei, este ditado popular que o Drº também conhece, pode e deve ser aplicado a Presidente da C.M.S. Mesmo antes de ler o que se seguirá vou dizer-lhe : o PS que não cai nessa, será um erro tremendo e que o PS pagará mais tarde por tal.Deixem a fabrica para o gestor e os acionistas. Agora pergunto, onde estava a oposição? Só agora é que falam das actas ? se fossem só as actas DrºSerpa. O PS esteve mais debruçado em guerrinhas internas, em vez de apoiarem a Drº Lisete (que teria ganho com maioria absoluta) andaram a brincar aos partidos... a ver quem tirava o tapete a quem... não havia site mas havia certamente papel e lápis para denunciar as situações. Estou aqui para ver até onde vai esse ' doa a quem doer' Muito boa tarde.

    ResponderEliminar
  4. Queria informá-lo de que não tem razão.
    O PS prestou todo o apoio à Dra. Lizete Romão.
    No que me toca incondicionalmente.
    Se não se ganhou, tal se deve ao eleitorado que assim decidiu e quis para Presidente a Dra. Isabel Soares.
    Nada mais.

    ResponderEliminar