segunda-feira, 12 de abril de 2010

Comportas da Barragem do Arade.













Como este assunto deve ser encarado com toda a serenidade e tranquilidade possíveis, deixei passar a precipitação intensa que recentemente se fez sentir, com as enchentes fluviais que conhecemos, para só agora tornar público a interpelação que fiz ao executivo permanente sobre o estado das comportas da barragem do Arade.
Permita-se-me um desabafo. Não compreendo, nem posso aceitar a ligeireza com que estão a tratar um assunto tão delicado.
Reparem na informação que me deram.
Reza a adita que “não existe nenhum relatório da C. M. S., sobre as comportas da barragem do Arade, existe alguns ofícios tratados entre a Câmara e a Associação de Regantes...”
Não existe, mas devia.!!!
Mais à frente, nesse documento designado por relatório, o técnico camarário reconhece que lhe "parece que a situação continua por resolver".
Parece-lhe ?
Mais grave ainda é que aparentemente "tem apenas conhecimento da vistoria e que existe um relatório sobre as comportas, porque foi dito na primeira reunião que tiveram no Governo Civil".
Foi dito?
Houve um “ relatório técnico sobre o estado de funcionamento das comportas, elaborado pelo LENC, e que deve ter sido entregue à Associação de Regantes e á ARH, nós não temos qualquer conhecimento do mesmo”. Conclui o comandante operacional municipal dos serviços municipais de protecção civil.
E já está, vira-se a página.
Como Vereador, não aceito que a Autarquia desconheça o estado das comportas e não tenha já solicitado o dito estudo que foi elaborado por especialistas.Se existe, claro está.
Quem manda na Câmara, como responsável máximo pela Protecção Civil tem de inflectir esta postura do aparentemente deixa andar à espera de que nada aconteça.
Está errado.
As Entidades da tutela têm de ser contactadas pela Autarquia e recolhido o máximo de informações para, em face destas, serem executados os trabalhos que se revelarem necessários. Em nome da prudência, já o deviam ter feito.
E, se o dito relatório apontar para obras, elas tem que ser executadas pelo Governo da Nação.
Quanto a nós Munícipes, temos o Direito de estar informados.
Para mim, apenas uma certeza me tranquiliza, a intervenção do Governo Civil.

9 comentários:

  1. Mais uma que só depende do governo, e dos vereadores que já lá estão há muito tempo como o Dr. Serpa, sejam eles PSD ou PS. Já lá vão alguns governos destes dois, e ninguém resolveu o problema da comporta da barragem do Arade, nem da instável estrutura da albufeira do Funcho feita sobre uma falha sísmica.
    Conversa fiada, areia para os olhos de todos nós...
    Pura demagogia. Basta procurar na net e aí temos um relatório completo que nos diz o que irá acontecer em Silves quando a albufeira do Arade já não der mais, e isso em 1999:
    http://www.dha.lnec.pt/nre/portugues/funcionarios/papers/tviseu/ART-IV%20SILUSBA.pdf

    Se quiserem mais, de 2003, já lá vão uns anos:
    http://www.dha.lnec.pt/nti/english/studies/FLOOD_RISK/textos/pdf/ActasJT/Paula_Vitor.pdf

    Virem falar do assunto agora, só demonstra como são ignorantes e incompetentes.
    E, caso aconteça o pior, os responsáveis.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma que só depende do governo, e dos vereadores que já lá estão há muito tempo como o Dr. Serpa, sejam eles PSD ou PS. Já lá vão alguns governos destes dois, e ninguém resolveu o problema da comporta da barragem do Arade, nem da instável estrutura da albufeira do Funcho feita sobre uma falha sísmica.
    Conversa fiada, areia para os olhos de todos nós...
    Pura demagogia. Basta procurar na net e aí temos um relatório completo que nos diz o que irá acontecer em Silves quando a albufeira do Arade já não der mais, e isso em 1999:
    http://www.dha.lnec.pt/nre/portugues/funcionarios/papers/tviseu/ART-IV%20SILUSBA.pdf

    Se quiserem mais, de 2003, já lá vão uns anos:
    http://www.dha.lnec.pt/nti/english/studies/FLOOD_RISK/textos/pdf/ActasJT/Paula_Vitor.pdf

    Virem falar do assunto só agora, demonstra como são ignorantes e incompetentes.
    E, caso aconteça o pior, os responsáveis.

    ResponderEliminar
  3. Valha-nos DEUS ! Diz que o executivo da Cãmara desconhecia o estado de degradação das comportas da Barragem do Arade ?
    Então se toda a população do Concelho de Silves e arredores sabe ! e mais o que estão esses senhores e senhoras vereadores ai a fazer ?
    basta perguntar ao srº engº Vilarinho que até sabe quanto custa a reparação !
    assim , nem se pode admitir que num ano com tanta chuva a barragem não tenha agua para o verão poderem regar sem problemas !

    ResponderEliminar
  4. Se aparecer um tornado ou chuvas muito fortes a montante das barragens, poderemos ter uma grande tragédia no vale do Arade e na parte baixa da cidade de Silves. Portimão também sofrerá bastante.
    Com a instabilidade meteorológica que actualmente existe é confrangedor verificar que as autoridades que têm a obrigação de estar atentas âs condições de segurança de pessoas e bens andem a assobiar para o lado e não promovam as acções necessárias para a boa manutenção dos equipamentos.
    As situações arrastam-se, vêm as tragédias e aí sim aparecem as TV's e quem pretenda tirar dividendos, vertendo lágrimas de crocodilo e muito surpreendidas.
    Dr. Serpa, bem haja, pelo relevante serviço que está prestando à comunidade.

    ResponderEliminar
  5. Drº Serpa , todas as pessoas do concelho tinham conhecimento do que se estava passando !
    com valores para a reparação inclusivé .
    é só perguntar ao Engº Vilarinho

    ResponderEliminar
  6. Este assunto será levantado formalmente na próxima reunião e tenho o dever de vos dar conhecimento do que se passa, independentemente da responsabilidade ser de que quer que seja.

    ResponderEliminar
  7. Publiquei em duplicado a interpelação do anónimo que pretende colocar no mesmo saco todos os ovos, como se eu fosse respondesse pelos males do mundo.
    Nada disso, a cada um a sua responsabilidade.
    Este assunto, goste-se ou não do tema tem de ser devidamente esclarecido. Eu, tenho o direito de saber o que se passa, não acha?
    Sou ignorante na matéria mas quero ser competente. Ou, no seu ponto de vista, seria melhor chutar para canto, como tem acontecido até ao presente?
    Não irei permitir.
    Daí que na próxima reunião camarária, pretendo ser informado por quem manda na Câmara, e que seja promovida uma reunião com todas as partes envolvidas, nomeadamente com a Associação dos Regantes e Entidades da Tutela.

    ResponderEliminar
  8. Recordem-se do que aconteceu na Foz do Ribeiro.
    Imaginem o que poderá suceder com a barragem.
    O Dr Serpa faz muito bem em colocar o assunto na ordem do dia, por muito que incomode algumas pessoas.
    Silves agradece.

    ResponderEliminar
  9. Agradeço o a pertinência do seu comentário pois essa é que é a questão. Importa prevenir, sempre.
    Mas para isso temos de a informação necessária, esteja ela onde estiver.

    ResponderEliminar