terça-feira, 5 de outubro de 2010

Comemora-se hoje, 5 de Outubro, o centenário da implantação da Republica em Portugal.

O Jornal " A Voz de Silves" solicitou aos Autarcas do Concelho de Silves que escrevessem algumas palavras sobre o Centenário da República.
Todos os textos são excelentes e sentidos, pelo que recomendo a respectiva leitura.Limitado, pelo espaço, irei apenas reproduzir um. O de São Marcos da Serra. "Será um excelente momento para, longe da festança, pararmos, mais não seja por um instante, e analisarmos, passado todo este tempo, quatro gerações depois, se os nobres ideais republicanos estão implantados na nossa sociedade. È que cem anos, não são cem dias. Reconheceremos seguramente que vivemos em liberdade mas que, muito trabalho haverá ainda a fazer para assegurar a tão apregoada igualdade entre os Cidadãos?
Ou dito, por outras palavras, pese embora a igualdade ser reconhecida constitucionalmente, na prática verifica-se uma diferenciação dos Cidadãos no acesso á educação, á cultura, ao desporto …o que limitará, e em muito, quem não usufruiu dessas mesmas condições na sua formação. Ainda mais dificuldade sente, quem vive no interior e longe dos centros do poder.
Daí que, para assegurar a plena igualdade, combater a pobreza envergonhada ou não, muito mais tem que ser feito na melhoria das condições das populações, assegurando uma efectiva cidadania, independentemente do local onde residam.
Estou plenamente convicto que lá se chegará e assim, poderemos afirmar que os esforços e sacrifícios de quem lutou pela República, há cem anos, não foram em vão.
O Presidente da Junta de Freguesia de São Marcos da Serra.
José Folgado".

4 comentários:

  1. Viva a República das Bananas, pá!!!!

    ResponderEliminar
  2. Diga-me uma monarquia por muito má que esteja tenha os seus cidadãos na penúria como a maioria das repúblicas.

    Os regimes republicamos não passam de mais um pretexto de 5 em 5 anos alguns de viver muito bem e as custas dos erário publico.
    Numa monarquia constitucional e com um bom governo há menos gastos dos contribuíres.
    mas nós gostamos muito de dar dinheiro dos nossos impostos a uma instituição que que só olha para quem os elegeu.
    No tempo do Mário Soares foram os socialistas
    No tempo do actual presidente é os sociais-democratas, então e os restantes só são representados porque o presidente diz " sou o presidente de todos os Portugueses" Por favor que forma tão hipócrita de dizer que é Presidente de todos quando na realidade isso e uma grande aldrabice.

    A república portuguesa é um regime ditatoriais que nem permite o Povo referendarem ou escolher outra forma.

    Ou seja parabéns por estes 100 Anos de ditadura aceite por todos apesar de andarmos a anunciar que somos uma nação democrática.

    Caros políticos sejam honestos intelectualmente para com o povo. Obrigado

    ResponderEliminar
  3. No dia 5 de Outubro de 1969, num comício organizado em Coimbra pela Oposição Democrática,a que assisti, o Professor Mário Silva, invectivava Marcello Caetano, por ter ido à Praça do Município em Lisboa, comemorar a data praticamente só, pois eram poucos os populares presentes. Recordo que a dada altura do discurso bradou: "onde não está o Povo não está a Rebublica".
    Passados 41 anos o Povo continua a não marcar presença neste dia aziago.

    ResponderEliminar
  4. já agora dr. serpa como comemorou a autarquia os 100 anos da republica!! é que ao que parece até havia um plano ...por silves parece que se vai comemorar o 6 de outubro...

    ResponderEliminar