domingo, 3 de outubro de 2010

IMI 2010

Como é do conhecimento público, a proposta apresentada pela Câmara Municipal foi rejeitada pela Assembleia Municipal.
Como Democrata e Advogado sempre aprendi a respeitar quem pensa de maneira diferente.Faço-o no meu dia-a-dia e naturalmente, a minha intervenção política não é disso excepção.
Permita-se-me apenas que retenha algumas notas.
Aquando da discussão do assunto IMI, reconheço que fiquei surpreendido com a quebra acentuada das receitas camarárias e com a imediata consequência que tal facto podia, e terá, na nossa vida comunitária.
Para quem, tinha decidido votar contra, não foi fácil emendar o sentido de voto. Não apenas o meu, como o de toda a Vereação Socialista. O nosso sentido de responsabilidade pesou , e em muito...
Chegados aqui, teria sido fácil, inverter subtilmente a situação, e afirmar que a nossa abstenção, permitiu uma discussão mais aberta e profunda no Órgão Político que, por competência própria, fiscaliza a Câmara. O que até se verificou.
Tal, não teria acontecido, se tivéssemos votado contra, pois, neste caso o assunto não teria saído do Executivo.
Mas,assim não reza a história.
A Vereação Socialista absteve-se, como também o fizeram os dois Presidentes de Junta na Assembleia Municipal. Ou seja, todos os membros do Partido Socialista que têm responsabilidades executivas tiveram a mesma postura. Perfilharam as mesmas preocupações e defenderam os mesmos princípios.
Aliás, o que se compreende. Melhor do que ninguém sabem, como é difícil gerir, sem verbas.
Os restantes membros do PS na Assembleia Municipal votaram contra. Fizeram-no a titulo pessoal, e segundo os ditames da sua própria consciência. Não vinculam, nem podem falar em nome do Partido. Apenas a Comissão Política o pode fazer, e que se saiba, não foi convocada para esse efeito, nem o assunto aí discutido.
Não posso, em consciência mais nada dizer publicamente sobre este assunto por o mesmo ainda não ter sido discutido internamente na Comissão Política do meu Partido, cuja realização os Vereadores já solicitaram,esperando que a mesma tenha lugar logo que possível.

8 comentários:

  1. Dr. Serpa,em boa hora os membros da assembleia do PS votaram contra esta proposta de aumento do IMI,os municípes do concelho não podem ser mais penalizados,todos estamos com dificuldades.
    Se como democrata e advogado está habituado a respeitar quem pensa de maneira diferente,este seu post é bem prova do contrário.
    Se os assuntos são para ser resolvidos internamente,pois faça desse modo,dada a actual conjuntura não lhe fica bem vir para aqui expor este tipo de situações,mais não significa que,não aceita os resultados desta votação.
    Levantou, no entanto, um assunto que interessa apurar.
    A C.M.S. teve uma quebra nas receitas?
    Será dr. Serpa?
    É dificil acreditar nisso,onde se verificaram essas quebras?
    Esse é um assunto que interessa ver esclarecido,ninguém diante destes 12 anos de PSD na C.M.S.,está disposto a pagar mais,não sejam os vereadores da oposição que,agora que podem proteger-nos,vão viabilizar a continuidade de todo o tipo de abusos.

    Essa questão da quebra de receitas é também dificil de acreditar,mais credivel será dizer-nos que a má gestão e a total ausência de bom senso deixaram a C.M.S. à beira do abismo.
    A solução está no trabalho,de todos,não na continuidade de uma atitude permissiva em nome da imagem que os sres. vereadores querem salvaguardar,já a pensar nas próximas eleições.
    Ainda falta muito tempo,rigor e seriedade, talvez sejam a receita para uma vitória.
    Já pensou nisso?

    ResponderEliminar
  2. Respeito a sua opinião que, aliás, também é partilhada no meu Partido.
    Mas, parece-me que o momento exige outro tipo de resposta. Aquela que defendemos na Vereação.
    Os tempos são difíceis e mais difíceis ficarão nos próximos meses.
    A Autarquia tem de estar preparada para uma rápida intervenção na área Social ...para tanto precisa de verbas.
    Repare que também apresentamos uma proposta de contenção de despesas que aguardamos a resposta.
    É nessa dualidade que deveremos seguir.

    ResponderEliminar
  3. Nesta matéria, não pode haver diferenciação partidária. Existe apenas responsabilidade política e social.

    ResponderEliminar
  4. Sr. vereador,melhor que qualquer um de nós,o sr. sabe que a contenção de despesas e o apoio social, não são, nem nunca foram, uma prioridade deste executivo PSD.
    A melhor forma de apoiar socialmente os municípes é mesmo não permitindo o aumento da carga fiscal.
    Não necessita que o recorde da contratação de mais funcionários,nem da aprovação da despesa com a PLMJ, muito menos da ópera no castelo,certo?
    Como sabe,todas estas manobras vão continuar,tudo vai passando,estes são poucos exemplos,existem muitos mais.
    Trabalhem em beneficio do bem comum,há muito por fazer,este concelho está profundamente empobrecido,não por ter havido uma quebra nas receitas,mas por não ser governado com isenção,contenção e responsabilidade.
    Não esqueça de nos explicar, onde se notou mais, a quebra nas receitas.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez quero lembrá-lo que a crise não começou ONTEM: No entanto, a ópera foi há dois meses, o jazz no mês passado, a PLMJ há três anos que nos " come" fortes honorários, as festas - feira medieval, santos populares, bodas de ouro, festas para o Desporto sènior - são actividades que Nâo se podem realizar em tempo de crise! Mas realizaram-se não foi???? E a contenção???? Pagamo-la nós! Obrigado DR. Serpa.!

    ResponderEliminar
  6. Um verdadeiro REGABOFE à custa do Zé .
    Os tribunais deviam julgar esta gentinha e apurar as suas irresponsabilidades.

    ResponderEliminar
  7. E OS AUTOCARROS EMPRESTADOS PARA IREM A FÀTIMA,pedirem milagres.

    ResponderEliminar
  8. Já chega de NIMS, senhor Vereador! È necessário marcar uma posição e mostrar ao concelho e aos munícpes que a abstenção, muitas vezes., é a PIOR solução que se pode tomar; é mesmo que não dizer nada ou fazer coisa nenhuma!!!!

    ResponderEliminar