terça-feira, 14 de junho de 2011

Viga D´Ouro-Apuramento de prejuízos feito em 2007 conheceu a luz do dia.

“…permite encontrar uma percentagem média de valorização dos custos que indica uma sobrevalorização em cerca de 500% ou seja, 5 vezes mais o valor normal de mercado…”segundo o que a comissão camarária relatou em 2007.
















Não sei o que vos dizer.
Por isso, em nome da Verdade e com a força das palavras que outros utilizaram, passarei de imediato a transcrever as partes mais significativas de um relatório feito em "16 de Julho de 2007" que, desconhecia e que, agora surgido do nada, pretende responder á proposta apresentada pela Vereação Socialista em 30-03-2011, em que “solicitou que os serviços apurassem, quantificassem e reúnissem evidencias, com carácter urgente dos prejuízos que possam ter havido para a Autarquia no processo denominado “Viga D’Ouro”.
Leram bem, responderam-me em 2011, com um relatório de 2007.
Dispenso-me, de momento, dada a gravidade da situação, de tecer comentários. Fá-lo-ei mais tarde.
Segundo, os técnicos da Autarquia, Eng.º José V. Mascarenhas F. Santos, Eng.ª Ana Margarida Aleixo Águas, Eng.º Ricardo José da Conceição Tomé) e Eng.º Nelson António Batista de Sousa:
As facturas apresentam 9 horas diárias de aluguer de equipamento e de mão-de-obra sabendo-se que o horário de trabalho dos funcionários da autarquia é de 7 horas diárias sem recurso a horas extraordinárias (não autorizadas para o efeito). A fiscalização não pode ser assegurada para um controlo de custos adequados;
… Os materiais colocados em obra não têm a devida correspondência com as necessidades reais de obra. Na generalidade das obras o material fornecido supera largamente a necessidade para as realizar.
Como exemplos, passamos a expor:
Obras do cerro Gordo, remodelação da rede de águas e esgotos – Considerando a vala-tipo, o volume de pó-de-terra e tout-venant fornecido foi de 11 247m3 quando o volume necessário era de 3 858 m3.
Obra em Algoz, remodelação da rede de águas e esgotos – afectos à obra 435 sacos de cimento (17 400 kg) quando na realidade eram necessários 29 sacos (1 015 kg) para a execução de 19 caixas de visita.
Obra na Urbanização de F. Serrão - fornecimento de 536 sacos de cimento (21 440 Kg), na reposição de lancis e caixas de ramal num arruamento com 180 m de comprimento.
…No modelo utilizado, prestação de serviços e fornecimentos, a incidência do IVA é de 21% e no regime de empreitadas de obras a taxa é de 5%.

Para concluírem:
Conclusões da comissão
A análise realizada, podendo sofrer de erro por defeito ou por excesso face aos condicionalismos referentes à recolha de dados, permite encontrar uma percentagem média de valorização dos custos que indica uma sobrevalorização em cerca de 500% ou seja, 5 vezes mais o valor normal de mercado.
Para uma analise mais rigorosa, deverá ser aferido todo o levantamento de campo, execução de sondagens aleatoriamente e contratada empresa credenciada para elaboração de um relatório final.

4 comentários:

  1. O Senhor Vereador já reparou na miséria de escrita revelada no Ofício.
    Qualquer aluno da 4ªclasse faria melhor.
    Como iremos sair do lameiro, com analfabetos à frente dos nossos destinos.

    ResponderEliminar
  2. Existe um total desvario nessas cabecinhas pensadores, que zelam pelo bem comum.
    Não é pensável que ocultem tanta "miséria", tentando passar a idéia de que somos todos parvinhos.
    É por coisas destas, e não só, que estamos metidos numa grande embrulhada.
    É momento para serem apuradas todas as responsabilidades, até às últimas consequências, como disse a Senhora Presidente.

    ResponderEliminar
  3. Não será possível arrumar o "Caso Viga d'Ouro" com recurso a umas multazinhas?
    Começa a cheirar a churrasco.

    ResponderEliminar
  4. Caro Dr. Serpa,
    Assim sendo é preciso admitir que estava certo e fez muito bem em não desistir do Viga d'Ouro. Prestou um bom serviço a todos os que, como eu, prezam a verdade e a responsabilização das pessoas pelos seus actos e abusos. Bem sei que nestes casos não existem vencedores... todos perdemos. Mas um polícia que prende um ladrão também não venceu, apenas cumpriu a sua obrigação e deve ser reconhecido por isso.

    ResponderEliminar