quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Escola Secundária de Silves. O Governo do PS investe doze milhões de euros na sua requalificação.Uma bela prenda de Natal para os Silvenses.





























A Escola Secundária de Silves vai ser modernizada.
Está presentemente a decorrer o concurso e vão ser abertas as respectivas propostas na próxima semana.
Estima-se que o valor aproximado da obra de requalificação ascenda aos doze milhões de Euros, totalmente assegurados pela PARQUESCOLAR.
Prevê-se que o inicio das obras aconteça no próximo mês de Fevereiro de 2011 , com um prazo de execução de 18 Meses.
Construída em 1959 , a nossa escola tem actualmente 39 turmas e 945 Alunos que, aquando da conclusão dos trabalhos, irão frequentar uma escola totalmente nova, com as condições ideias para o estudo, convívio, sua formação humana e cívica.
Nesse sentido, lá bem perto do actual campo de jogos, será criada uma nova entrada principal, imponente e cativante que, seguramente entusiasmará a população a entrar, e não apenas a estudantil. Tanto mais que irá receber um autentico auditório.
Será, ainda, construída uma ala paralela aos velhinhos edifícios das oficinas que contemplará um corredor aberto e de lazer ao ar livre entre as duas alas. No primeiro piso, nascerá um amplo espaço de estudo e convívio para alunos e professores, já no segundo ficarão as salas de aula. A prática desportiva será encorajada com a construção de um polidesportivo semi-coberto de grande dimensão, localizado entre os actuais bloco principal e a cantina.
Finalmente, merece ser salientado o facto de grande parte dos alunos passarem a ter aulas em contentores especiais com climatização e rede informática, muito diferentes do que conhecemos por barracões.
O presente projecto insere-se no programa lançado em 2007 pelo Governo do Partido Socialista, que aposta na modernização das escolas do Ensino Secundário com três objectivos:
a) Requalificar e modernizar os edifícios das escolas com ensino secundário, repondo a eficácia física e funcional, numa perspectiva de criar condições para a prática de um ensino moderno, adaptado aos conteúdos programáticos, às didácticas e às novas tecnologias de informação e comunicação;
b) Abrir a Escola à comunidade, criando condições para uma maior articulação com o meio envolvente, associado a uma correcta valorização patrimonial garantindo o aproveitamento integral das potencialidades instaladas na infra-estrutura escolar;
c) Criar um novo modelo de gestão das instalações, garantindo uma optimização de recursos instalados e uma correcta gestão da conservação e manutenção dos edifícios após a intervenção.
A requalificação das escolas do ensino secundário em curso vai permitir que todos os alunos concluam a escolaridade obrigatória de 12 anos frequentando escolas de qualidade superior. Nada ficará como dantes.
Para saber mais,sugere-se uma visita a http://www.parque-escolar.min-edu.pt

4 comentários:

  1. diga-me lá. o presente do governo vem com janelas que não se abrem e com sistemas de aquecimento e ar condicionado que são tão caros que não podem ser ligados? É porque se for assim, como noutras escolas, vai-se suar muito dentro do presente do governo "socialista"

    ResponderEliminar
  2. Com o frio que presentemente temos, duvido que tal nos faça "suar".
    Mas já agora, não concorda com este investimento no Concelho que até não foi parar a outro lado, como é hábito?

    ResponderEliminar
  3. Quando estiver o governo do psd,com o passos coelho,começam a tremer de frio!ou queriam só as rgalias para os mesmos?!

    ResponderEliminar
  4. Como é que as pessoas podem ser tão ruins que criticam algo que beneficia os jovens. Se fossem outros a construir em Silves um BPN se calhar já batiam palmas. Deixem lá fazer a escola e não sejam invejosos, pequenos e mesquinhos. Grande iniciativa, tem o meu apoio. É mais benéfico uma escola do que gastar dinheiro em foguetório e festas. Os milhões de prejuízo da Fábrica do Inglês tinham sido muito melhor investidos numa escola, mas o problema é que as pessoas não têm visão sem se ralam em desbaratar dinheiro que custa a todos e normalmente são os mais pobres quem lhes custa pagar que menos protestam. É uma vergonha. Por isso, em relação à escola que vai representar o futuro dos jovens de Silves TÊM TODO O MEU APOIO. As pessoas deviam ser menos mesquinhas, e apoiar aquilo que realmente é importante para os jovens. Eu já sou idoso, mas compreendo a importância da nova escola para o futuro dos jovens a quem desejo as melhores felicidades na mesma. Os meu parabéns.

    ResponderEliminar