quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Aliccoop que deixou de o ser...

Na parte final da reunião de hoje, tive o cuidado de chamar a atenção da Srª Presidente para o facto de não podemos continuar á espera de ver o que acontece.
Sugeri,que nos reuníssemos com a Srª. Governadora Civil de Faro, representante do Governo na nossa Região, para sermos informados do que se está a passar.
Por outro lado, sugeri a marcação de uma reunião com o BPN, para voltarmos a analisar o problema criado aos ex-trabalhadores do Grupo com os empréstimos que contraíram.
Este silencio incomóda-me...

58 comentários:

  1. Boa tarde senhor Vereador.acho de bom tom publicar todos os comentários que aqui são escritos,anónimos ou não.Aqui falta saltar á estampa o comentário que fala do C 5, e do Audi de 20.000 Contos que está na garagem aos ratos,mas que não anda pois aguarda a ressurreição do zé António & Cº,Quintas e adjuntos,que foram agarrados a ...na UNICOFA,as coisas vão-se sabendo e tem que ser do conhecimento da malta.Não se esqueça do comentário do BPN,publique,não foi o senhor vereador que escreveu,foi alguém que anda por aí,mas o seu espaço é muito útil para estas divulgações.

    ResponderEliminar
  2. Mas afinal que conversa é essa.Qual foi o trabalhador que contraiu que empréstimo.Nenhum trabalhador contraiu nenhum empréstimo.ATENÇÃO,antes de escrever ou falar façam como os historiadores,DOCUMENTEM-SE.Perguntem,informem-se e depois escrevam.NÃO INVENTEM.O agora chamado empréstimo dos trabalhadore do grupo ALICOOP,foi uma tremenda mentira,inventada pelo ...Foi dinheiro que veio para a Alicoop,mas como não existiam garantias reais,prédios e outros bens,não existia outra hipótese de ser titulada a divida,foram os trabalhadores ameaçados e forçados a assinar a papelada a titulo de um empréstimo para comprar acções da Alicoop.FALSO,MENTIRA,pois se alguém investigar vão verificar que nenhum trabalhador ficou com dinheiro algum desse empréstimo,nem tão pouco comprou acções nenhumas,FOI UMA FARSA BEM MONTADA,pelos ...
    ...Reparem e investiguem,o dinheiro veio ninguém sabe quando,mas veio para a Aliccoop e para as empresas satélite,mas SÓ MAIS TARDE é que alguns trabalhadores assinaram os papéis para aquilo que se passou a chamar empréstimo dos trabalhadores do grupo Alicoop,comparem as datas de entrada do dinheiro na Alicoop e as datas de abertura das contas dos trabalhadores . Que grande mentira,muito bem montada e aceite dado a falta de controlo do Banco de Portugal e por iniciativa dos ... do BPN e da Alicoop.

    Publicar

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde senhor Vereador.Acabo de ler o artigo do Expresso,sendo que o meu comentário o seguinte.Quem escolheu a página de impressão do artigo,merece os meus elogios,pois enquadoru o artigo junto ao ... do BPN ,só falta aparecer a foto dm empresário do ano,como saiu no jornal A Avezinha em Outubro de 2002,onde catalogaram o Zé António como profissional do ano...
    A jornalista Marisa Moura,tem que se informar melhor,tem que saber do que fala.De onde apareceu o senhor João Saúde,que sabe este senhor de comércio a retalho,o lider histórico,como lhe chama, está em casa em Portimão ...a dar ordens aos ...,para o administrador que veio da CCDRA,um politico que não entende de supermercados.Tenham paciência,fechem os Alisuper,paguem com o património a divida ao BPN,contraída pela administração da alicoop,em nome dos trabalhadores e vão para casa...Dizem por aí que o problema se chama Zé António,Vitor Quintas,António Guerreiro,Fernando Joaquim ...,mas estes continuam a dar ordens,não querem largar o poder,...

    ResponderEliminar
  4. Admito o Direito a cada um ter a sua opinião. Mas enveredar por comentários que podem ser difamatórios, é que não posso publicar.Daí ter retirado as palavras ofensivas dos comentários anteriores.
    Espero que compreendam e me desculpem.

    ResponderEliminar
  5. Srº vereador depois de ler este artigo do expresso,que o senhor fez o favor de o publicar.Fiquei um pouco perplexo com o nome de um João Saúde,que eu como trabalhador numca houvi falar de tal pessoa.Como eu nunca houvi falar dele se calhar ele também nunca houviu falar no compromisso da empresa,para os empréstimos ao BPN que os funcionários foram forçados a assinar.É uma pena que o Srº Drº José António que lhe contou a história da Alicoop,não lhe tenha contado esta do BPN.Se calhar não lhe contou,porque tinha que lhe contar o discurso ...
    Senhor Vereador agradeço que fale no empréstimo dos trabalhadores ao BPN,que mais uma vez falharam no pagamento em Novembro.Estamos isolados,so falaram nos trabalhadores para viabilizarem o projecto.Já estão a falar nos trabalhadores para receberem do IAPMEI.Quando receberem vão voltar a não pagar o empréstimo.Eu quis trocar de carro,como não tenho condições de pagar a pronto,porque vivo do subsidio de emprego,não me foi concedido crédito porque tenho o nome no Banco de Portugal. Senhor Vereador isto é justo?Obrigado por se preocupar conosco, assim deveria ser também da presidente da autarquia.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde senhor Vereador.Boa disposição e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.NÃO PERCA TEMPO COM REUNIÕES,nem com a Presidente da Camara,nem com a Governadora,nem com o BPN,fale com o Administrador de insolvência,o senhor Calvete,fale com o Tribunal de Silves onde está o processo,e concluam que as lojas Alisuper já deviam ter fechado vai para muitos meses.Mais dinheiro do IAPMEI,da CGD,do Governo,para quê?Quanto mais vier mais alguém fica com esse para receber.Dizem que a divida era de oitenta milhões,mas com o que se deve na Segurança Social e a outras entidades,vai para um ano a esta parte,a divida deve ultrapassar os cem milhões de €uros.FECHEM a ALISUPER e a ALICCOP e todas as empresas onde o senhor Silva e adeptos estão,paguem com o património o empréstimo ao BPN,onde os trabalhadores se viram envolvidos,deem as indminizações aos trabalhadores e ficam todos satisfeitos.O Estado,ou o Tribunal que posteriormente vendam as instalações em leilão,como agora se usa e todos ficam contentes,pois este pesadelo termina,a vida é mesmo assim.

    ResponderEliminar
  7. BE quer explicações do Governo sobre caso Alicoop
    02-12-2010 17:40:00

    O Bloco de Esquerda deu hoje entrada na Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Energia, a um pedido de audição do Secretário de Estado do Comércio e Serviços, sobre o futuro do grupo Alicoop.

    O pedido do BE será votado na reunião da Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Energia, marcada para 7 de dezembro.

    O partido pretende ver esclarecido o ponte de situação do plano de recuperação do grupo Alicoop, após os atrasos de financiamento ao projeto por parte do IAPMEI, e quer indagar sobre “as políticas públicas para o setor do Comércio”.

    Se o PS não faz nada os votos dos empregados da Alicoop e da Alisuper vão para o BE.
    O Senhor Vereador acha bem?
    Afinal a Alicoop deixou de o ser, porquê?

    ResponderEliminar
  8. Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Aliccoop que deixou de o ser...":

    Boa tarde senhor Vereador.Boa disposição e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.NÃO PERCA TEMPO COM REUNIÕES,nem com a Presidente da Camara,nem com a Governadora,nem com o BPN,fale com o Administrador de insolvência,o senhor Calvete,fale com o Tribunal de Silves onde está o processo,e concluam que as lojas Alisuper já deviam ter fechado vai para muitos meses.Mais dinheiro do IAPMEI,da CGD,do Governo,para quê?Quanto mais vier mais alguém fica com esse para receber.Dizem que a divida era de oitenta milhões,mas com o que se deve na Segurança Social e a outras entidades,vai para um ano a esta parte,a divida deve ultrapassar os cem milhões de €uros.FECHEM a ALISUPER e a ALICCOP e todas as empresas onde o senhor Silva e adeptos estão,paguem com o património o empréstimo ao BPN,onde os trabalhadores se viram envolvidos,deem as indminizações aos trabalhadores e ficam todos satisfeitos.O Estado,ou o Tribunal que posteriormente vendam as instalações em leilão,como agora se usa e todos ficam contentes,pois este pesadelo termina,a vida é mesmo assim.

    ResponderEliminar
  9. Em resposta ao comentário anterior, apenas direi que não olho a votos.
    O que me preocupa são as pessoas que contraíram empréstimos e agora têm de os pagar.
    E, que se saiba, não vamos lá com requerimentos na Assembleia da República. Se algum Deputado tem dúvidas sobre a legalidade, que tenha a coragem de avançar para a Procuradoria da República.

    ResponderEliminar
  10. Alicoop, Alisuper, etc.etc...

    Já não se percebe porque andam a perder tempo com "ruins defuntos".

    ResponderEliminar
  11. Apenas por uma simples razão: ajudar os ex-trabalhadores a sair da tragédia onde se encontram, por terem que pagar empréstimos contraídos em benefício do Grupo Alicoop.

    ResponderEliminar
  12. Por mais voltas que pretendam dar ao assunto, a verdade é que os pobres trabalhadores foram enganados e, só agora, começam a perceber o logro em que cairam.
    Compreende-se que cairam na esparrela com medo de perder os empregos.
    Que percam os empregos, não se aceita mas compreende-se, no panorama actual, agora, ficarem amarrados e escravos da Banca por causa das aldrabices de alguns é que não está certo.
    Onde estão as autoridades supervisores e a justiça deste país?

    ResponderEliminar
  13. É um verdadeiro escândalo os empregados terem de responder por uma dívida que foi contraída em benefício da sua entidade patronal, mas também não deixa de ser verdade que o fizeram de moto próprio.
    Houve ingenuidade dum lado e maldade do outro.
    Haverá alguém que ponha termo ao calvário dos empregados, que ficam sem os empregos e irão ficar sem os fracos patrimónios que possuem?

    ResponderEliminar
  14. boa noite,sr vereador,sabe eu gostei muito de o ouvir nas reunioes que houve na alicoop,mas eu ando muito preocupado.agora andam a dizer que nao chamam os trabalhadores que nao assinaram o ultimo papel de dar os 10% a firma.sera normal,sr.vereador?acha correcto?posera nos nesta situaçao e agora nao nos querem la.

    ResponderEliminar
  15. Apenas quero referir que tambem estou dentro do grupo, e é curioso ver que apenas estão preocupados em fechar, o que alguns andam a tenter levar para a frente, para salvar o posto de trabalho a TODOS e ver o problema do BPN resolvido. Será que apenas estao interessados em que a Alicoop feche porque estão é beira da reforma, ou porque sáo tao bons profissionais que tem receio de não voltarem a ser chamados.
    Estes senhores que ai escrevem, se calhar apenas apearecem por volta da hora do almoço e da parte da tarde vão andar de bicicleta.
    Penso que só com o esforço de todos é que se consegue levar para a frente este projecto, que já por si não é nada facil.

    ResponderEliminar
  16. "Se algum Deputado tem dúvidas sobre a legalidade, que tenha a coragem de avançar para a Procuradoria da República."
    São palavras do Senhor Vereador, que me levam a perguntar-lhe, qual o resultado da sua intervenção junto da Procuradoria Geral da República quanto ao Caso Viga de Ouro?
    <se existe algum resultado eu ignoro.

    ResponderEliminar
  17. Há cerca de 2 semanas, vários funcionários da CMS foram chamados à PJ para depor novamente.
    Repare, se eu que nada sou, continuo a não deixar cair no esquecimento o processo da Viga d´Ouro, o que não será a pressão de Ilustres Representantes da Nação?
    Requerimentos ao Governo, são como as palavras, por isso o repto está lançado, avancem para a Procuradoria.
    Porque é que o não o fazem?
    Perguntem-Lhes...
    Eu, respondo por mim...e não vou ficar sentado á espera de ver o que acontece. Isso, garanto-Lhes

    ResponderEliminar
  18. 2 de Dezembro de 2010 17:09
    Anónimo disse...

    Ireei publicar aqui os comentários que sairam na outra notícia, para todos termso uma visão completa da tragédia:
    Segue o primeiro, depois os restantes:
    Todos dizem que foram enganados. Será que os trabalhadores não sabem ler o que assinam? É muito fácil assinar uma coisa e depois dizer que não se sabia o que se estava a assinar ou que se foi forçado...tenho conhecidos que assinaram o dito papel e segundo me consta o BPN já não está a cobrar as rendas há algum tempo...
    3 de Dezembro de 2010 00:31

    ResponderEliminar
  19. Anónimo disse...

    Drº Fernando Serpa
    Por favor ajude-nos na questão dos empréstimos ao BPN, que esse senhor Saúde nunca comenta.Esse senhor se quer viabilizar o projecto,porque é que também não recebe só 10% como alguns escravos do século XXl.
    1 de Dezembro de 2010 15:49

    ResponderEliminar
  20. 010 15:49
    Anónimo disse...

    Srº vereador depois de ler este artigo do expresso,que o senhor fez o favor de o publicar.Fiquei um pouco perplexo com o nome de um João Saúde,que eu como trabalhador numca houvi falar de tal pessoa.Como eu nunca houvi falar dele se calhar ele também nunca houviu falar no compromisso da empresa,para os empréstimos ao BPN que os funcionários foram forçados a assinar.É uma pena que o Srº Drº José António que lhe contou a história da Alicoop,não lhe tenha contado esta do BPN.Se calhar não lhe contou,porque tinha que lhe contar o discurso que forçou o pessoal a assinar.Senhor Vereador agradeço que fale no empréstimo dos trabalhadores ao BPN,que mais uma vez falharam no pagamento em Novembro.Estamos isolados,so falaram nos trabalhadores para viabilizarem o projecto.Já estão a falar nos trabalhadores para receberem do IAPMEI.Quando receberem vão voltar a não pagar o empréstimo.Eu quis trocar de carro,como não tenho condições de pagar a pronto,porque vivo do subsidio de emprego,não me foi concedido crédito porque tenho o nome no Banco de Portugal. Senhor Vereador isto é justo?Obrigado por se preocupar conosco, assim deveria ser também da presidente da autarquia.
    1 de Dezembro de 2010 18:18
    Anónimo disse...

    Lanço aqui mais 1 repto! gostava de saber quanto foi gasto pela CMS em compras nesta nova alicoop! A ver se a CMS está a apoiar esta empresa desde que o "mano" deixou de fazer parte da empresa!
    1 de Dezembro de 2010 23:01

    ResponderEliminar
  21. Anónimo disse...

    Senhor vereador,nós que assinamos o empréstimo do BPN, e não sabemos o que devemos fazer.Só sabemos que isto esta uma história mal contada. Os antigos administradores continuam a montar os mesmos carros um jà está reformado, mas não sai.Como é que nós nos livramos do BPN? Por favor ajude-nos, contra esta gente
    2 de Dezembro de 2010 17:09

    ResponderEliminar
  22. Mas, os responsáveis por este descalabro não têm património?
    Será que esse património não chega para, pelo menos, libertarem os empregados que foram coagidos, psicológicamente, a assinarem e a se responsabilizarem por uma dívida contraida pela entidade patronal?
    Se o BPN está nacionalizado, se é Estado, porque motivo não é pedido, já, ao Governo que dê os empréstimos como liquidados?
    Anulem os empréstimos já, libertem os empregados do pesadelo e apurem, de seguida, as responsabilidades de cada interveniente. É o mínimo que se deve exigir.

    ResponderEliminar
  23. Existe um pormenor muito importante a favor dos trabalhadores, que consiste no facto de o BPN ter sido conivente na montagem da operação.
    Se o Governo quer ajudar tem a faca e o queijo na mão, ANULE JÁ OS EMPRESTIMOS.

    ResponderEliminar
  24. F. Serpa disse...
    Mas afinal que conversa é essa.Qual foi o trabalhador que contraiu que empréstimo.Nenhum trabalhador contraiu nenhum empréstimo.ATENÇÃO,antes de escrever ou falar façam como os historiadores,DOCUMENTEM-SE.Perguntem,informem-se e depois escrevam.NÃO INVENTEM.O agora chamado empréstimo dos trabalhadore do grupo ALICOOP,foi uma tremenda mentira,inventada pelo ...Foi dinheiro que veio para a Alicoop,mas como não existiam garantias reais,prédios e outros bens,não existia outra hipótese de ser titulada a divida,foram os trabalhadores ameaçados e forçados a assinar a papelada a titulo de um empréstimo para comprar acções da Alicoop.FALSO,MENTIRA,pois se alguém investigar vão verificar que nenhum trabalhador ficou com dinheiro algum desse empréstimo,nem tão pouco comprou acções nenhumas,FOI UMA FARSA BEM MONTADA,pelos ...
    ...Reparem e investiguem,o dinheiro veio ninguém sabe quando,mas veio para a Aliccoop e para as empresas satélite,mas SÓ MAIS TARDE é que alguns trabalhadores assinaram os papéis para aquilo que se passou a chamar empréstimo dos trabalhadores do grupo Alicoop,comparem as datas de entrada do dinheiro na Alicoop e as datas de abertura das contas dos trabalhadores . Que grande mentira,muito bem montada e aceite dado a falta de controlo do Banco de Portugal e por iniciativa dos ... do BPN e da Alicoop.

    Publicar

    ResponderEliminar
  25. Para que alguns se façam ricos, é necessário que o trabalho de muitos seja explorado. Honoré de Balzac

    ResponderEliminar
  26. Na reunião havida em Lisboa, a uma pergunta minha, os Srs. Administradores do BPN responderam que não há há um mas sim cerca de 247 empréstimos, se a memória não me engana, e que são todos particulares.
    Sobre as datas, nada sei, como compreenderá.

    ResponderEliminar
  27. Não acredito que haja alguma pessoa que tenha saído rico desta tragédia.
    Se, estão a apontar para o Clã Silva, como por aí dizem, muito menos esse...

    ResponderEliminar
  28. Outra situação será o apuramento de responsabilidades pelo sucedido.

    ResponderEliminar
  29. O BPN, tem a sua Adminsitração, e como compreenderá, o Governo, este ou qualquer outro não poderá aí exercer actos de gestão.

    ResponderEliminar
  30. Essa mesma administração ou a anterior também deve saber quem beneficiou desses 247 empréstimos.
    Entraram no jogo porquê?
    Os empregados titularam uma operação de que não beneficiaram financeiramente.
    Essa arquitectura não foi por eles inventada e tiveram que assinar, senão, perdiam os empregos.
    O BPN não devia éticamente fazer uma operação dessas.
    Do ponto de vista comercial segurou garantias, mas levou os empregados para o abismo.
    O Banco é Estado, se querem apoiar os empregados o primeiro passo será mandar averiguar e de seguida neutralizar os empréstimos aos empregados e aumentarem o passivo da entidade patronal.
    Quem arcar com os 80 milhões leva também os 247 empréstimos.
    Libertem os escravos e indemnizem-nos pelos danos físicos e psicológicos que lhes causaram.

    ResponderEliminar
  31. Ninguém aponta para ninguém, o senhor Vereador é que fala em qualquer coisa, que nem sei se existe.
    Eu só sei que nada sei mas gostaria de saber, a VERDADE.

    ResponderEliminar
  32. Em tempo de derrapagens, bem podem dizer que houve uma pequena derrapagenzinha e que o BURACO do BPN não foi de 4.700 milhões, mas sim de 4,7o2 milhões, nem se dá por isso.
    E deixam essas pessoas em paz.

    ResponderEliminar
  33. Que trapalhada. Se nenhum trabalhador contraíu nenhum empréstimo, como é que existem 247, como o snhor vereador afirma ter ouvido dos administradores do BPN?

    ResponderEliminar
  34. O SR.VEREADOR É BOA PESSOA,MAS ESTÁ A SER ENGANADO POR ESSA FAMILIA E RESTANTES MEMBROS DA ANTERIOR ADMINISTRAÇÃO,MAIS TRÊS OU QUATRO BOYS QUE CHEGARAM A EMPRESA DESCALÇOS E SAIRAM DE LÁ BEM CALÇADOS,MAS ISSO SERÁ O TRIBUNAL A AVERIGUAR.
    SÓ HÁ UMA SOLUÇAO PARA QUE OS AUTORES QUE PODEM AJUDAR A EMPRESA O FAÇAM,E SEM ISSO A EMPRESA VAI FALIR,POR DESGRAÇA DOS TRABALHADORES,QUE É A ANTERIOR ADMINISTRAÇÃO SAIR TODA DA EMPRESA(INCLUINDO OS REFORMADOS QUE ESTÃO A RECEBER A REFORMA E O ORDENADO DA EMPRESA)ASSIM COMO OS BOYS QUE AJUDARAM A DESTRUIR A EMPRESA,ATRAVES DE BONUS RECEBIDOS TODOS OS MESES VIA ENVELOPE,OS ALMOÇOS,JANTARES,CASAS PAGAS,OS FAMOSOS QUINHENTINHOS MENSAIS QUE 6 PERSONAGENS RECEBIAM(SUPERIOR AO ORDENADO DE MUITOS DOS QUE AQUI TRABALHAM)CARROS PARA TODOS OS GOSTOS(ALGUNS COM DOIS)ORDENADOS DE 4000 E 5000 EUROS MES E NOS AQUI A TRABALHAR 4 OU 5 HORAS POR SEMANA,VIVENDO DOS RESTOS,OBRIGADOS A ASSINAR PAPEIS PARA REDUZIR O VENCIMENTO CASO CONTRARIO NÃO SERIA CHAMADO,É ESTE DE GENTE QUE O SR.VEREADOR DEFENDE?OS NOVOS/VELHOS ADMINISTRADORES COMPROMETERAM-SE PERANTE O TRIBUNAL A PAGAR AS PRESTAÇÕES DOS TRABABALAHORES E ATÉ AGORA NADA.
    DEIXO AQUI UM RECADO A ALGUNS DOS AFILHADOS DO BOSS QUE AQUI TÊM COMENTADO(NÓS SABEMOS QUEM SÂO)QUE ESTÃO LUTAR PARA O BEM DOS TRABALHADORES,MAS QUEM OS ELEGEU MANDATÁRIOS?VÃO-SE EMBORA DA EMPRESA SE QUEREM AJUDAR,E COMO SÃO ALTAMENTE COMPETENTES TENHO A CERTEZA QUE MAL SAIAM TÊM UMA MULTIDÃO EM FILA PARA CONTRATAR OS SEUS SERVIÇOS.

    ResponderEliminar
  35. Há um provérbio popular Chinês, que ilustra bem a situação:

    O sol nasceu pra todos... a sombra só pra alguns!

    ResponderEliminar
  36. Boa tarde senhor Vereador.Estou de acordo com o comentário que está todo escrito com letra grande,entre outros comentários este está muito bom.É verdade,os afilhados do boss,como alguém lhe chama,não foram eleitos por ninguém,para defenderem nada nem ninguém,estão é a defender o tacho deles,continuam a acreditar que o clã silva vai voltar ao poder.SE TIVESSEM CLASSE,já tinha ido para casa,pois estão a fazer o vontade ao zé antónio,esperando o dia da ressurreição.Se fossem pessoas normais não estavam a defender não sei bem o quê,na Alicoop e Alisuper,não resta nada para defender.Fechem as empresas,anexem a divida ao BPN,que os empregados foram obrigados a contrair,aos valores que a ALICOOP deve e vão para a praia.Esses afilhados do boss,que ficaram com os carros,recebiam dinheiro extra e agora falam em ordenados de quatro e mais mil €uros/mês,bonito serviço.
    Quem assina RM e comenta o que escreve,só pode estar infetado pelo cheiro do clã Silva,mas qual levar para a frente o quê,mas qual reforma qual quê,mas qual projecto,nessa casa nunca se projectou coisa alguma,será que nesta época de falta de trabalho contrataram algum arquitecto para projectar algo.Dediquem-se á pesca.Não briquem com coisas sérias.

    ResponderEliminar
  37. Boa noite senhor Vereador.Quero agradecer a sua disponibilidade,para ajudar todos os trabalhadores da Alicoop e Alisuper,mas não vale a pena.A sua ajuda será muito útil,mas só no que diz respeito ao acerto de contas com o BPN.Esta é a verdade.O agora chamado empréstimo BPN / Alicoop / Trabalhadores existiu mas como já lhe escreveram a contar,o dinheiro veio para a Alicoop/empresas satélite,mas faltava dar uma garantia,pois dizia~se e parece que se confirmava,não existiam bens para dar garantias algumas,estava tudo hipotecado aos bancos e outros,daí que colocaram os trabalhadores a assinar papéis para que a divida ficasse assegurada.O senhor Vereador lembra-se quando comprou a sua casa e pediu empréstimo ao banco,a sua esposa assinou os papéis das hipotecas,pois parece que no tal empréstimo nenhum mulher/marido assinou documento nenhum.Dizem que foi para comprar acções,mas qual acções,onde estão, o Banco de Portugal teve conhecimento de alguma destas situações,acho que não.Por isto e por aquilo que se tem escrito neste seu espaço,pode verificar que grande trapalhada foi montada,pelo clã Silva,eles são os grandes e pricipais responsáveis por esta situação.Agora repare no que lhe vou dizer,alguns trabalhadores,até já reformados e respectivos familiares,estão a pagar as prestações ao BPN,qual o motivo,se não sabe aqui fica o esclarecimento.Essas pessoas tem negócios de familias,esposas,filhos esão sócios de pequenas empresas,cafés,restaurantes,botiques e outros negócios,daí que precisem de livros de cheques,de falar com a banca,mas no Banco de Portugal o seu nome constava como devedores de prestações,daí se quiseram livros de cheques e crédito para continuarem com os seus negócios de familia,tiveram que pagar,esta é a realidade.Senhor Vereador,é sua intenção ajudar os antigos funcionários da Alicoop e Alisuper,neste assunto do BPN,então imprima estas noticias,mesmo as anónimas e entregue as mesmas na Policia Judiciária,no Tribunal em Silves,no Banco de Portugal,no BPN e solicite ás autoridades de Portugal que investiguem e depressa vão concluir que o dinheiro dos tais empréstimos é DIVIDA da Alicoop e da Alisuper.Entregue também cópias aos grupos parlamentares na Assembleia da República,para que o País inteiro conheça as fraudes do senhor José António Silva e seus pares.Faça isto e vai ver que o assunto depressa é resolvido e os valores em causa se transformam em divida da Alicoop,como sempre foram.Nenhum dos trabalhadores movimentou nenhuma conta no BPN,nenhum dos funcionários teve um livro de cheque dessas contas, e já agora quem é que pagou as prestações desses tais empréstimos,antes da Alicoop e Alisuper abrirem falência,se não sabe aqui fica o nome do benemérito,ALICOOP e ALISUPER,ou sejas os que usufruiram do emprétimo,é só verificar,consultar o histórico no BPN e ver quem pagou até á falência.

    ResponderEliminar
  38. E esta, hein?
    diria Fernando Pessa.

    ResponderEliminar
  39. Como diria a saudosa Beatriz Costa,façam alguma coisa,isto já não vai lá com palmas,mas vai com palmadas.Deixem-se de conversa e façam alguma coisa,PORRA.
    Já chega de comentários anónimos,apareçam e façam alguma coisa,quem puder que resolva estes assuntos de uma vez por todas.

    ResponderEliminar
  40. Pois é mas por aqui só se fala mesmo. Todos sabem (pensam, pelo menos) de tudo, todos acrescentam mais um boato/mentira à história mas também não fazem nada.

    Curioso ver que quem diz que sabe dos pagamentos via envelope, das duas uma, ou foi conivente e também os recebeu e calou-se, ou está simplesmente a inventar agora (mais do que óbvio), doutra forma, como saberia??? Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo.

    Famosos quinhentinhos? (o que é isso?) Se são famosos todos deveríamos conhecer mas pelos vistos só o respectivo anónimo é que conhece. Também os recebeu e calou-se foi? Mais uma para o saco das fantasias...

    Casas pagas? Pois então, como é que você quer pagar a sua casa sem ser com o vencimento que recebe/recebia da Alicoop? É o que todos nós trabalhadores fazemos/fizemos, suponho! Como fez você? Foi com euromilhões? Haja sortudos...

    podia continuar o dia nisto...aproveito para esclarecer que, segundo me informei na altura (algo que qualquer um de nós pode fazer), não ficámos com acções nenhumas pois essa circunstância acabava por ser ainda mais prejudicial para todos nós, pois os accionistas são sempre em qualquer empresa os últimos a receber em caso de falência.

    Assim sendo apenas um empréstimo sempre somos credores da empresa como outros quaisquer e as possibilidades de recebermos alguma coisa são sempre maiores do que se fossemos accionistas...é lógico que não há dúvidas que foi a empresa que beneficiou do empréstimo e que nós nunca tivemos o dinheiro em nossa posse mas que diferença faz isso? Assinámos sabendo que o dinheiro não era para irmos comprar um carro mas sim para a empresa utilizar..é como diz o outro, informem-se e documentem-se antes de se dizer asneiradas..

    ResponderEliminar
  41. Tudo bien, não passa nada.
    Olé!

    ResponderEliminar
  42. mais um boy a fazer um favor ao chefe,não recebias?pois não podias entraste com uma cunha o que vale mais que dinheiro.
    Assinaste o emprestimo de livre vontade?claro que assianste,então lá podias fazer uma desfeita a quem te dá de comer?ou então se calhar ês como um que não estava na empresa ainda,mas jura a pés juntos não fomos coagidos,deve ser o mesmo que passa o tempo que está na empresa a falar com os patrões,nós não somos cegos....nós estamos atentos,tu dizias...achamos isto nós achamos aquilo,mas quem ês tu para achar alguma coisa?se o comentário anterior te ofendeu não ês trabalhador de certeza,portanto só podes ser administrador ou amigalhaço de algum,caso contrário apoiarias os colegas,mas estás há espera da ressureição do chefe?cuidado porque já há muita gente a trabalahar para que as responsabilidades sejam impostas a alguns,pode ser que tu também faças parte do elenco,talves sejas dos que entrou de bicicleta e saiu de carro????outra coisa, têns que disfarçar melhor,pois todos nós sabemos quem es,como sabemos?porque quem nasce engraxador é engraxdor a vida toda.....

    ResponderEliminar
  43. O Ex-chefe da manutenção, fala , o ex-marketing fala, o informatico fala, mas náo dizem nada a náo ser lavar roupa suja, PORRA VAMOS FALAR MENOS E TRABALHAR MAIS, temos de acreditar que vamos para a frente, porque parece que infelizmente é a unica forma de resolver o BPN.

    ResponderEliminar
  44. Para conhecimento de todos, com a ajuda de algumas pessoas conhecedoras da tragédia, estou a preparar uma intervenção junto de várias Entidades na defesa dos interesses dos Trabalhadores.

    ResponderEliminar
  45. Já agora, quando é que é marcada a reunião com a nova administração do Grupo?

    ResponderEliminar
  46. Aguardo, e até informo que foram convidados e não apareceram numa reunião extraordinária.

    ResponderEliminar
  47. Já sabe alguma coisa da decisão do IAPMEI?

    ResponderEliminar
  48. Ainda não sei, mas amanhã irei averiguar...

    ResponderEliminar
  49. já agora, quantos trabalhadores é que já foram admitidos, alguém sabe dizer-me?

    ResponderEliminar
  50. Já há fumo branco para o financiamento do Grupo?

    ResponderEliminar
  51. Vereador, para quando a nova reunião com o BPN?

    ResponderEliminar
  52. Voltarei amanhã, a questionar a Presidente da CMS.

    ResponderEliminar
  53. Apresentei uma proposta na CMS de apoio ao Grupo, bem como de analise aos empréstimos contraidos pelos trabalhadores.

    ResponderEliminar
  54. Convinha saber quando é que abrem as restantes lojas para empregar os trabalhadores que estão desempregados. Penso que ainda ninguém disse nada sobres isto.

    ResponderEliminar
  55. Confesso que não tenho essas informações.
    Irei tentar saber.
    Mas falava-se de 7 lojas abertas, o que pode dar um número a rondar as 75 Pessoas.

    ResponderEliminar
  56. Existe muita gente a falar, a criticar, mas é só maldade. Pois eu sou a favor da empresa arrancar, com o mesmo nome ou não, eu quero é trabalhar, mas também quero os meus problemas com a Alicoop resolvidos. Mas se a empresa não anda, os problemas vão aumentando.
    Agora quem errou tem que ser afastado, desde o maior até ao mais pequeno. Quem não sabe ser profissional, quem não sabe defender os interesses da empresa, não presta, fora.
    Os colegas que foram ás assembleias ouviram o mesmo que eu, e sabem que a situação tem que estar definida até ao prazo estipulado. Deus queira que seja para a empresa andar e re-empregar "alguns" ou todos, já seria muito bom nos tempos em que estamos.
    Agora não critiquem quem está a fazer alguma coisa para nos ajudar, se está a fazer bem ou mal, está a fazer o que pode, mas está a fazer algo e não a criticar o que os outros fizeram. O mal está feito e agora temos é tentar remediá-lo e aprender alguma coisa com os erros cometidos, talvez sirva de exemplo para outros.
    Há e em relação ao BPN, vocês sabem ou podem tentar saber que foi pedida mais uma prorrogação, não se façam mais bobos do que são, não dêem ouvidos aos que nada sabem e gostam de colorir histórias.

    ResponderEliminar
  57. De um anónimo, sem uma pequena palavra:
    "Antes fazer o meu comentário quero agradecer ao SR.Vereador pelo empenho desinteressado na procura da resolução dos problemas de quem não tem muitas vezes uma alimentação em condições devido á situação que em que se encontram os trabalhadores da Alicoop/alisuper/macral devido á ...promovida pela administração e alguns colaboradores.Em relação ao comentário anterior,digo que deves ser um dos foi eleito para a comissão de trabalhadores ... ou então ondas com dois carros á conta da empresa, ora estás aflito que a empresa caia?podes estar descansado que não vai cair,mas alguma coisa me diz que não vais lá estar,pois já percebemos que provavelmente fostes um dos obreiros dos 80 milhões de dividas,um conselho amigo(a)isto agora está mais difícil para cunhas,chatice,vais ter que aprender fazer alguma coisa senão a coisa vai ficar difícil".

    ResponderEliminar