quarta-feira, 21 de março de 2012

Taxa Municipal de Protecção Civil

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines deslocou-se à reunião camarária publica da passada Quarta-Feira para defender a criação de uma taxa municipal de protecção civil, que permitirá responder à situação difícil que atravessa, face à escassez de receitas que tornaram quase impossível honrar os compromisso anteriormente assumidos.
Como o problema é extensivo a outra Associação de Bombeiros do Concelho, informei os presentes que a Vereação Socialista tinha decidido apoiar tão urgente, necessária e imprescindível medida.
Ainda mais no momento conturbado que vivemos.
Importa assim assegurar a estabilidade do corpo de Bombeiros, única forma de acorrer às necessidades das populações, principalmente das mais carenciadas.
Aliás, são esses quem mais precisam dessa ajuda.
Mas atenção,
A taxa a ser criada de € 1 mensal por cada consumidor de água deve destinar-se exclusivamente ao fim a que se destina e não visar o financiamento da Autarquia.
Ou seja, deverá garantir as especificidades e a operacionalidade das duas Associações de Bombeiros.
Para que não haja dúvida, nem tentações por parte de quem ainda manda na Câmara Municipal, acrescentarei que, para nós, a aplicação de tal taxa, não implica a eliminação do apoio que a Autarquia concede presentemente aos Bombeiros.
Não se tire com uma mão o que se dá com a outra.
São estes aspectos que irão enquadrar a proposta que levaremos à próxima reunião camarária.
É certo que ainda estamos a tempo, mas o urge criar meios e condições para que as duas Associações possam enfrentar o que aí pode vir, em resultado da seca que se faz sentir.

1 comentário:

  1. Então e se retirarem um valor percentual do IMI que já pagamos, não será melhor e mais justo? É que estar sempre a tirar dinheiro aos mesmos já cansa. Agora é 1 euro, amanhã não se sabe. As Instituições tem que ser sustentáveis e criar valor, não é estar sempre à espera do subsídio. Falo de uma maneira geral e não só em relação aos Bombeiros e no seu meritório trabalho. Mas cabe às direcções das instituições, ao executivo camarário e à oposição encontrar meios e soluções que sustentem o valoroso trabalho dos Bombeiros. Qualquer dia estou a ver que vão pedir 0,50€ na factura do lixo para pagar o desporto do concelho.
    Encontrem outras soluções que não só tirar dinheiro aos munícipes.
    Sejam criativos, por favor.

    ResponderEliminar