terça-feira, 11 de setembro de 2012

Adelino António Ceriz. Um Amigo.


Numa altura em que se discute a extinção das Freguesias, como se a redução dos nossos problemas por aí passasse, esquecendo-se a mais valia que representam para as populações, o PS Silves decidiu homenagear um dos seus Autarcas, Adelino António Ceriz.

Fê-lo singelamente. Sem discursos de circunstancia ou jantaradas, optando por uma simples visita ao Cemitério de Tunes, permitindo assim que, no silencio da eternidade, cada um de nós, pudesse retomar as suas memórias.

Conheci o Ceriz há já muitos anos, numa altura critica para o Partido Socialista. Tínhamos acabado de perder a Câmara Municipal, fruto de divisões internas.

Com o seu apoio, avancei para a Presidência da Concelhia. Outras eleições se se sucederam, com o mesmo sabor a vitória. De facto, a equipa que se formara, respirava Amizade.

E, foi essa a principal virtude do Adelino Ceriz. A Amizade.

Em todos os combates que travamos, mesmo com as insuportáveis guerrilhas internas, a lealdade manteve-se. A cumplicidade e a confiança recíproca que construímos eram e são inabaláveis.

Com o seu saber, aprendi a dar ainda mais importância à Família. Aliás, nunca esquecerei a forma como sempre falava da Mulher e dos Filhos, as preocupações que tinha, o carinho que lhes dedicava… Frequentemente, me interpelava nesse sentido, chamando-me a atenção para um aspecto fundamental na existência de cada um de nós, a unidade de vida.

Tinha razão. O desafio, é sermos sempre o mesmo, independentemente da natureza da nossa intervenção.

É certo que era persistentemente teimoso, mas isso, não será também uma virtude, por defender as ideias em que acreditava?

Ainda mais, como o fazia, com a habitual sinceridade. Era Verdadeiro, não representava para agradar.

Foi este Homem que visitamos na sua última morada…e que perdura em cada um de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário