sexta-feira, 22 de junho de 2012

Caro Munícipe,

Para que não prejudiquem mais o Concelho, cedemos.

Na reunião camarária de ontem, permitimos com a nossa abstenção que a Câmara Municipal tivesse o seu Orçamento.

Algo, teria que ser feito, a bem do Concelho e fizemo-lo. Não podíamos continuar a sustentar a teimosia persistente de quem ainda manda na Autarquia, que mais não visa com essa atitude, do que camuflar os seus erros e o seu despesismo, empurrando para os outros a responsabilidade da sua gestão, escondendo-se na falta do Orçamento para não honrar os compromissos que assume, e assim responsabilizar a oposição.

No passado dia 4 de Junho, os vereadores do PS, foram confrontados com mais do mesmo, numa postura arrogante do Executivo Permanente PSD que apresentou pela quarta vez o mesmo orçamento para o ano de 2012, sabendo antecipadamente que seria rejeitado, o que cada vez mais estamos convencidos que pretendiam.

Vimo-nos assim obrigados a denunciar tal situação com a nossa saída da sala.

Esperávamos que houvesse bom senso da parte do Executivo Permanente. Mas não. Voltaram a agendar o mesmo orçamento, sem alterações, numa postura de perpetuação da presente situação, com a arrogância de que já nos habituou e falta de respeito pelos restantes vereadores.

Recusou as nossas propostas para impor a sua vontade. Não foi, nem é capaz de obter os consensos que o Concelho necessita nesta hora de grandes desafios e tormentos.

Negou as propostas de quem democraticamente também foi eleito em representação daqueles que não partilham a opinião nem a visão do executivo permanente PPD/PSD para o futuro de Silves, mas que sempre estiveram disponíveis para procurar soluções.

Castiga, quem se lhe opõe. Desvaloriza as dificuldades que as Instituições humanitárias, atravessam, compromete a sustentabilidade das associações culturais e desportivas, alheia-se dos problemas financeiros das Juntas de Freguesia, que não recebem mas continuam a proceder a trabalhos de limpeza urbana, mercados, cemitério e caminhos...tudo competências da Câmara Municipal.



Perante o exposto, em nome da nossa coerência, devíamos votar contra.

Porém, temos que ser só nós pensar no Concelho já que o Executivo PSD não o quer fazer.

E vemos:

1 A maioria das nossas Juntas de Freguesia atravessar grandes dificuldades financeiras, estando mesmo algumas já impedidas de honrar os seus compromissos salariais com os respectivos funcionários, com a agravante doo Executivo PSD se recusa a fazer as transferências devidas a estas entidades. O que para nós é inaceitável, e moralmente repugnante que envolvam Pessoas e Famílias nesta chantagem política;

2 Os delicados problemas das associações humanitárias que dependem muitas delas do apoio financeiro da Câmara para continuar a prestar exemplarmente os serviços de apoio à nossa Comunidade, com maior incidência aos mais desfavorecidos, verificando-se que uma vez mais a Sra Presidente mostra a sua total insensibilidade para com estas instituições, ainda mais após as reduções financeiras impostas pelo Governo da República;

3 A situação aflitiva das nossas associações culturais e desportivas que tanto tem feito pela formação e entretenimento dos nossos concidadãos, que preparam o futuro dos nossos filhos e ajudam a amenizar a velhice dos nossos pais, muitas delas correndo os risco de fechar portas, por não conseguirem honrar os seus compromissos;

4 Os serviços municipais (viaturas, obras, etc…) inoperacionais pela teimosia deste Executivo que nos desgoverna.

5 Os pequenos fornecedores da Autarquia a agonizar, perante o atraso nos pagamentos, comprometendo-se a sua própria existência, e por essa via empobrecendo o Concelho.

Por todas estas razões e porque somos a solução para o problema que outros criaram, na última reunião de Câmara, abstivemo-nos deixando que o Orçamento de 2012 fosse aprovado.

Queremos contudo deixar bem claro perante todos os nossos concidadãos que este não é um orçamento que honra o concelho em que vivemos, e que se não fosse as circunstâncias de aperto das instituições e Juntas de Freguesia continuaríamos a votar contra. Mas alguém tem que ser responsável…

Será sempre o interesse do Concelho que nos move.

Com os melhores cumprimentos

Silves, 21 de Junho de 2012
Os Vereadores do Partido Socialista

4 comentários:

  1. A morte tem Sempre desculpa, resumindo, cederam.Quando se toma uma posição ,esta é para levar até ao fim. Neste braço de ferro mais uma vez a presidente saiu a ganhar.

    ResponderEliminar
  2. chico atão cedeste?

    Ó home então ela apertou contigo e tu cedeste....mandrião...

    ResponderEliminar
  3. devia actualizar mais pois perde o interesse

    ResponderEliminar
  4. Parecem a CGTP, dizem mal e abandonam a sala, papagaios isso, sim onde estão as coisas que ia resolver? Trânsito, limpeza, viaturas que andam sem os seus condutores estarem de serviço e outras tais, Zero. Já agora como é habitual, não publique.

    ResponderEliminar