sexta-feira, 18 de junho de 2010

Deputados socialistas defendem nova apreciação do traçado da linha de muito alta tensão Portimão-Tunes

Os Deputados do Partido Socialista (PS) Jamila Madeira, Miguel Freitas, João Soares e Eurídice Pereira defenderam hoje, na Assembleia da República (AR), a necessidade de uma continuação do diálogo construtivo entre as partes envolvidas na processo de avaliação do traçado da linha de muito alta tensão Portimão-Tunes, com vista a uma solução equilibrada que salvaguarde os interesses das populações e os valores ambientais, a par da garantia de segurança e qualidade no abastecimento de energia eléctrica.

A posição dos parlamentares surge na sequência da nova proposta de traçado na zona das barragens Funcho/Arade colocada à discussão pública pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), depois de a alternativa de traçado apresentado no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) de Fevereiro de 2009 ter merecido o consenso por parte das populações locais e da Câmara Municipal de Silves.

“Estávamos crentes de que tinha sido alcançado um compromisso entre as partes envolvidas, para dar seguimento aos tramites legais da implementação do traçado apresentado no Estudo de Impacto Ambiental de 2009, mas perante a proposta agora em consulta pública, que não merece o consenso geral, consideramos a necessidade de novas negociações que permitam encontrar uma solução equilibrada de salvaguarda, tanto dos valores económicos e ambientais, como dos interesses das populações”, salientou a Deputada Jamila Madeira, na sequência da discussão realizada hoje na AR sobre esta matéria.

Os Deputados do PS recordam as diferentes fases do processo encetado em 2007 para a instalação desta infra-estrutura de “particular relevância para a qualidade e segurança no abastecimento de energia eléctrica” mas que não deve representar um motivo de conflito com as populações, tendo realçado o resultado alcançado pela petição promovida pelos moradores desta zona do Algarve, após a discussão pública do EIA de 2009.

Para os parlamentares socialistas, a petição, que deu entrada na AR e cujo processo foi acompanhada na altura por Eurídice Pereira, Deputada do PS e relatora da AR, reunia todas as condições para um firme compromisso entre a REN, Câmara Municipal de Silves e populações, com vista à implementação do traçado proposto em 2009, após a introdução de ligeiras alterações.

Perante a nova proposta apresentada à discussão pública pela APA, Jamila Madeira, Miguel Freitas, João Soares e Eurídice Pereira, sublinham a necessidade de as partes envolvidas no processo, nomeadamente REN, Câmara Municipal de Silves e Comissão de Moradores, retomarem as negociações, com vista à apreciação de uma alternativa de traçado, que defenda os interesses sociais e económicos das populações, sem prejuízo para o ambiente e para a segurança do abastecimento de energia.

“Estivemos sempre ao lado a lado das populações, transmitindo a nossa preocupação sobre esta matéria sensível aos dirigentes locais e nacionais do PS e estou convicta de que será também com o apoio do Partido Socialista que irão prosseguir as negociações até ser encontrada uma solução sustentável, que salvaguarde os interesses de todas as partes envolvidas no processo”, frisou a Deputada Jamila Madeira.

Faro, 18 de Junho de 2010

2 comentários:

  1. Aproveitem para dar início aos trabalhos de dragagem do Guadalquivir Silvense, já que somos a Sevilha portuguesa, como alguém responsável já apelidou. AH,AH,AH...

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão...mas sinceramente já não acredito.

    ResponderEliminar